sábado, 30 de agosto de 2008

Obrigações Fiscais

5 comentários


Salut!! Ça va???
Alors, aujourd'hui je vais parler sur un sujet que dérange beaucoup de gens...
Pff, meu francês ainda tem muito o que melhorar, mas estou tentando...2 estágios simultâneos na AF e 2 aulas particulares por semana...quem quer corre atrás, não é?
Bem, antes de mais nada queria agradecer a homenagem que nosso professor nos prestou em seu blog sobre música francesa e também prepará-los, pois esse será um post MUITO extenso.

Agora sim... como todos sabem estamos, eu e minha lindinha, fazendo nosso projeto, e, como prometido, vou postando as partes que forem relevantes para todos, visto que é algo direcionado à nosso objetivo pessoal, incluindo profissão, estudos, etc.

As obrigações fiscais, eleitorais e o sistema bancário eram assuntos que me geravam muitas dúvidas há algum tempo, então resolvi pesquisar. Fiz uma visita na Receita Federal da minha cidade e, no plantão fiscal (fica a dica para quem quiser buscar), que em toda Receita deve ter, fui muito bem atendido e obtive algumas respostas. Tentarei ser breve o máximo possível. Dividi por tópicos, neste momento tratarei sobre o primeiro: As obrigações fiscais do EMIGRANTE.
Para não restar dúvidas:
Imigrante: pessoa que imigra; que vem estabelecer-se num país que não é o seu.
Emigrante: que emigra; pessoa que emigra, que deixa o seu país para se estabelecer noutro.
Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

A melhor piada de todas é que não sei por que nunca me surgiu a idéia de pesquisar no site da Receita Federal, pois lá tem tudo que queremos saber e mais um pouco.
A primeira coisa a saber é que, se você quer ter alguma ligação com o Brasil em termos financeiros DEVE possuir um CPF, pois sem ele é impossível realizar operações financeiras dos mais variados tipos (compra e venda, financiamentos, etc.), ou possuir bens no Brasil que sejam sujeitos a registro público, claro que existem operações que um estrangeiro pode realizar sem o CPF, mas não é nosso foco;
Todos que possuem um CPF em situação regular são obrigados a apresentar anualmente a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, mesmo que isentos, até o dia 30 de abril do ano posterior ao do exercício (em caso de atraso se paga uma multa). Existe uma Instrução Normativa da Receita que trata da incidência do IR para pessoas físicas, nela é possível saber, para cada caso, como se dá a incidência do IR, para ter acesso a ela clique aqui.
A legislação e a Receita Federal consideram que o indivíduo OBRIGADO a declarar é aquele que É RESIDENTE NO BRASIL, e por uma questão de lógica se você está Emigrando para o Canadá não estará residindo mais no Brasil, certo? ERRADO. Para o sistema de arrecadação nacional até que você preencha e envie a DECLARAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS, você ainda é considerado residente, muito embora esteja fora do país, como se pode comprovar na leitura da Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998, art. 12; Instrução Normativa SRF nº 208, de 27 de setembro de 2002, art. 2º, logo abaixo:

Considera-se residente no Brasil a pessoa física:
I - que resida no Brasil em caráter permanente;
II - que se ausente para prestar serviços como assalariada a autarquias ou repartições do Governo brasileiro situadas no exterior;
III - que ingresse no Brasil:
a) com visto permanente, na data da chegada;
b) com visto temporário:
1. para trabalhar com vínculo empregatício, na data da chegada;
2. na data em que complete 184 dias, consecutivos ou não, de permanência no Brasil, dentro de um período de até doze meses;
3. na data da obtenção de visto permanente ou de vínculo empregatício, se ocorrida antes de completar 184 dias, consecutivos ou não, de permanência no Brasil, dentro de um período de até doze meses;
IV - brasileira que adquiriu a condição de não-residente no Brasil e retorne ao País com ânimo definitivo, na data da chegada;
V - que se ausente do Brasil em caráter temporário, ou se retire em caráter permanente do território nacional sem entregar a Declaração de Saída Definitiva do País, durante os primeiros doze meses consecutivos de ausência.

E no art. 3º:

Considera-se não-residente no Brasil a pessoa física:
I - que não resida no Brasil em caráter permanente e não se enquadre nas hipóteses previstas no artigo anterior;
II - que se retire em caráter permanente do território nacional, na data da saída, com a entrega da Declaração de Saída Definitiva do País;
III - que, na condição de não-residente, ingresse no Brasil para prestar serviços como funcionária de órgão de governo estrangeiro situado no País;
IV - que ingresse no Brasil com visto temporário:
a) e permaneça até 183 dias, consecutivos ou não, em um período de até doze meses;
b) até o dia anterior ao da obtenção de visto permanente ou de vínculo empregatício, se ocorrida antes de completar 184 dias, consecutivos ou não, de permanência no Brasil, dentro de um período de até doze meses.
V - que se ausente do Brasil em caráter temporário, a partir do dia seguinte àquele em que complete doze meses consecutivos de ausência.

Então, como é considerada a pessoa física que se retire em caráter permanente do Brasil sem a entrega da Declaração de Saída Definitiva do País ou em caráter temporário?
A pessoa física que se retire, em caráter permanente do Brasil, sem a entrega da Declaração de Saída Definitiva do País ou em caráter temporário é considerada:
I - como residente no Brasil, durante os primeiros 12 meses consecutivos de ausência;
II - como não-residente, a partir do 13º mês consecutivo de ausência.

Quem estiver fora do Brasil e com o CPF ativo, e não tiver enviado a declaração de saída definitiva do país, e ainda não quiser ter seu CPF cancelado, pode enviar a declaração de IRPF de isento, se não possuir renda tributável no Brasil, pela internet, ou através de procuração pública ou particular. "Facin, facin". Isso responde a pergunta: "Fazer a declaração de saída definitiva é obrigatório?"
Outra questão é: "Então, para que serve essa declaração?", a resposta é simples: Serve para não ter que fazer qualquer outro tipo de declaração no Brasil, como por exemplo, a Declaração de Ajuste Anual (IRPF), ou seja, não precisa declarar sua renda se fizer a declaração de saída definitiva; você já declarou que não reside mais no Brasil então seu tratamento tributário será diferente, o que veremos mais adiante, porém seu CPF continuará ativo e regular, não existirá qualquer tipo de restrição, muito pelo contrário, é um meio de se beneficiar, com relação à impostos em geral, e permanecer com um cadastro regular na Receita. É possível ter investimentos no Brasil, conta corrente (que será alvo de outro post, principalmente falando sobre as contas CC5), bens, tudo normalmente, porém tributados de forma diferenciada.
Percebam: Como quem faz a declaração de saída definitiva do país não precisa declarar sua renda anualmente quando estiver fora do país, não paga imposto de renda, porém todo lucro, proveniente de qualquer tipo de negócio, que venha a auferir no Brasil é fato gerador de imposto, este retido na fonte, conforme o inciso XVIII, do art. 6º da IN nº 15/08, dessa forma não existe qualquer tipo de dedução/restituição do imposto pago.
Bitributação é um tema que tira o sono de muitos imigrantes que ainda possuem algum tipo de relação financeira com o Brasil. É acerca dele que trataremos agora.
Os rendimentos recebidos de fontes situadas no Brasil estão sujeitos à tributação exclusiva na fonte ou definitiva, que é justamente o imposto que se paga no ato do fato gerador (situação completamente diferente do IRPF que se paga mensalmente e depois é analisado na Declaração de Ajuste Anual).
É pacífico em Direito Internacional que os bens ou direitos sujeitam-se à legislação do país onde estão situados, quer seu proprietário resida ou não no mesmo território. Esse critério também está presente no campo tributário, sendo exemplo disso as cláusulas dos acordos entre Estados soberanos, com o fito de evitar a dupla tributação internacional da renda, os quais, de modo geral, determinam que os lucros obtidos nessas operações são tributáveis no Estado contratante em que os bens estiverem situados. Dessa forma, o ganho de capital auferido por não-residente, nas operações com bens situados no Brasil, sujeitam-se à legislação tributária brasileira, sofrendo incidência de imposto à alíquota de 15% (art. 18 da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995) ou, na hipótese de haver acordo entre o Brasil e o país de residência do alienante, o determinado nesse ato internacional, se essa hipótese estiver expressa no acordo.
Para os efeitos tributários, é irrelevante que o proprietário ingresse no Brasil para efetuar a venda do bem, ou o faça por intermédio de procurador devidamente credenciado para esse fim.
O recolhimento do imposto, sob o código 0473, deve ser efetuado pelo alienante ou seu procurador na data da alienação do bem ou direito.
Atenção: A partir de 1º de fevereiro de 2004, a fonte pagadora adquirente, pessoa física ou
jurídica residente ou domiciliada no Brasil, deve reter e recolher o imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital, auferido por pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior que alienar bens localizados no Brasil, ou o procurador do alienante, quando este não der conhecimento à fonte pagadora de que o proprietário do imóvel, é residente no exterior (Lei nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003, arts. 26 e 93, inciso II). (Lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988, art. 33; Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995, art. 18; Instrução Normativa SRF nº 208, de 27 de setembro de 2002, arts. 26 e 27).
Para uma busca mais detalhada sobre a modalidade de tributação e alíquota de algum caso específico, leia a pergunta 118, aqui.
O Canadá e o Brasil possuem acordo para evitar a bitributação, o Decreto nº 92.318, de 23 de Janeiro de 1986, desta feita deve-se seguir o mesmo para a incidência de quaisquer impostos, se houver. Neste decreto encontram-se as normas delimitadoras de tributação por localidade e por categoria, isto é, diz onde será pago o imposto sobre determinado bem, comércio ou serviço, não sendo permitida a dupla tributação sobre o mesmo fato gerador.
Um exemplo básico que podemos usar para esclarecimentos é o imóvel deixado no Brasil com fins de locação. O texto legal diz o seguinte, em seu art. 6º: “Os rendimentos de bens imobiliários, inclusive os rendimentos de explorações agrícolas ou florestais, são tributáveis no Estado Contratante em que esses bens estiverem situados.” Isso quer dizer que o imóvel situado no Brasil terá o imposto cobrado, pelo seu aluguel no Brasil.
OBS.: Não existe teto mínimo para incidência do imposto para não-residentes, como já dito é retido na fonte, independente do valor.
Contudo, como para toda regra existe uma exceção, como foi dito anteriormente, o não-residente que possui bens sujeitos à registro público é obrigado a possuir um CPF, a pessoa física não-residente no Brasil não está obrigada a apresentar Declaração de Ajuste Anual no Brasil. Porém, o não-residente fica obrigado a apresentar a Declaração Anual de Isento caso possua bens e direitos sujeitos a registro público, independentemente do valor. Pelo meu entendimento, só neste caso, o imigrante mesmo que tiver enviado a declaração de saída definitiva, deve fazer a declaração de renda todos os anos.

Fonte: Receita Federal.

Para dúvidas sobre remessas para o exterior, clique aqui e leiam as perguntas 283 até a 289.

Para dúvidas sobre tributação sobre renda fixa e renda variável para não-residentes clique aqui.

Aqui você encontra um guia que fala tudo sobre bolsa de valores e investimentos em mercado de capitais para não-residentes.

Bem, pessoal, peço desculpas pela extensão do post, mas preferi escrever tudo a subdividir, de forma que mantivesse a organização do blog e a melhor visualização do texto.

É isso aí, qualquer dúvida é só postar, prometo que respondo se estiver dentro da minha capacidade. A tout à l'heure!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Soltando a língua

3 comentários


Estamos tentando soltar a língua.

Nos matriculamos no segundo e terceiro estágio da Aliança Francesa, e estamos os cursando simultaneamente. Na terça assistimos aula do segundo estágio e no sábado do terceiro.

Temos que correr pra poder acompanhar, mas torcemos que assim consigamos desenrolar melhor o francês e também as tão desejadas horas para, finalmente, dar início ao processo, pois desejamos fazer isso no final desse ano!
Um fator importante que vai contribuir para nosso aprendizado da língua francesa foi a contratação de um professor particular. Já estamos assistindo aula com ele toda segunda e quinta, 2 horas de aula por dia. Após uma seleção de alguns possíveis candidados, o atual foi o que mais se identificou com os pré-requisitos do cargo (hehehe), na verdade foi quem mais teve boa vontade (até agora), além de uma bagagem teórica aparentemente boa. Ele tem um blog sobre música francesa que está na nossa seção de francês, que é muito legal e vale a pena dar uma olhada!

Contabilizando, são 4 horas de aulas particulares + 6 horas de aulas na Aliança, toda semana = 10 horas de aula por semana, ou seja, a contar da data de hoje, teremos, aproximadamente, em dezembro bem mais que 200 horas.
Mesmo assim, com toda essa programação, acho que iremos enviar o DCS no final de novembro ou início de dezembro desse ano ainda, justamente por saber que assim nossa entrevista só acontecerá lá para o mês de Julho, ou mais pra frente, pelo menos é como estão os timelines que acompanhamos, mas isso ainda não está decidido.

Nesse interim continuamos a estudar, trabalhar e pesquisar para nosso projeto (que, talvez; só talvez, terá alguns fragmentos - os que forem mais importantes e interessantes - postados aqui no nosso blog).

Ah, uma novidade muito legal é que teremos um encontro em Recife com um pessoal que está no processo e outros que ainda vão dar início, como nós, acho que daqui umas duas semanas. Não é um "encontrão", como os que acontecem, com muita gente, mas até que achei a idéia melhor ainda, porque fica mais fácil pra criar o vínculo de amizade e conhecer melhor as pessoas, é algo mais tranquilo, sem muita zorra. E principalmente um primeiro passo para começar a se relacionar com quem será seu provável vizinho em um futuro breve (espero).
Começamos também a receber os folders que Lidiane pediu, não sei como ela conseguiu pedir tanto, mas só essa semana já recebemos uns 30 envelopes! O porteiro já vem entregar sorrindo, de tanta coisa que está chegando! kkkk

Notícias do encontro posto na volta.

A tout à l'heure!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Palestra de informação em Recife

6 comentários


Ontem fomos à palestra Imigração Québec, em Recife. Foi um dia super estressante e cansativo, mas válido d+! Saímos de Campina Grande 13h, pois tínhamos outras coisas para resolver em Recife, para depois irmos à palestra às 18:30h. A palestra foi no CEFET, e achei que iria estar mais cheio, mas acredito que como era o último dia de palestras, a maioria das pessoas já tinha ido. Mesmo assim foi muito proveitoso, pois acredito que consegui tirar quase todas as dúvidas que tinha. Chegamos lá quase em cima da hora, mas como não tinha muita gente, conseguimos ficar num lugar ótimo!

A palestra foi com o Monsieur Benoir St-Jean e não foi muito diferente dos relatos já realizados por outras pessoas.

Ele tentou o tempo todo brincar, fazer piadas, como por exemplo, começou falando apenas em francês (que eu já consegui entender tudo, o que me deixou animada), mas logo após realmente iniciou a palestra falando portufranhol, como ele mesmo definiu, mas completamente compreensível.

O índice geral da palestra foi o seguinte:

- Alguns aspectos Gerais do Quebec;
- Processo de imigração;
- Apoio do Quebec para enfrentar o desafio da imigração;
- Perguntas.

Após explicitar alguns aspectos gerais como localização, idioma, dados gerais, população, taxa de homicídios, salário mínimo e etc, ele fez questão de citar que a economia é estável, dinâmica e está em constante e forte crescimento em altas tecnologias, sem desequilíbrios regionais e sociais e frisando bastante a questão do alto padrão de vida oferecido para todos, sem exceção.
Sobre o Mercado de trabalho em si, ele falou que estima-se a criação de 250 mil (ou mais) novos postos de trabalho nos próximos anos, que se darão em TODAS as áreas, porém falando sempre que há algumas que estão em maior demanda. Falou sobre a questão de o trabalho ser em sua área de formação, descartando aquela visão que há apenas oportunidades em subempregos.
A maioria das informações mais específicas acerca do mercado de trabalho encontra-se nos sites emploiquebec e comissão das normas de trabalho do Quebec.

Ele explicou a questão de equivalência de diplomas e disse também que as informações sobre as profissões regulamentadas (como a profissão do Júnior, advogado, encontram-se no site Office dês professions du Quebec).

Com relação ao programa de imigração em si, ele explicitou as motivações do governo para a existência e permanência do programa, assim como o apoio governamental para o imigrante, com relação à Francisação, ajuda para inserção no mercado de trabalho (cursos para elaboração do CV e carta de apresentação), etc, como também na ajuda que há para busca de empregos (CLE - centros locais de emprego, feiras de emprego, etc).

A todo momento, o M Benoir St- Jean fez questão de dizer da legalidade do visto, como também que o Canadá pretende sim continuar aberto para os imigrantes durante muito tempo ainda, tendo a meta de superar o número de imigrantes no ano de 2008 (em 2007 foram 44 mil imigrantes de todo o mundo, e a meta para o ano de 2008 é de 55 mil imigrantes.
De acordo com ele, a primeira parte do processo (obtenção do CSQ) tem durado em torno de 6 a 8 meses e as pessoas que enviaram seu dossiê até março de 2008 têm chances de serem chamadas para a entrevista ainda este ano, as quais começarão a ser realizadas no mês de Outubro. Haverá provavelmente entrevistas em outras cidades, como Recife, e não apenas em São Paulo.
Para terminar, ele mostrou as razões de porque escolher o Quebec para imigrar.

Enfim, para quem já estava buscando informações sobre o processo, nenhuma novidade, mas ele soltou algumas informações legais nas perguntas. Por exemplo, ele falou que as pessoas estão sendo chamadas por ordem de chegada de dossiê e que não há prioridade para as área de maior demanda ou para quem tem filhos. Não vou mentir que fiz muuuuuitas perguntas, tanto mandando no papelzinho, quanto pelo microfone (quase não solto!) heheh

Vou colocar aqui algumas perguntas que recebi de outras pessoas, como também algumas dúvidas minhas e de Júnior, ou até mesmo outras coisas que foram comentadas em perguntas de outros que acho relevante:

- Para o dossiê recebido até que mês a entrevista se dará ainda esse ano?
Os dossiês recebidos até o mês de Março/08. As palestras ocorrerão a partir de Outubro, sem data prevista ainda.

- Quando ocorrerão as entrevistas no ano que vem?
Não tem previsões

- Iniciando o processo agora, para quando será marcada a entrevista?
A média é de 4 a 6 meses. Porém o escritório de São Paulo ainda está “tirando o atraso”, por isso houve essa maior demora, mas que já está se resolvendo.

- A escolha da cidade muito visada por imigrantes atrapalha em algo o processo?
Não.

- O diploma da Aliança Francesa é mesmo tão importante?
Não. Você pode enviar declaração de qualquer escola e professor particular, pois a comprovação mesmo se dá na entrevista.

- Pós-graduação latu senso (especialização) conta? Ou apenas mestrado e doutorado?
Sendo na sua área de formação, conta sim!

- Estágios e projetos de pesquisa contam como experiência profissional?
Se forem na área de formação, e tiverem a duração mínima de 1 ano, contam, menos do que 1 ano, só contam pontos para juntar com experiência de trabalho. Ah, e tem que ser nos últimos 5 anos. Por ex: se vc trabalhou 1 ano e estagiou 3 meses, vai contar 1 ano e 3 meses de experiência, mas se vc só tem 8 meses de estágio e nunca trabalhou, n conta!

Alguns itens importantes:

* no quesito adaptabilidade, o mais importante a ser avaliado será se vc realmente tem um projeto bem feito sobre a imigração, se mostra real conhecimento do lugar onde pretende morar.

* não esquecer que mandar na documentação declaração de imposto de renda dos últimos 5 anos, e também mandar inscrição na ordem profissional, por ex a inscrição na OAB, no caso dos advogados.

Ao terminar a palestra, todo mundo saiu e eu e Júnior ficamos para tirar algumas dúvidas mais específicas, como por ex sobre meu curso de Letras, se ele se enquadra como Tradução, etc, que ele não soube responder, e me passou seu email pessoal (pasmem!), para que ele pudesse me ajudar quanto a isso.
Ele se mostrou extremamente simpático e ficou um tempão conversando conosco, até que eu fiz a pergunta que todos estão esperando nesse post: Enfim, vai haver alguma modificação no processo de imigração para Quebec nos próximos meses?
A resposta dele foi SIM! Ele disse que havia conversado um dia antes com a ministra da cidadania e imigração Diane Finlye, e que ela afirmou que haverão algumas mudanças, mas que ainda não teria previsão (provavelmente ano que vem), mas que ele tinha certeza que beneficiaria os brasileiros. Para comprovar a veracidade dessa informação, já encontrei reportagem acerca do assunto no site oficial do governo. Para ler, clique AQUI.

O Monsieur Benoir ficou brincando o tempo todo conosco, falando francês enquanto saíamos do CEFET, disse que havia passado o último fim de semana em João Pessoa (quando dissemos que somos Paraibanos) e que gostou muito de lá.
Ainda tirou essa foto conosco (por favor, não reparem na minha cara de cansaço heheh) e ficou perguntando quando íamos dar entrada no nosso dossiê.

Enfim, a palestra foi bem produtiva. O cansativo mesmo foi sair de Recife às 10:00 da noite, chegando em casa meia noite e meia, e acordar hoje às 6:00 para trabalhar! =P
Só não achei melhor porque infelizmente não tivemos oportunidade para interagir muito com outras pessoas que pretendem imigrar, pois apenas fizemos contato com o Cléber, que tem a mesma formação que eu e podemos trocar informações úteis sobre o nosso processo.

Ufa, esse foi enorme, mas valeu a pena!

Para encerrar, acabei de ver uma notícia sobre imigração no UOL que vale a pena para quem ainda não se decidiu sobre a imigração. Você pode acessá-la clicando aqui.

À bientôt!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Encontros e Desencontros

2 comentários


Pois é, nos "desencontramos" com nosso curso de francês. Desde o início já percebemos que tinha alguma coisa errada ali, mas no início desse segundo estágio foi que tivemos a comprovação: A AF de nossa cidade está entregue às baratas!
O método não é bom, a estrutura da escola não é boa e o pior e que me deixou muito triste foi o atendimento, que é péssimo!
Tudo começou quando nós "encontramos" a AF e entramos em contato com a professora (uma boa pessoa sim, mas está, creio eu, no local errado, pelo menos na cidade errada, pois ela merecia escola melhor), que nos foi de muita atenção e disse que havia uma turma que já tinha iniciado as aulas no primeiro estágio em curso intensivo e que eles planejavam seguir juntos para fazer um trimestral e logo em seguida outro estágio intensivo em janeiro, dissemos: "CLARO! ESSA TURMA TEM O QUE NÓS ESTAMOS PROCURANDO!"
Infelizmente pra uns e felizmente pra outros a Aliança tem alguns convênios por aqui, um deles dá uma bolsa da metade do curso e outro do curso todo. Bem, quando se oferece algo assim é claro que quem possui os requisitos que a bolsa exige vai procurar se beneficiar; claro! Foi isso que aconteceu pra mim e Li. Tive direito a uma bolsa de 100% e ela de 50%. Acredito que isso foi o estopim para a pessoa responsável pela escola daqui começar uma confusão por conta do quórum para formar a turma que nem vou entrar em detalhes pois já me sobe o sangue pra cabeça. Fiquei pensando o real motivo pelo qual isso tudo aconteceu. É explícito que a turma não tem um custo alto para funcionar, na nossa sala não tem ar condicionado, funciona apenas uma lâmpada e um computador, isso realmente virou uma icógnita para mim, principalmente da maneira como foi exposto. Fiquei em silêncio pois sei que não adianta discutir com alguém que para falar "praxe" diz "plaxe" e para "WWW" (World Wide Web) diz "drabu, drabu, drabu".

Resutado: Até agora a turma está fechada para trimestral, vamos ter uma aula na semana e só. Isso atrasou todos os nossos planos, até acharmos caminhos alternativos.

Acredito que iremos nos matricular em outro estágio e estudar os dois simultâneamente, além de já termos conversado com um professor particular (pois sentimos que não vamos conseguir soltar a língua num local que parece com uma faculdade pública - o conteúdo é dado e o resto é com você, o método realmente não facilita nem para desinibir o aluno, eu pelo menos tento, mas não consigo, fiquei totalmente trancado) e vamos começar aulas particulares segunda feira em paralelo.

Nossa meta é correr contra o tempo, pois queremos dar entrada logo em janeiro, mas para isso queremos estar com um nível bom de francês, para que do dia do envio dos documentos em diante seja lucro no que diz respeito ao idioma.

Em tempo, continuamos com nossas pesquisas de maneira constante, estamos fazendo o projeto, que está ficando um brinco (e com certeza quando terminar-mos vou disponibilizar por aqui a parte dele que seja de aproveitamente coletivo, para compartilhar nossa pesquisa e descobertas, facilitando assim a vida de outras pessoas), nossa grande dúvida ainda é acerca da profissão, pois gostamos do que somos, mas o espírito radical descansa adormecido em nosso peito, daí a uma mudança com o passar dos tempos não será muita novidade.

Mudando da água para o vinho, "encontramos", na verdade encontraram para a gente (grupo Canada Immigration), um cara que faz um trabalho muito legal sobre imigração: Nick Noorani. Coloquei alguns dos sites dele na nossa seção de Vale a pena dar uma olhada.
Veja logo abaixo um vídeo sobre ele.

....

E outro que achei legal, falando How immigrants can succeed in Canada.

....

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Estamos caminhando

2 comentários

Acabou nosso primeiro estágio na Aliança Francesa! Foi muito corrido, mas deu pra pegar alguma coisa, não estamos falando (claro, ainda tá longe), mas pelo menos entendemos algo já. O "pulo do gato" é estudar em casa e muito, pena que não temos o tempo disponível que queríamos ter. Essa quarta agora já começa o segundo estágio, acho que ao finalizar já vamos estar arranhando algo, pelo menos vou me esforçar o possível pra isso acontecer!
Essa foto logo abaixo é nossa turma:


Da esquerda pra direita, em pé: Eu, Juvandi, Diego, Neto e nossa professora Dalva.
Idem, sentadas: Imara, Lidiane e Cristine.
Entramos no meio do curso, mas por conta da turma ser pequena fomos logo acolhidos da melhor forma possível, isso ajuda e atrapalha, pq todos ficaram muito amigos e a conversa batia no queixo já ! hauhauhauhauha
Mesmo assim todos são muito inteligentes e interessados (todos têm algum objetivo com a língua - ir à França estudar, essas coisas), então as aulas fluíram muito bem.

Já estava acostumado a ir todos os dias....chega dá uma saudade...PRONTO! SEGUINDO EM FRENTE PRA PRÓXIMOS PASSOS!!

P.S.: Pessoal, já estamos preparando um dossiê (projeto) sobre nossa imigração, pesquisamos muiiito - to achando que vai ficar enorme (já tem 63 páginas e muito a falar), então me ponho disponível a dar dicas e ajudar em quaisquer dúvidas que alguém por ventura tenha.

À Bientôt!!