sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Advocacia no Quebec

3 comentários

Bem, já escutei e li que é muito difícil a profissão de advogado no Quebec, pelo menos ingressar no Barreau e ter um registro é difícil mesmo. Andei pesquisando e lendo algumas coisas, e vou, em síntese, colocar aqui um guia sobre o tema.
Antes de qualquer coisa é bom saber que, para quem está chegando, poder trabalhar na área, em um emprego que não precise de registro no órgão competente é primordial para a sobrevivência, então como todos comentam e nós sabemos, quem é da área pode trabalhar como PARALEGAL ou LEGAL SECRETARY, que dependendo do empregador podem ter requisitos de ingresso diferentes, mas nenhum impeditivo, como vemos abaixo:

(4211) Verified: 2008 08 31
Information on requirements to practise:


Other than in Ontario, the profession of paralegal is not regulated in Canada. Paralegals are skilled in various areas of law owing to their education, career training and work experience. Under the guidance of legal practitioners, paralegals perform legally relevant work which includes administrative or management functions requiring sufficient legal knowledge that only a legal practitioner could normally provide. In Ontario, paralegals must be licensed by the Law Society of Upper Canada. Information on the licensing process is available on the Society's Web site at http://www.lsuc.on,ca/paralegals/.

For further information on the profession, you may contact the Canadian Association of Paralegals at:
Canadian Association of Paralegals (CAP)
P.O. Box 967, Station B
Montréal QC H3B 3K5 Canada
Email :
info@caplegal.ca
http://www.caplegal.ca/

Information on assessment of qualifications:
If you need to have your credentials assessed before coming to Canada, you may contact an evaluation service and consult our Fact Sheet No. 2, "Assessment and recognition of credentials for the purpose of employment in Canada." Although the evaluation services offer expert advice on how qualifications obtained abroad compare with credentials obtained in a Canadian province or territory, the evaluation is advisory only and does not guarantee recognition of your qualifications for employment or certification purposes in Canada. Please note that they charge a fee for their services.

Other relevant information
For a general description of duties and employment requirements, you can refer to the information prepared by Human Resources and Skills Development Canada regarding:
Paralegal and Related Occupations
Specific Provincial/Territorial Information
Alberta - British Columbia - Prince Edward Island - Manitoba - New Brunswick - Newfoundland and Labrador - Nova Scotia - Ontario - Quebec - Saskatchewan
List of provincial CAP representatives: You will find a list of provincial representatives on the CAP Web site.

Como podemos observar é uma profissão não regulada, sendo assim uma arma inicial pra quem quer seguir carreira por lá. Após muita leitura constatei algo que não era novidade: Não vale a pena a equivalência de diploma, é bem melhor refazer o curso inteiro, pois durante ele é possível reaprender o direito usado por eles (o que no meu ponto de vista é bem mais válido do que pegar o bonde andando, ainda mais dentro de um processo de imigração, onde tudo está à flor da pele) e ainda começar a fazer seu network, que com empenho e estudo, ao final dos estudos será considerável e o "início" na advocacia será menos árduo. De qualquer forma vou colocar algumas informações.

Existe a évaluation comparative des études effectuées hors du Québec e o reconhecimento pelo Barreau propriamente dito, a primeira é feita independentemente da equivalência e conseqüente registro pela ordem dos advogados do Quebec. É extremamente útil para ingresso em cursos como o Cégep e Universidades:

Centre d'expertise sur les formations acquises hors du Québec (CEFAHQ)
Ministère de l'Immigration et des Communautés culturelles
255, boulevard Crémazie Est, 8e étage
Montréal (Québec) H2M 1M2 Canada
Tel.: +1
514 864-9191
Elsewhere in Quebec (toll free): +1
877 264-6164
Fax: +1
514 873-8701
Email:
renseignements@micc.gouv.qc.ca
Web site:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/education/comparative-evaluation/index.html

Já a segunda é a busca direta pelo registro no Barreau. Sugiro que antes de tomar a decisão sobre seguir a profissão olhe todo esse site, que traz uma familiarização com o Direito do Quebec em vídeos-aula muito interessantes. Vale a pena assistir todos!

Outras informações para obter a permissão e sobre a profissão estão neste PDF.

Após isso, e com a convicção que é isso mesmo que deseja enfrentar, então o GUIA COMPLETO PARA A EQUIVALÊNCIA DE ESTUDOS E REGISTRO DO BARREAU está AQUI.

É só preparar dinheiro (porque é carinho viu! minha soma passou dos 12K) e paciência.

CONTATO AO COMITÉ D’ÉQUIVALENCE

Pour tout renseignements complémentaires, n'hésitez pas à contacter :
Comité des équivalences au (514) 954-3459, poste 3253
ou par courrier électronique : equivalences@barreau.qc.ca
Comité des équivalences du Barreau du Québec445, boulevard Saint-LaurentMontréal, Québec, CanadaH2Y 3T8

Links úteis:

Não esqueçam de cadastrar seus currículos antes de tudo nos sites de emprego que se encontram do lado direito deste blog. Depois faço um post sobre a preparação do currículo.

É isso. Boa leitura e pesquisa!

UPDATE:

Na entrevista, expliquei ao entrevistador que seguirei carreira na área e ele prontamente se mostrou receptivo e começou a me dar dicas. Disse que eu seria obrigado a estudar para fazer a equivalência e que eu deveria de imediato procurar emprego em escritórios de advocacia, sendo sincero e dizendo que estou chegando na cidade e explicando minhas intenções. E equanto trabalhava em um escritório, como estagiário ou até outro cargo "melhorzinho" estudaria para fazer a equivalência do diploma (que nos links acima está bem explicada). Bem, achei um plano muito bom e passarei a levá-lo em consideração, mas ainda, para mim, nada definitivo.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Itaú Cultural

1 comentários

Gente, durante suas andanças pela blogosfera, Lidiane encontrou uma reportagem muito legal sobre blogs e imigração, inclusive citando alguns blogs muito conhecidos por nós que estamos "no meio".

Fiz questão de postar aqui, pois acho que é do interesse de todos.
O link é da reportagem é:

http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2720&cd_materia=658

Bonne chance à tous!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O porquê de nossa escolha

9 comentários


A imagem ao lado já diz tudo. É verdade que poder dar aos filhos tudo que precisam para que tenham vida plena é de longe um dos fatores mais importantes de nossa decisão. Sonhamos em ser pais e esperamos ansiosos o dia desse acontecimento, mas sempre tivemos consciência que a hora ainda não era ideal, porque ainda tinhamos muito a fazer para nós mesmos, que é o outro grande importe que impulsionou nossa decisão.

A maioria das pessoas procuram num momento como este fazer uma lista de prós e contras, na qual estarão contidas todas as informações de modo objetivo e que terão em sua visualização o objetivo de desfecho da decisão central. Acredito ser um método bastante eficaz, quando não existem sentimentos envolvidos. Torna-se mais fácil tomar uma decisão quando se tem em mãos dados objetivos e concretos sobre duas correntes, de modo que a decisão seja feita em favor da corrente que se mostre vencedora no quesito custo benefício, isto é, a melhor relação entre prós-contras.

No nosso caso até tentamos fazer a lista, como citamos no início do blog; e a fizemos três vezes, se bem me lembro, entretanto existem muitos outros aspectos que devem ser levados em consideração numa hora dessas. Trata-se de uma decisão que irá mudar o rumo de nossas vidas, então considero algo de extrema importância, prioridade 1, não deve ser vista como muitas pessoas a tomam: "tive vontade e fui", é, as vezes isso é o estopim que se precisa para começar a caminhada, mas não é a solução mais coerente a ser promovida, é imperativo que o estudo, a ponderação, a análise e a pesquisa andem juntos nesse processo e que a partir deles o sonho tome uma forma mais real e até palpável. Foi isso que fizemos e continuamos a fazer (uma vez que se começa, a continuidade e perseverança é que vão levar ao sucesso).

Acredito que a grande maioria das pessoas que pensam em imigrar já tinham a vontade de conhecer o mundo a sua volta bem antes de conhecer o processo de imigração para o Canadá. Conosco, pelo menos foi assim. Sempre quisemos, mesmo muito antes de nos encontrarmos, conhecer além do horizonte. Sempre pensamos que o mundo é muito maior que podíamos imaginar para ficarmos "presos" à um só lugar e ao mesmo tempo pequeno demais para encontrarmos tantos impasses que nos impedissem de "sair". Sempre me perguntei o sentido da vida e depois de muitos anos desobri que pra cada um ele é diferente e para mim simplesmente não tinha outra explicação senão ser vivida. Sim, algo tão simples, mas que esquecemos durante 95% de nosso tempo de vida. O que adianta acumular riquezas, ostentar, trabalhar ao ponto de não ter tempo mais para nada e não aproveitar os frutos de todo esse trabalho? Para mim é algo muito superficial. Tudo isso passa e não é possível se recuperar mais. Então o que deve ser feito AGORA, faça AGORA e não espere. Acho que tem tanta coisa bonita e legal diante dos nossos olhos para ser vista e experimentada, mas infelizmente não temos tempo ou não ligamos para essa outra face da vida, a grande maioria se restringe à casa, trabalho, comer e dormir. Gente, a vida é mais que isso! Para mim esse foi o principal motivo: busca de novas oportunidades, conhecimento, alimento para a alma, possibilidade de construir uma família saudável, condições de poder conhecer e experimentar novos mundos, novos odores, novos sabores!!

Contruir uma vida baseada em experiências, poder dar uma parcela de contribuição para melhorar algo nesse mundão, e servir de exemplo a ser seguido. O Quebec, através de seu programa de imigração, pode nos proporcionar a chave para abrir essa porta.

É isso aí, acho que viver só por viver já não basta mais, temos que crescer por dentro e deixar nossa marca.

Je me souviens!!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Brochures

1 comentários

Olá pessoal!!!

Bom, devido a ter recebido algumas perguntas sobre como fiz para conseguir folders, brochures e mapas de todos os lugares possíveis e imaginários do Canadá, eu parei para pensar realmente como danado eu consegui tudo isso!!! kkkkkkkk

Então, depois que consegui lembrar como consegui essa façanha, resolvi postar aqui para ajudar alguns de vocês que estão começando agora às pesquisas sobre as cidades, os que ainda estão decidindo sobre o processo Federal ou do Quebec e ainda os que estão só querendo juntar mais material para levar para a entrevista!

Bom, primeiro eu peguei o nome de todas as províncias do Canadá: British Columbia, Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Ontário, Quebec, New Brunswick, Prince Edward Island, Nova Scotia, Newfoundland and Labrador.
Depois, peguei o nome dos Territórios> Yukon, Nunavut e Northwest territories.
Então, fui colocando no Google de um por um, a fim de encontrar o site de turismo (que são os que disponibilizam folders. Fui colocando assim, por ex: Tourism Alberta. E essa primeira busca, me rendeu os sites abaixo:

British Columbia - http://www.travel.bc.ca/
Alberta - http://www1.travelalberta.com/en-ca/
Saskatchwan - http://www.sasktourism.com/
Manitoba - http://www.travelmanitoba.com/
Ontário - http://www.ontariotravel.net/
Quebec - http://www.bonjourquebec.com/
New Brunswick - http://www.tourismnewbrunswick.ca/
Prince Edward Island - http://www.tourismpei.com/index.php3
Nova Scotia - http://novascotia.com/en/home/default.aspx
Newfoundland and Labrador - http://www.newfoundlandlabrador.com/
Yukon - http://travelyukon.com/
Nunavut - http://www.nunavuttourism.com/
Northwest Territories - http://www.explorenwt.com/

Fui me cadastrando sempre que tinha algo do tipo: Request free brochures ou então Order travel guides, e por aí vai... =D

O segundo passo foi selecionar o nome das cidades mais conhecidas no Canadá e procurar também os sites de Turismo das mesmas, então listei:

Toronto - http://www.torontotourism.com/
Ottawa - http://www.ottawatourism.ca/
Calgary - http://www.tourismcalgary.com/
Vancouver - http://www.tourismvancouver.com/
Edmonton - http://www.edmonton.com/tourism/portal.asp?page=4
Winnipeg - http://www.tourism.winnipeg.mb.ca/
Montreal - http://www.tourisme-montreal.org/
Quebec - http://www.quebecregion.com/e/
Halifax - http://www.destinationhalifax.com/

Depois de decidir que nós faríamos o processo por Quebec, aí resolvi então listar as cidades mais conhecidas na Província para assim, pedir as informações. Eu listei:

Ville de Quebec - http://www.quebecregion.com/e/ e http://www.ville.quebec.qc.ca/
Gatineau - http://www.ville.gatineau.qc.ca/attraits.htm
Laval - http://www.tourismelaval.com/en/sejour/sejour.html
Longueuil - http://www.longueuil.ca/
Montreal - http://www.tourisme-montreal.org/
Saguenay - http://www.tourismesaguenaylacsaintjean.qc.ca/
Sherbrooke - http://www.tourismesherbrooke.com/
Trois-Rivières - http://www.tourismetroisrivieres.com/

E depois, ainda descobri sobre as regiões administrativas do Quebec, que são:

Abitibi-Témiscamingue - http://www.tourisme-abitibi-temiscamingue.org/atrat/
Bas-Saint-Laurent - http://www.tourismebas-st-laurent.com/vitrine/atrbsl
Capitale-Nationale - http://www.capitale-nationale.gouv.qc.ca/info_utiles/tourisme/index_fr.htm
Centre-du-Québec - http://www.tourismecentreduquebec.com/
Chaudière-Appalaches - http://www.chaudiereappalaches.com/
Côte-Nord - http://www.tourismecote-nord.com/
Estrie - http://www.tourisme-estrie.com/
Gaspésie–Îles-de-la-Madeleine - http://www.tourismeilesdelamadeleine.com/
Lanaudière - http://www.lanaudiere.ca/
Laurentides - http://www.laurentides.com/
Laval - http://www.tourismelaval.com/
Mauricie - www.ilemaurice-tourisme.info/
Montérégie - http://www.tourisme-monteregie.qc.ca/site/index.php?s=decouvrir&ss=villes&ss2=27
Montreal - http://www.tourisme-montreal.org/
Nord-du-Québec - http://www.nordduquebec.gouv.qc.ca/
Outaouais - http://www.tourismeoutaouais.com/home/index_e.asp
Saguenay–Lac-Saint-Jean - http://www.tourismesaguenaylacsaintjean.qc.ca/

Bom, foi praticamente essa pesquisa pequenininha que eu fiz e consegui juntar aquele pouquinho de informações! Hehehehe Acredito que ainda achei outros sites além desses que coloquei acima, alguns até encontrei na Comunidade Brasil-Quebec. Talvez vocês não encontrem local para requisitar material em alguns dos sites acima. Lembro que para cada lugar, eu abria dois ou três sites que apareciam no Google para poder encontrar algo. Mas... Acho que por esses sites dá para juntar muita informação boa!

Espero que ajude vocês, de alguma forma!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

La lettre est arrivée!!!!!!!

6 comentários

Bonjour mes amis!!!

Hoje é um dia de novidades boas!!!! Júnior foi me pegar no trabalho para irmos para a aula de francês e levou um "presentinho" no carro! Chegou HOJE, há exatos 13 dias após o envio do nosso dossiê, a carta de confirmação do recebimento do mesmo! Iupiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!
Nossa que não sei como explicar a minha reação, eu gelei, tremi, suei, tudo ao mesmo tempo!! E eu só a esperava lá pro meio ou final de Novembro!

Agora é pegar firme no francês, mais do que nunca, e esperar que nossa entrevista seja realmente entre abril/maio de 2009!

Daqui pra lá tem muito chão ainda, e muuuuita espera! Tomara que dê tempo para que fiquemos realmente afiados no francês, porque não vou mentir, depois de ver a carta passei a aula todinha pensando como eu ía fazer para aprender logo essa língua danada em tão pouco tempo! Mas nós ainda somos brasileiros e não desistimos nunca!!!! kkkkkkkkkkkkkk

Abaixo, a nossa cartinha:


À bientôt e bonne chance!!