quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Metas 2009

1 comentários


  • Continuar no emprego atual, isso vale pra Li também, afinal em time que ganha não se mexe; ok (exceto para Li, mas foi bom mesmo assim)
  • Conquistar um novo emprego (pra mim); ok
  • Começar um curso entre as áreas: Web Design e Multimedia. ok
  • Conseguir o CSQ; ok
  • Traçar um plano para após nossa chegada (estudos e profissão); ok
  • Juntar (economizar) o máximo de grana possível; ok
  • Alugar o AP; ok
  • Começar o bazar; ok
  • Fazer uma viagem de férias, de pelo menos um final de semana; Gramado foi massa!!!
  • Ler pelo menos um bom livro (nunca fui muito de ler, mas quero mudar isso); Nisso sou fraco mesmo, preciso melhorar.
  • Ir ao menos à um show; Falhou também.
  • Trocar a roupa do blog Canadá Arretado de Bom. ok
A conclusão disso tudo é que trabalhamos muito, nem sempre tudo corre como planejado, mas é sempre bom ter um plano B, graças a ele estamos aqui (na verdade nos adaptamos rapidamente à nova situação) e que precisamos de mais tempo para nosso lazer. Será uma de nossas metas para 2010. No geral, gostei, foi legal.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Joyeux Noël a tous!

3 comentários

Essa época do ano sempre nos deixa um pouco mais sensíveis... É sempre bom fazer uma reflexão de tudo que nos aconteceu e tudo que desejamos para o ano que está por vir.
Engraçado que no Natal do ano passado, nada disso passava por nossa cabeça. Estávamos ansiosos por nosso casamento que estava prestes a acontecer (12/01/08) e nunca imaginávamos que algo tão grandioso mudaria nossos planos e passaria a ser nosso principal objetivo.
Nós sempre tivemos o sonho de morar fora, mesmo quando ainda nem nos conhecíamos, mas toda vez que começávamos a planejar uma possível mudança, batia aquele medo e insegurança e acabávamos deixando de lado.
Até que nosso “sonho Australiano” ficou esquecido desde que conhecemos o processo de imigração Canadense. O início foi simples: Vamos?? Vamos!!!!! Difícil mesmo foi decidir entre o Federal e Quebec. Sorte a nossa termos optado por Quebec, senão acho que estaríamos desesperados agora, já que saiu a nova lista de profissões e a nossa NÃO faz parte dela, ou seja, já estaríamos fora.
Fomos corajosos a iniciar completamente do zero, sem nenhuma noção de francês. Começamos um curso intensivo (curso de férias de Julho) depois de 15 dias que o curso já havia começado, ou seja, só tivemos 15 dias de aula do primeiro estágio e mesmo assim corremos atrás. Depois, fizemos o estágio 2 e 3 simultâneos. Loucos?? Acho que não, apenas sonhadores determinados.
Estudamos e ainda continuamos estudando muito, pois sabemos que basicamente é do nosso esforço e do nosso francês que depende a realização do nosso sonho. Nossas aulas particulares já começaram e pretendemos seguir firmes, mesmo em Janeiro, já que não teremos férias agora. Férias mesmo só depois do tão sonhado CSQ, que é nossa principal meta para 2009!
Foi um ano difícil em vários aspectos, principalmente no profissional. Sofremos muito, me estressei horrores, mas estando de mãos dadas com alguém, conseguimos suportar tudo.

Acredito que tudo que vivemos são experiências que nos acrescentam e nos deixam mais fortes e maduros, assim sendo, desejamos que o ano de 2009 venha com muitos aprendizados a mais, com muitas novas experiências e que consigamos mais uma vez nos superar!

Desejamos que o Natal seja repleto de luz, paz, alegria e felicidade para nós, todos nossos familiares, velhos amigos e os novos também, que compartilham nosso sonho e nos fazem companhia nessa longa caminhada rumo às terras geladas, aos sonhos, à felicidade!C’est La belle nuit de Noël
La neige étend son manteau blanc
Et les yeux se levés vers le ciel,
A genoux, les petites enfants.
Avant de fermer les paupières,
Font une dernière prière.

Petit Papa Noël
Quand tu descendras du ciel
Avant des jouets par milliers
N’oublie pas mon petit soulier


Raymond Vincy

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Presente de Natal

7 comentários

Eita que esse povo do escritório deve estar trabalhando mesmo, e o bom é que não nos esqueceram. "Pois num é" que essa semana quando fui sair de casa para buscar Lidi em seu trabalho me deparei com uma cartinha no chão da entrada. Percebi logo que era em papel reciclado e dei um pulo! Peguei a carta morrendo de medo de ser a entrevista já (quem me conhece sabe que sou nervoso) e pensei que ainda não era nossa hora, que meu francês não era suficiente, etc. Abri.

Aí está ela:
Bom, acho que agora é que devemos tentar estudar mesmo... acredito que finalmente começaremos aulas particulares e continuaremos... vamos ver, temos poucos meses agora (tomara).

Até logo!

P.S.: Se alguém tentou acessar nosso blog ultimamente e não conseguiu, não se "apoquente", não houve nada, não excluímos ninguém, até porque não tem como excluir, podemos bloquear outros visitantes, mas não fazemos isso. Tive, sim, que deixá-lo bloqueado por uns dias, por motivos pessoais, mas passou. hehe

IDH

0 comentários

Pois é pessoal, como muita gente viu, esse mês saiu o ranking dos países de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, publicado aqui pelo PNUD - Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população.

Critérios de Avaliação

  • Educação: Para avaliar a dimensão da educação o cálculo do IDH considera dois indicadores. O primeiro, com peso dois, é a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais de idade — na maioria dos países, uma criança já concluiu o primeiro ciclo de estudos (no Brasil, o Ensino Fundamental) antes dessa idade. Por isso a medição do analfabetismo se dá, tradicionalmente a partir dos 15 anos. O segundo indicador é o somatório das pessoas, independentemente da idade, matriculadas em algum curso, seja ele fundamental, médio ou superior, dividido pelo total de pessoas entre 7 e 22 anos da localidade. Também entram na contagem os alunos supletivo, de classes de aceleração e de pós-graduação universitária, nesta área também está incluido o sistema de equivalências Rvcc ou Crvcc, apenas classes especiais de alfabetização são descartadas para efeito do cálculo.
  • Longevidade: O item longevidade é avaliado considerando a esperança de vida ao nascer. Esse indicador mostra a quantidade de anos que uma pessoa nascida em uma localidade, em um ano de referência, deve viver. Ocultamente, há uma sintetização das condições de saúde e de salubridade no local, já que a expectativa de vida é fortemente influenciada pelo número de mortes precoces.
  • Renda: A renda é calculada tendo como base o PIB per capita do país. Como existem diferenças entre o custo de vida de um país para o outro, a renda medida pelo IDH é em dólar PPC (Paridade do Poder de Compra), que elimina essas diferenças.

Classificação

O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total), sendo os países classificados deste modo:

  • Quando o IDH de um país está entre 0 e 0,499, é considerado baixo.
  • Quando o IDH de um país está entre 0,500 e 0,799, é considerado médio.
  • Quando o IDH de um país está entre 0,800 e 1, é considerado alto.
Abaixo o vídeo da reportagem que informa sobre o tema:



É triste a notícia de que o Brasil continua na mesma, apesar de ser otimista o fato de que ele obteve alguma elevação em seu índice particular, porém a verdade é nua e crua, no contexto mundial ele está na mesma, pois enquanto ganhou pontos, outros também ganharam, então faça as contas...

Uns dias atrás postei algo sobre a criminalidade no Canadá. Realmente de dar inveja, visto que, há mais de uma semana venho prestando muita atenção aos noticiários e tive a triste constatação de quantas notícias de mortes e assassinatos, roubos e afins ocorrem em um único dia aqui. Isso os que são noticiados, imagine o "resto". Como dizia, constatei que isso passa todos os dias na TV e se tornou corriqueiro que nem eu mesmo percebia mais. Engraçado que por tudo que estamos passando e vivendo, incluindo aí o processo de imigração e as pesquisas sobre outros lugares, vamos criando uma forma diferente de enxergar essas notícias e sinceramente me dói saber que estou saíndo para não me tornar mais uma vítima, tanto do crime ilegal, quanto do crime legítimo, leia-se a economia destruidora e desigual, e os atos de nossos representantes.



O quadro acima mostra o resultado do mais recente ranking do IDH.
Leia esse texto: Índice de Desenvolvimento Humano.
Aqui você encontra o ranking oficial publicado pelo PNUD.
Situação do Brasil aqui.

Fico por aqui, depois volto com mais.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

FAQ-IMIGRAÇÃO

Salut!!
Agora com a nova roupagem do blog, também resolvemos dar uma organizada nos links, para facilitar a vida de quem está em busca de informações.

É só clicar no link desejado e ele lhe levará para o respectivo post. Os tópicos estão distribuídos por assunto. Por favor me avisem se estiver algo quebrado ou desatualizado.

Obrigado e façam bom proveito!

Passos do Processo de Imigração:

1. Palestra de Informação
2. Enviando os Documentos - Etapa Quebec
3. Chegada a carta de confirmação de recebimento do dossiê
4. Convocação para a entrevista
5. A entrevista
6. Tutorial sobre o processo federal

10. Chegada dos passaportes - Final do processo
11. Compra da passagem

Links informativos - Processo de Imigração:

1. Pesquisas sobre a localidade:

1.1. Sites para pedir literaturas com informações turísticas sobre determinado local

2. Pesquisa sobre estudos:

2.1. Direito no Québec
2.2. Letras no Québec

3. Pesquisa sobre trabalho:

3.1. Indeed
3.8. Monster
3.13. Jobboom
3.17. Job Bank
3.19. Beljob
3.20. CA Jobs
3.23. Monemploi

4. Transporte:

4.1. Aeroplan
4.3. STM
4.4. RTC

5. Seguros de Viagem:

5.1. Vital Card
5.3. GTA

6. Links Interessantes:

6.1. Brasileiros em Montreal
6.22. Rogers

7. Classificados:

7.1. Lespac
7.2. Acam.ca
7.4. Kijiji

8. Para gastar dinheiro:

8.1. Loblaws
8.3. Sears
8.4. Ikea
8.5. Zellers
8.7. Super C
8.9. Uniprix
8.10. Rona
8.15. Best Buy
8.16. SAQ.com
8.18. Metro
8.20. Maxi
8.21. Provigo
8.25. IGA
8.27. Le Guide
8.28. Buy Sell

9. O SITE MAIS LEGAL:

9.1. Nesse link você vai encontrar todos os nossos bookmarks, todos os sites por onde andamos no decorrer de nossa pesquisa sobre imigração ao Canadá.Vale a pena conferir.

2º Encontro Quebec no Parque

3 comentários

Salut mes amis!

Nosso fim de semana foi maravilhoso!
Fomos pra Recife na sexta e ontem, dia 14/12, participamos do II Encontro Quebec no Parque. O encontro mais uma vez se realizou no Parque da Jaqueira e contou com a presença de muitas pessoas!
Foi legal poder reencontrar os amigos que fizemos no primeiro encontro, conhecer novas pessoas que foram ao encontro pela primeira vez e mais ainda, poder parabenizar nossos amigos que já conseguiram o CSQ!
Houve muitos relatos de entrevistas, muitas dicas e várias dúvidas foram tiradas principalmente do pessoal que ainda não deu entrada ao processo. Tiveram também relatos de pessoas que já estavam com o visto em mãos e até a presença de gente que já estava viajando hoje! (ô inveja boa heheheheh).
Engraçado como o tempo vai passando e as coisas mudam.. No encontro anterior, não tínhamos dado entrada ainda, estávamos repletos de dúvidas, medos e incertezas. E agora, nós já pudemos, de alguma forma, ajudar outras pessoas com a nossa tão pequena experiência e conhecimento.
Queremos mais uma vez parabenizar nossos amigos Jerry e Ignez, que além de nos ajudar relatando sua entrevista estressante e desesperadora, ainda levaram o mapa e o projeto de imigração para mostrar ao pessoal o quão importante foi a utilização dos mesmos na sua entrevista. Parabenizar também a nossa querida amiga Rossana, que também conseguiu seu CSQ e a todos os demais presentes, que de alguma forma, conseguiram aumentar ainda mais nosso desejo de ir para o Canadá.

Agora que estamos de férias do nosso curso de francês, vamos tentar estudar mais em casa e começar aulas particulares hoje! Espero que a gente goste e que possamos tirar muito proveito dessas aulas!
E não esqueçamos que em Junho de 2010 terá o Primeiro Arraiá Quebequois! Kkkkk
À Bientôt!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Caminhando e caminhando e caminhando e camin...

1 comentários

Essa semana fizemos o teste de nivelamento da Aliança Francesa. Ainda não sabemos o resultado, mas esperamos com isso avançar de nível, e quem sabe, aprender cada vez mais francês. Enquanto isso estamos tentando estudar como podemos, lendo nossos livros, resolvendo exercícios, escutando podcasts e o melhor: conhecemos duas figuras bem legais aqui na nossa cidade: Landry e Claire. Eles são franceses e não mediram esforços quando pedimos ajuda com o idioma. Estão aqui fazendo intercâmbio e estão nos ajudando muito. Nos encontramos para bater papo sempre que dá. Porém, infelizmente, eles irão viajar semana que vem, de férias, e só voltam no final de fevereiro, mas já foi muito bom fazer a amizade e até lá vamos encontrar outras formas para incrementar nosso francês. Começaremos, também, aulas particulares com uma pessoa que nos foi muito bem recomendada, tomara que dessa vez consigamos prosseguir e o cansaço não nos vença.


Todos já sabem o quanto estamos ralando por causa desse idioma, nunca passei por algo assim... Sem falar que esse mês "algumas muitas coisas" deram errado em nossa programação financeira para curto prazo e acabamos tendo que improvisar e deixar de lado algumas metas, pelo menos por enquanto.

Nós achamos que tenho que procurar um segundo emprego. Só assim conseguiremos juntar mais dinheiro para a tão sonhada viagem. Contudo já bati em várias portas e a grande maioria está difícil de abrir, são grandes e pesadas... bastante pesadas, mas em uma delas estou bem esperançoso que irá se abrir logo logo, aliado à isso terei que já ir me organizando para o mercado de trabalho no Québec, visto que para minha profissão atual não é, digamos, especial - algo que falaremos em outro post, pois considero decisão importantíssima para todos.

Ahh, já temos um novo encontro marcado em Recife: Quebec no Parque (dia 14/12/08). Para este, estamos especialmente anciosos, pois encontraremos com todos aqueles que já passaram recentemente pelas entrevistas e obtiveram seus CSQ's, assim sendo, nos passarão suas experiências! Aproveitaremos também o final de semana em Recife para encontrar com a professora Bethe, que foi, também, muito bem recomendada pelos imigrantes, com a qual marcaremos, se entrarmos em acordo, uma preparação intensiva no mês da entrevista... se tudo correr como queremos, esperamos estar fazendo a nossa entre março e maio de 2009, então no mês vamos entrar de férias e passaremos o mês em Recife, para estudar.

Pois eh, sem muitas novidades chocantes, nem atualizações sobre o tema imigração importantes, mas é isso, acho que todos passam por essa fase... temos que nos concentrar para alcançar o objetivo, ou pelo menos o primeiro passo mais importante: o CSQ.

Passado tudo isso, prometo que vou postar aqui muita coisa que já conseguimos organizar no nosso projeto e passarei a me dedicar mais aos demais que compartilham esse sonho (que espero que se realize... essas mudanças de NOC e essa crise política canadense, além da crise mundial, mesmo não nos afentando no processo, nos deixa um pouco atordoados).

A tout à l'heure!!!