quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Metas 2009

1 comentários


  • Continuar no emprego atual, isso vale pra Li também, afinal em time que ganha não se mexe; ok (exceto para Li, mas foi bom mesmo assim)
  • Conquistar um novo emprego (pra mim); ok
  • Começar um curso entre as áreas: Web Design e Multimedia. ok
  • Conseguir o CSQ; ok
  • Traçar um plano para após nossa chegada (estudos e profissão); ok
  • Juntar (economizar) o máximo de grana possível; ok
  • Alugar o AP; ok
  • Começar o bazar; ok
  • Fazer uma viagem de férias, de pelo menos um final de semana; Gramado foi massa!!!
  • Ler pelo menos um bom livro (nunca fui muito de ler, mas quero mudar isso); Nisso sou fraco mesmo, preciso melhorar.
  • Ir ao menos à um show; Falhou também.
  • Trocar a roupa do blog Canadá Arretado de Bom. ok
A conclusão disso tudo é que trabalhamos muito, nem sempre tudo corre como planejado, mas é sempre bom ter um plano B, graças a ele estamos aqui (na verdade nos adaptamos rapidamente à nova situação) e que precisamos de mais tempo para nosso lazer. Será uma de nossas metas para 2010. No geral, gostei, foi legal.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Joyeux Noël a tous!

3 comentários

Essa época do ano sempre nos deixa um pouco mais sensíveis... É sempre bom fazer uma reflexão de tudo que nos aconteceu e tudo que desejamos para o ano que está por vir.
Engraçado que no Natal do ano passado, nada disso passava por nossa cabeça. Estávamos ansiosos por nosso casamento que estava prestes a acontecer (12/01/08) e nunca imaginávamos que algo tão grandioso mudaria nossos planos e passaria a ser nosso principal objetivo.
Nós sempre tivemos o sonho de morar fora, mesmo quando ainda nem nos conhecíamos, mas toda vez que começávamos a planejar uma possível mudança, batia aquele medo e insegurança e acabávamos deixando de lado.
Até que nosso “sonho Australiano” ficou esquecido desde que conhecemos o processo de imigração Canadense. O início foi simples: Vamos?? Vamos!!!!! Difícil mesmo foi decidir entre o Federal e Quebec. Sorte a nossa termos optado por Quebec, senão acho que estaríamos desesperados agora, já que saiu a nova lista de profissões e a nossa NÃO faz parte dela, ou seja, já estaríamos fora.
Fomos corajosos a iniciar completamente do zero, sem nenhuma noção de francês. Começamos um curso intensivo (curso de férias de Julho) depois de 15 dias que o curso já havia começado, ou seja, só tivemos 15 dias de aula do primeiro estágio e mesmo assim corremos atrás. Depois, fizemos o estágio 2 e 3 simultâneos. Loucos?? Acho que não, apenas sonhadores determinados.
Estudamos e ainda continuamos estudando muito, pois sabemos que basicamente é do nosso esforço e do nosso francês que depende a realização do nosso sonho. Nossas aulas particulares já começaram e pretendemos seguir firmes, mesmo em Janeiro, já que não teremos férias agora. Férias mesmo só depois do tão sonhado CSQ, que é nossa principal meta para 2009!
Foi um ano difícil em vários aspectos, principalmente no profissional. Sofremos muito, me estressei horrores, mas estando de mãos dadas com alguém, conseguimos suportar tudo.

Acredito que tudo que vivemos são experiências que nos acrescentam e nos deixam mais fortes e maduros, assim sendo, desejamos que o ano de 2009 venha com muitos aprendizados a mais, com muitas novas experiências e que consigamos mais uma vez nos superar!

Desejamos que o Natal seja repleto de luz, paz, alegria e felicidade para nós, todos nossos familiares, velhos amigos e os novos também, que compartilham nosso sonho e nos fazem companhia nessa longa caminhada rumo às terras geladas, aos sonhos, à felicidade!C’est La belle nuit de Noël
La neige étend son manteau blanc
Et les yeux se levés vers le ciel,
A genoux, les petites enfants.
Avant de fermer les paupières,
Font une dernière prière.

Petit Papa Noël
Quand tu descendras du ciel
Avant des jouets par milliers
N’oublie pas mon petit soulier


Raymond Vincy

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Presente de Natal

7 comentários

Eita que esse povo do escritório deve estar trabalhando mesmo, e o bom é que não nos esqueceram. "Pois num é" que essa semana quando fui sair de casa para buscar Lidi em seu trabalho me deparei com uma cartinha no chão da entrada. Percebi logo que era em papel reciclado e dei um pulo! Peguei a carta morrendo de medo de ser a entrevista já (quem me conhece sabe que sou nervoso) e pensei que ainda não era nossa hora, que meu francês não era suficiente, etc. Abri.

Aí está ela:
Bom, acho que agora é que devemos tentar estudar mesmo... acredito que finalmente começaremos aulas particulares e continuaremos... vamos ver, temos poucos meses agora (tomara).

Até logo!

P.S.: Se alguém tentou acessar nosso blog ultimamente e não conseguiu, não se "apoquente", não houve nada, não excluímos ninguém, até porque não tem como excluir, podemos bloquear outros visitantes, mas não fazemos isso. Tive, sim, que deixá-lo bloqueado por uns dias, por motivos pessoais, mas passou. hehe

IDH

0 comentários

Pois é pessoal, como muita gente viu, esse mês saiu o ranking dos países de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, publicado aqui pelo PNUD - Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população.

Critérios de Avaliação

  • Educação: Para avaliar a dimensão da educação o cálculo do IDH considera dois indicadores. O primeiro, com peso dois, é a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais de idade — na maioria dos países, uma criança já concluiu o primeiro ciclo de estudos (no Brasil, o Ensino Fundamental) antes dessa idade. Por isso a medição do analfabetismo se dá, tradicionalmente a partir dos 15 anos. O segundo indicador é o somatório das pessoas, independentemente da idade, matriculadas em algum curso, seja ele fundamental, médio ou superior, dividido pelo total de pessoas entre 7 e 22 anos da localidade. Também entram na contagem os alunos supletivo, de classes de aceleração e de pós-graduação universitária, nesta área também está incluido o sistema de equivalências Rvcc ou Crvcc, apenas classes especiais de alfabetização são descartadas para efeito do cálculo.
  • Longevidade: O item longevidade é avaliado considerando a esperança de vida ao nascer. Esse indicador mostra a quantidade de anos que uma pessoa nascida em uma localidade, em um ano de referência, deve viver. Ocultamente, há uma sintetização das condições de saúde e de salubridade no local, já que a expectativa de vida é fortemente influenciada pelo número de mortes precoces.
  • Renda: A renda é calculada tendo como base o PIB per capita do país. Como existem diferenças entre o custo de vida de um país para o outro, a renda medida pelo IDH é em dólar PPC (Paridade do Poder de Compra), que elimina essas diferenças.

Classificação

O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total), sendo os países classificados deste modo:

  • Quando o IDH de um país está entre 0 e 0,499, é considerado baixo.
  • Quando o IDH de um país está entre 0,500 e 0,799, é considerado médio.
  • Quando o IDH de um país está entre 0,800 e 1, é considerado alto.
Abaixo o vídeo da reportagem que informa sobre o tema:



É triste a notícia de que o Brasil continua na mesma, apesar de ser otimista o fato de que ele obteve alguma elevação em seu índice particular, porém a verdade é nua e crua, no contexto mundial ele está na mesma, pois enquanto ganhou pontos, outros também ganharam, então faça as contas...

Uns dias atrás postei algo sobre a criminalidade no Canadá. Realmente de dar inveja, visto que, há mais de uma semana venho prestando muita atenção aos noticiários e tive a triste constatação de quantas notícias de mortes e assassinatos, roubos e afins ocorrem em um único dia aqui. Isso os que são noticiados, imagine o "resto". Como dizia, constatei que isso passa todos os dias na TV e se tornou corriqueiro que nem eu mesmo percebia mais. Engraçado que por tudo que estamos passando e vivendo, incluindo aí o processo de imigração e as pesquisas sobre outros lugares, vamos criando uma forma diferente de enxergar essas notícias e sinceramente me dói saber que estou saíndo para não me tornar mais uma vítima, tanto do crime ilegal, quanto do crime legítimo, leia-se a economia destruidora e desigual, e os atos de nossos representantes.



O quadro acima mostra o resultado do mais recente ranking do IDH.
Leia esse texto: Índice de Desenvolvimento Humano.
Aqui você encontra o ranking oficial publicado pelo PNUD.
Situação do Brasil aqui.

Fico por aqui, depois volto com mais.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

FAQ-IMIGRAÇÃO

Salut!!
Agora com a nova roupagem do blog, também resolvemos dar uma organizada nos links, para facilitar a vida de quem está em busca de informações.

É só clicar no link desejado e ele lhe levará para o respectivo post. Os tópicos estão distribuídos por assunto. Por favor me avisem se estiver algo quebrado ou desatualizado.

Obrigado e façam bom proveito!

Passos do Processo de Imigração:

1. Palestra de Informação
2. Enviando os Documentos - Etapa Quebec
3. Chegada a carta de confirmação de recebimento do dossiê
4. Convocação para a entrevista
5. A entrevista
6. Tutorial sobre o processo federal

10. Chegada dos passaportes - Final do processo
11. Compra da passagem

Links informativos - Processo de Imigração:

1. Pesquisas sobre a localidade:

1.1. Sites para pedir literaturas com informações turísticas sobre determinado local

2. Pesquisa sobre estudos:

2.1. Direito no Québec
2.2. Letras no Québec

3. Pesquisa sobre trabalho:

3.1. Indeed
3.8. Monster
3.13. Jobboom
3.17. Job Bank
3.19. Beljob
3.20. CA Jobs
3.23. Monemploi

4. Transporte:

4.1. Aeroplan
4.3. STM
4.4. RTC

5. Seguros de Viagem:

5.1. Vital Card
5.3. GTA

6. Links Interessantes:

6.1. Brasileiros em Montreal
6.22. Rogers

7. Classificados:

7.1. Lespac
7.2. Acam.ca
7.4. Kijiji

8. Para gastar dinheiro:

8.1. Loblaws
8.3. Sears
8.4. Ikea
8.5. Zellers
8.7. Super C
8.9. Uniprix
8.10. Rona
8.15. Best Buy
8.16. SAQ.com
8.18. Metro
8.20. Maxi
8.21. Provigo
8.25. IGA
8.27. Le Guide
8.28. Buy Sell

9. O SITE MAIS LEGAL:

9.1. Nesse link você vai encontrar todos os nossos bookmarks, todos os sites por onde andamos no decorrer de nossa pesquisa sobre imigração ao Canadá.Vale a pena conferir.

2º Encontro Quebec no Parque

3 comentários

Salut mes amis!

Nosso fim de semana foi maravilhoso!
Fomos pra Recife na sexta e ontem, dia 14/12, participamos do II Encontro Quebec no Parque. O encontro mais uma vez se realizou no Parque da Jaqueira e contou com a presença de muitas pessoas!
Foi legal poder reencontrar os amigos que fizemos no primeiro encontro, conhecer novas pessoas que foram ao encontro pela primeira vez e mais ainda, poder parabenizar nossos amigos que já conseguiram o CSQ!
Houve muitos relatos de entrevistas, muitas dicas e várias dúvidas foram tiradas principalmente do pessoal que ainda não deu entrada ao processo. Tiveram também relatos de pessoas que já estavam com o visto em mãos e até a presença de gente que já estava viajando hoje! (ô inveja boa heheheheh).
Engraçado como o tempo vai passando e as coisas mudam.. No encontro anterior, não tínhamos dado entrada ainda, estávamos repletos de dúvidas, medos e incertezas. E agora, nós já pudemos, de alguma forma, ajudar outras pessoas com a nossa tão pequena experiência e conhecimento.
Queremos mais uma vez parabenizar nossos amigos Jerry e Ignez, que além de nos ajudar relatando sua entrevista estressante e desesperadora, ainda levaram o mapa e o projeto de imigração para mostrar ao pessoal o quão importante foi a utilização dos mesmos na sua entrevista. Parabenizar também a nossa querida amiga Rossana, que também conseguiu seu CSQ e a todos os demais presentes, que de alguma forma, conseguiram aumentar ainda mais nosso desejo de ir para o Canadá.

Agora que estamos de férias do nosso curso de francês, vamos tentar estudar mais em casa e começar aulas particulares hoje! Espero que a gente goste e que possamos tirar muito proveito dessas aulas!
E não esqueçamos que em Junho de 2010 terá o Primeiro Arraiá Quebequois! Kkkkk
À Bientôt!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Caminhando e caminhando e caminhando e camin...

1 comentários

Essa semana fizemos o teste de nivelamento da Aliança Francesa. Ainda não sabemos o resultado, mas esperamos com isso avançar de nível, e quem sabe, aprender cada vez mais francês. Enquanto isso estamos tentando estudar como podemos, lendo nossos livros, resolvendo exercícios, escutando podcasts e o melhor: conhecemos duas figuras bem legais aqui na nossa cidade: Landry e Claire. Eles são franceses e não mediram esforços quando pedimos ajuda com o idioma. Estão aqui fazendo intercâmbio e estão nos ajudando muito. Nos encontramos para bater papo sempre que dá. Porém, infelizmente, eles irão viajar semana que vem, de férias, e só voltam no final de fevereiro, mas já foi muito bom fazer a amizade e até lá vamos encontrar outras formas para incrementar nosso francês. Começaremos, também, aulas particulares com uma pessoa que nos foi muito bem recomendada, tomara que dessa vez consigamos prosseguir e o cansaço não nos vença.


Todos já sabem o quanto estamos ralando por causa desse idioma, nunca passei por algo assim... Sem falar que esse mês "algumas muitas coisas" deram errado em nossa programação financeira para curto prazo e acabamos tendo que improvisar e deixar de lado algumas metas, pelo menos por enquanto.

Nós achamos que tenho que procurar um segundo emprego. Só assim conseguiremos juntar mais dinheiro para a tão sonhada viagem. Contudo já bati em várias portas e a grande maioria está difícil de abrir, são grandes e pesadas... bastante pesadas, mas em uma delas estou bem esperançoso que irá se abrir logo logo, aliado à isso terei que já ir me organizando para o mercado de trabalho no Québec, visto que para minha profissão atual não é, digamos, especial - algo que falaremos em outro post, pois considero decisão importantíssima para todos.

Ahh, já temos um novo encontro marcado em Recife: Quebec no Parque (dia 14/12/08). Para este, estamos especialmente anciosos, pois encontraremos com todos aqueles que já passaram recentemente pelas entrevistas e obtiveram seus CSQ's, assim sendo, nos passarão suas experiências! Aproveitaremos também o final de semana em Recife para encontrar com a professora Bethe, que foi, também, muito bem recomendada pelos imigrantes, com a qual marcaremos, se entrarmos em acordo, uma preparação intensiva no mês da entrevista... se tudo correr como queremos, esperamos estar fazendo a nossa entre março e maio de 2009, então no mês vamos entrar de férias e passaremos o mês em Recife, para estudar.

Pois eh, sem muitas novidades chocantes, nem atualizações sobre o tema imigração importantes, mas é isso, acho que todos passam por essa fase... temos que nos concentrar para alcançar o objetivo, ou pelo menos o primeiro passo mais importante: o CSQ.

Passado tudo isso, prometo que vou postar aqui muita coisa que já conseguimos organizar no nosso projeto e passarei a me dedicar mais aos demais que compartilham esse sonho (que espero que se realize... essas mudanças de NOC e essa crise política canadense, além da crise mundial, mesmo não nos afentando no processo, nos deixa um pouco atordoados).

A tout à l'heure!!!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

PACIÊNCIA

5 comentários

“Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar.” Retirado do Wikipedia


Antes de dar entrada no processo, eu lia todos os blogs que encontrava sobre o Canadá para decidir para que tipo de processo íamos aplicar, conhecer a situação dos que queria imigrar, dos que já estavam lá e claro, para aprofundar os conhecimentos sobre os processos de imigração.
Engraçado que eu sempre lia as pessoas falando da angústia da espera, lembro que cheguei a ler vários e vários posts entitulados por “Attendre”, mas não conseguia entender o porquê de tanta agonia, se depois de dar entrada no processo, agora é só estudar para, quando chegar a entrevista, você estar preparado, e, até lá, deixar a vida seguir seu ritmo normal por aqui.
Agora eu vejo o quanto estava enganada! Mesmo fazendo apenas 1 mês e 1 dia (para ser mais exata) que demos entrada no processo, a gente fica numa angústia enorme, querendo que o tempo passe voando para que tudo isso tenha um final feliz!
As entrevistas para os processos enviados até Junho de 2008 já estão acontecendo, e ficamos super anciosos e confiantes pelos nossos amigos que estão passando por elas agora, e claro, pensando em como será quando chegar nossa vez, já que espero que seja na próxima rodada de entrevistas, a primeira de 2009.
Para ser mais otimista, fico o tempo inteiro pensando que o ano de 2008 já acabou, e logo logo será março/abril, quando provavelmente receberemos a convocação para a nossa entrevista. E aí começam as incertezas e angústias: será que estamos preparados para a entrevista? Qual será o real nível de francês necessário para ser aprovado? Em que nível nós estamos? Será que teremos dinheiro o suficiente para viajar? Quanto será realmente necessário para começar a vida por lá?
Essas e outras perguntinhas ficam nos martelando, nos torturando, fazendo com que nós NÂO consigamos seguir com a nossa vida no ritmo normal por aqui, até que todo esse período de incertezas passe.
Para completar essa agonia, ainda tem esse nosso “segredo”, já que nós optamos por deixar esse nosso plano em silêncio, e não contar nem sequer aos nossos pais, para que não criem expectativas e não comecem a sofrer por antecipação (sem saber se realmente vamos ou não conseguir o CSQ) e também para que não tentem nos motivar a ficar! Nossa decisão está tomada, e só queremos informar quando tudo estiver 100% definido, ou seja, após a obtenção do tão sonhado CSQ, aí sim, iremos espalhar a BOA notícia para toda nossa família.
Mudando completamente o assunto, queria desejar um Parabéns especial para os amigos que já conseguiram o CSQ na atual rodada de entrevistas, incluindo Jerry e Ignez, e MUITA calma e Boa Sorte a todos que ainda passarão por ela, em especial para Rossana e Cau e Jão, que farão a entrevista essa semana em Recife! Vai dar tudo certo pra vocês!!
Agora, tenho, mais do que nunca, que ser paciente, eu tenho que aprender, de toda forma, a conjugar o verbo attendre, ou então eu vou enlouquecer! =D

J'attends
Tu attends
Il/Elle attend
Nous attendons
Vous attendez
Ils/Elles attendent

À Bientôt !

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Estamos um pouco em falta, mas...

3 comentários

Estamos um pouco em falta com o blog, com relação às postagens sobre nosso andamento, mas vou postando outras coisas não menos importantes nesse interím.
Após o pagamento da taxa e até a espera pela convocação para a entrevista (o que espero seja em Recife), estamos tentando estudar o francês, pois ainda acho que temos muito o que melhorar e só. Nossas pesquisas ficaram para mais tarde um pouco, pois o francês agora é prioridade. Quando estivermos mais seguros, prometo terminar nossas pesquisas e já ir postando algumas partes do nosso projeto que possam ser compartilhadas.
Vez por outra vou colocar algum arquivo no meu disco virtual (my shared folder), o qual tem o link postado logo no início do blog, do lado esquerdo na seção nossos links.
À todos minhas desculpas pela "fraqueza" do blog, mas é temporário, meu pedido de torcida para nós aprimorarmos o idioma o máximo e meu muito obrigado a todos que nos acompanham!

A tout à l'heure!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Statistics Canada: Crime

0 comentários

Em 2007, no Canada, aconteceram 594 homicídios, 12 a menos que em 2006 e um entre quatro desses são relacionados à brigas de gangues! (o que ao meu ver é mais difícil chegar até o cidadão comum, trabalhador)

"After rising through much of the 1960s and early 1970s, Canada's homicide rate has been on a general downward trend since the mid-1970s. This trend continued in 2007 with a further 3% decline in the national homicide rate."


Nos 20 anos passados, as mortes por tiros e as facadas têm sido esclarecidos em um aproximadamente um terço de todos os homicídios. Este era igualmente o caso em 2007, porque havia 190 mortes por facadas e 188 por tiros.
Enquanto a taxa total de homicídios cometidos com uma arma de fogo diminuia desde o meados dos anos 70, o uso dos revólveres esteve na ascensão. Em 2007, os revólveres foram usados em dois terços de todos os homicídios da arma de fogo, acima de aproximadamente um quarto 20 de anos atrás.
A polícia relatou que um em cinco homicídios era relacionado à gangs em 2007. Estes têm aumentado desde que esta informação foi coletada primeiramente em 1991.
Em 2007, 126 homicídios foram cometidos com um revólver, 16 a mais do que em 2006. A taxa de homicídios cometidos com um revólver foi dobrada mais do que sobre os 20 anos passados. Ao mesmo tempo, o uso dos rifles/espingardas para cometer homicídios continua a declinar.
Os cometidos com revólveres são primeiramente um fenômeno urbano. Dentro das áreas metropolitanas da nação, 81% de todos os homicídios ocasionados por arma de fogo foram cometidos com um revólver em 2007, comparado com o 29% do resto do Canadá.


É isso aí! Não existem parâmetros para realizar uma comparação com o Brasil. Se em alguns itens o índice sobe no geral ele se mantém estável e até indica uma sensível queda durante os anos. Números incomparáveis, é indiscutível.

Para mais informações, vocês podem ler a reportagem completa em: http://www.statcan.ca/Daily/English/081023/d081023a.htm

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Uma amostra

0 comentários


Olha isso:

E ainda me perguntam por que quero imigrar. Não vamos generalizar, mas...

P.S.: Vou pular essa fogueira!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Mini Curso: Regards sur le Québec

1 comentários


Mini-curso « Regards sur le Québec »De 19 a 21 de novembro de 2008

Projeto de Extensão « Sensibilização à Língua Francesa : descoberta de uma pluralidade lingüístico-cultural »Em parceria com a « Association Internationale d’Etudes Québécoises »ApoioCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de Letras Estrangeiras Modernas

De 19 a 21 de novembro de 2008

O mini-curso será ministrado em francês
InformaçõesLocal: Universidade Federal da Paraíba – Campus I
Horário: das 14h às 21h45, sala 402 (CCHLA)Público: Professores ou alunos concluintes do Curso de Letras, habilitação língua francesaFormulário de inscrição disponível AQUI.

Inscrições do dia 27 de outubro ao dia 07 de novembro de 2008 no turno da tarde, das 15h às 18h, no DLEM (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas).Taxa de inscrição : 20,00 reais.Informações pelo e-mail: kachianca@yahoo.fr

Formadores:
  • Fernand Harvey (Université de Québec) é professor no Institut National de la Recherche Scientifique, centre Urbanisation, Culture et Société. Possui um PHD em sociologia da Universidade Laval e foi aluno estagiário na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris.
  • Hélène Poulin-Mignault (professora aposentada da Université MacGill) é presidente do Comité Consultatif pour le Programme d’Etudes sur le Québec, do Departamento de História da Faculdade de Artes. Possui um Doutorado em didática opção FLS/FLE (Francês língua segunda e francês língua estrangeira) pela Universidade de Montréal.
Esta aí uma ótima oportunidade para quem tem disponibilidade de ter algum contato com o francês Québecois. Apesar de ser um mini curso voltado para a cultura no Québec, a chance de um aprendizado tanto da própria cultura, quanto do idioma, é única por aqui. Infelizmente teremos que desperdiçá-la: "disponibilidade". O curso se dará em João Pessoa, nossa vizinha, porém não poderemos, até então, escapar dos nossos deveres por aqui.

Logo abaixo o programa do mini-curso:

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Advocacia no Quebec

3 comentários

Bem, já escutei e li que é muito difícil a profissão de advogado no Quebec, pelo menos ingressar no Barreau e ter um registro é difícil mesmo. Andei pesquisando e lendo algumas coisas, e vou, em síntese, colocar aqui um guia sobre o tema.
Antes de qualquer coisa é bom saber que, para quem está chegando, poder trabalhar na área, em um emprego que não precise de registro no órgão competente é primordial para a sobrevivência, então como todos comentam e nós sabemos, quem é da área pode trabalhar como PARALEGAL ou LEGAL SECRETARY, que dependendo do empregador podem ter requisitos de ingresso diferentes, mas nenhum impeditivo, como vemos abaixo:

(4211) Verified: 2008 08 31
Information on requirements to practise:


Other than in Ontario, the profession of paralegal is not regulated in Canada. Paralegals are skilled in various areas of law owing to their education, career training and work experience. Under the guidance of legal practitioners, paralegals perform legally relevant work which includes administrative or management functions requiring sufficient legal knowledge that only a legal practitioner could normally provide. In Ontario, paralegals must be licensed by the Law Society of Upper Canada. Information on the licensing process is available on the Society's Web site at http://www.lsuc.on,ca/paralegals/.

For further information on the profession, you may contact the Canadian Association of Paralegals at:
Canadian Association of Paralegals (CAP)
P.O. Box 967, Station B
Montréal QC H3B 3K5 Canada
Email :
info@caplegal.ca
http://www.caplegal.ca/

Information on assessment of qualifications:
If you need to have your credentials assessed before coming to Canada, you may contact an evaluation service and consult our Fact Sheet No. 2, "Assessment and recognition of credentials for the purpose of employment in Canada." Although the evaluation services offer expert advice on how qualifications obtained abroad compare with credentials obtained in a Canadian province or territory, the evaluation is advisory only and does not guarantee recognition of your qualifications for employment or certification purposes in Canada. Please note that they charge a fee for their services.

Other relevant information
For a general description of duties and employment requirements, you can refer to the information prepared by Human Resources and Skills Development Canada regarding:
Paralegal and Related Occupations
Specific Provincial/Territorial Information
Alberta - British Columbia - Prince Edward Island - Manitoba - New Brunswick - Newfoundland and Labrador - Nova Scotia - Ontario - Quebec - Saskatchewan
List of provincial CAP representatives: You will find a list of provincial representatives on the CAP Web site.

Como podemos observar é uma profissão não regulada, sendo assim uma arma inicial pra quem quer seguir carreira por lá. Após muita leitura constatei algo que não era novidade: Não vale a pena a equivalência de diploma, é bem melhor refazer o curso inteiro, pois durante ele é possível reaprender o direito usado por eles (o que no meu ponto de vista é bem mais válido do que pegar o bonde andando, ainda mais dentro de um processo de imigração, onde tudo está à flor da pele) e ainda começar a fazer seu network, que com empenho e estudo, ao final dos estudos será considerável e o "início" na advocacia será menos árduo. De qualquer forma vou colocar algumas informações.

Existe a évaluation comparative des études effectuées hors du Québec e o reconhecimento pelo Barreau propriamente dito, a primeira é feita independentemente da equivalência e conseqüente registro pela ordem dos advogados do Quebec. É extremamente útil para ingresso em cursos como o Cégep e Universidades:

Centre d'expertise sur les formations acquises hors du Québec (CEFAHQ)
Ministère de l'Immigration et des Communautés culturelles
255, boulevard Crémazie Est, 8e étage
Montréal (Québec) H2M 1M2 Canada
Tel.: +1
514 864-9191
Elsewhere in Quebec (toll free): +1
877 264-6164
Fax: +1
514 873-8701
Email:
renseignements@micc.gouv.qc.ca
Web site:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/education/comparative-evaluation/index.html

Já a segunda é a busca direta pelo registro no Barreau. Sugiro que antes de tomar a decisão sobre seguir a profissão olhe todo esse site, que traz uma familiarização com o Direito do Quebec em vídeos-aula muito interessantes. Vale a pena assistir todos!

Outras informações para obter a permissão e sobre a profissão estão neste PDF.

Após isso, e com a convicção que é isso mesmo que deseja enfrentar, então o GUIA COMPLETO PARA A EQUIVALÊNCIA DE ESTUDOS E REGISTRO DO BARREAU está AQUI.

É só preparar dinheiro (porque é carinho viu! minha soma passou dos 12K) e paciência.

CONTATO AO COMITÉ D’ÉQUIVALENCE

Pour tout renseignements complémentaires, n'hésitez pas à contacter :
Comité des équivalences au (514) 954-3459, poste 3253
ou par courrier électronique : equivalences@barreau.qc.ca
Comité des équivalences du Barreau du Québec445, boulevard Saint-LaurentMontréal, Québec, CanadaH2Y 3T8

Links úteis:

Não esqueçam de cadastrar seus currículos antes de tudo nos sites de emprego que se encontram do lado direito deste blog. Depois faço um post sobre a preparação do currículo.

É isso. Boa leitura e pesquisa!

UPDATE:

Na entrevista, expliquei ao entrevistador que seguirei carreira na área e ele prontamente se mostrou receptivo e começou a me dar dicas. Disse que eu seria obrigado a estudar para fazer a equivalência e que eu deveria de imediato procurar emprego em escritórios de advocacia, sendo sincero e dizendo que estou chegando na cidade e explicando minhas intenções. E equanto trabalhava em um escritório, como estagiário ou até outro cargo "melhorzinho" estudaria para fazer a equivalência do diploma (que nos links acima está bem explicada). Bem, achei um plano muito bom e passarei a levá-lo em consideração, mas ainda, para mim, nada definitivo.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Itaú Cultural

1 comentários

Gente, durante suas andanças pela blogosfera, Lidiane encontrou uma reportagem muito legal sobre blogs e imigração, inclusive citando alguns blogs muito conhecidos por nós que estamos "no meio".

Fiz questão de postar aqui, pois acho que é do interesse de todos.
O link é da reportagem é:

http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2720&cd_materia=658

Bonne chance à tous!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O porquê de nossa escolha

9 comentários


A imagem ao lado já diz tudo. É verdade que poder dar aos filhos tudo que precisam para que tenham vida plena é de longe um dos fatores mais importantes de nossa decisão. Sonhamos em ser pais e esperamos ansiosos o dia desse acontecimento, mas sempre tivemos consciência que a hora ainda não era ideal, porque ainda tinhamos muito a fazer para nós mesmos, que é o outro grande importe que impulsionou nossa decisão.

A maioria das pessoas procuram num momento como este fazer uma lista de prós e contras, na qual estarão contidas todas as informações de modo objetivo e que terão em sua visualização o objetivo de desfecho da decisão central. Acredito ser um método bastante eficaz, quando não existem sentimentos envolvidos. Torna-se mais fácil tomar uma decisão quando se tem em mãos dados objetivos e concretos sobre duas correntes, de modo que a decisão seja feita em favor da corrente que se mostre vencedora no quesito custo benefício, isto é, a melhor relação entre prós-contras.

No nosso caso até tentamos fazer a lista, como citamos no início do blog; e a fizemos três vezes, se bem me lembro, entretanto existem muitos outros aspectos que devem ser levados em consideração numa hora dessas. Trata-se de uma decisão que irá mudar o rumo de nossas vidas, então considero algo de extrema importância, prioridade 1, não deve ser vista como muitas pessoas a tomam: "tive vontade e fui", é, as vezes isso é o estopim que se precisa para começar a caminhada, mas não é a solução mais coerente a ser promovida, é imperativo que o estudo, a ponderação, a análise e a pesquisa andem juntos nesse processo e que a partir deles o sonho tome uma forma mais real e até palpável. Foi isso que fizemos e continuamos a fazer (uma vez que se começa, a continuidade e perseverança é que vão levar ao sucesso).

Acredito que a grande maioria das pessoas que pensam em imigrar já tinham a vontade de conhecer o mundo a sua volta bem antes de conhecer o processo de imigração para o Canadá. Conosco, pelo menos foi assim. Sempre quisemos, mesmo muito antes de nos encontrarmos, conhecer além do horizonte. Sempre pensamos que o mundo é muito maior que podíamos imaginar para ficarmos "presos" à um só lugar e ao mesmo tempo pequeno demais para encontrarmos tantos impasses que nos impedissem de "sair". Sempre me perguntei o sentido da vida e depois de muitos anos desobri que pra cada um ele é diferente e para mim simplesmente não tinha outra explicação senão ser vivida. Sim, algo tão simples, mas que esquecemos durante 95% de nosso tempo de vida. O que adianta acumular riquezas, ostentar, trabalhar ao ponto de não ter tempo mais para nada e não aproveitar os frutos de todo esse trabalho? Para mim é algo muito superficial. Tudo isso passa e não é possível se recuperar mais. Então o que deve ser feito AGORA, faça AGORA e não espere. Acho que tem tanta coisa bonita e legal diante dos nossos olhos para ser vista e experimentada, mas infelizmente não temos tempo ou não ligamos para essa outra face da vida, a grande maioria se restringe à casa, trabalho, comer e dormir. Gente, a vida é mais que isso! Para mim esse foi o principal motivo: busca de novas oportunidades, conhecimento, alimento para a alma, possibilidade de construir uma família saudável, condições de poder conhecer e experimentar novos mundos, novos odores, novos sabores!!

Contruir uma vida baseada em experiências, poder dar uma parcela de contribuição para melhorar algo nesse mundão, e servir de exemplo a ser seguido. O Quebec, através de seu programa de imigração, pode nos proporcionar a chave para abrir essa porta.

É isso aí, acho que viver só por viver já não basta mais, temos que crescer por dentro e deixar nossa marca.

Je me souviens!!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Brochures

1 comentários

Olá pessoal!!!

Bom, devido a ter recebido algumas perguntas sobre como fiz para conseguir folders, brochures e mapas de todos os lugares possíveis e imaginários do Canadá, eu parei para pensar realmente como danado eu consegui tudo isso!!! kkkkkkkk

Então, depois que consegui lembrar como consegui essa façanha, resolvi postar aqui para ajudar alguns de vocês que estão começando agora às pesquisas sobre as cidades, os que ainda estão decidindo sobre o processo Federal ou do Quebec e ainda os que estão só querendo juntar mais material para levar para a entrevista!

Bom, primeiro eu peguei o nome de todas as províncias do Canadá: British Columbia, Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Ontário, Quebec, New Brunswick, Prince Edward Island, Nova Scotia, Newfoundland and Labrador.
Depois, peguei o nome dos Territórios> Yukon, Nunavut e Northwest territories.
Então, fui colocando no Google de um por um, a fim de encontrar o site de turismo (que são os que disponibilizam folders. Fui colocando assim, por ex: Tourism Alberta. E essa primeira busca, me rendeu os sites abaixo:

British Columbia - http://www.travel.bc.ca/
Alberta - http://www1.travelalberta.com/en-ca/
Saskatchwan - http://www.sasktourism.com/
Manitoba - http://www.travelmanitoba.com/
Ontário - http://www.ontariotravel.net/
Quebec - http://www.bonjourquebec.com/
New Brunswick - http://www.tourismnewbrunswick.ca/
Prince Edward Island - http://www.tourismpei.com/index.php3
Nova Scotia - http://novascotia.com/en/home/default.aspx
Newfoundland and Labrador - http://www.newfoundlandlabrador.com/
Yukon - http://travelyukon.com/
Nunavut - http://www.nunavuttourism.com/
Northwest Territories - http://www.explorenwt.com/

Fui me cadastrando sempre que tinha algo do tipo: Request free brochures ou então Order travel guides, e por aí vai... =D

O segundo passo foi selecionar o nome das cidades mais conhecidas no Canadá e procurar também os sites de Turismo das mesmas, então listei:

Toronto - http://www.torontotourism.com/
Ottawa - http://www.ottawatourism.ca/
Calgary - http://www.tourismcalgary.com/
Vancouver - http://www.tourismvancouver.com/
Edmonton - http://www.edmonton.com/tourism/portal.asp?page=4
Winnipeg - http://www.tourism.winnipeg.mb.ca/
Montreal - http://www.tourisme-montreal.org/
Quebec - http://www.quebecregion.com/e/
Halifax - http://www.destinationhalifax.com/

Depois de decidir que nós faríamos o processo por Quebec, aí resolvi então listar as cidades mais conhecidas na Província para assim, pedir as informações. Eu listei:

Ville de Quebec - http://www.quebecregion.com/e/ e http://www.ville.quebec.qc.ca/
Gatineau - http://www.ville.gatineau.qc.ca/attraits.htm
Laval - http://www.tourismelaval.com/en/sejour/sejour.html
Longueuil - http://www.longueuil.ca/
Montreal - http://www.tourisme-montreal.org/
Saguenay - http://www.tourismesaguenaylacsaintjean.qc.ca/
Sherbrooke - http://www.tourismesherbrooke.com/
Trois-Rivières - http://www.tourismetroisrivieres.com/

E depois, ainda descobri sobre as regiões administrativas do Quebec, que são:

Abitibi-Témiscamingue - http://www.tourisme-abitibi-temiscamingue.org/atrat/
Bas-Saint-Laurent - http://www.tourismebas-st-laurent.com/vitrine/atrbsl
Capitale-Nationale - http://www.capitale-nationale.gouv.qc.ca/info_utiles/tourisme/index_fr.htm
Centre-du-Québec - http://www.tourismecentreduquebec.com/
Chaudière-Appalaches - http://www.chaudiereappalaches.com/
Côte-Nord - http://www.tourismecote-nord.com/
Estrie - http://www.tourisme-estrie.com/
Gaspésie–Îles-de-la-Madeleine - http://www.tourismeilesdelamadeleine.com/
Lanaudière - http://www.lanaudiere.ca/
Laurentides - http://www.laurentides.com/
Laval - http://www.tourismelaval.com/
Mauricie - www.ilemaurice-tourisme.info/
Montérégie - http://www.tourisme-monteregie.qc.ca/site/index.php?s=decouvrir&ss=villes&ss2=27
Montreal - http://www.tourisme-montreal.org/
Nord-du-Québec - http://www.nordduquebec.gouv.qc.ca/
Outaouais - http://www.tourismeoutaouais.com/home/index_e.asp
Saguenay–Lac-Saint-Jean - http://www.tourismesaguenaylacsaintjean.qc.ca/

Bom, foi praticamente essa pesquisa pequenininha que eu fiz e consegui juntar aquele pouquinho de informações! Hehehehe Acredito que ainda achei outros sites além desses que coloquei acima, alguns até encontrei na Comunidade Brasil-Quebec. Talvez vocês não encontrem local para requisitar material em alguns dos sites acima. Lembro que para cada lugar, eu abria dois ou três sites que apareciam no Google para poder encontrar algo. Mas... Acho que por esses sites dá para juntar muita informação boa!

Espero que ajude vocês, de alguma forma!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

La lettre est arrivée!!!!!!!

6 comentários

Bonjour mes amis!!!

Hoje é um dia de novidades boas!!!! Júnior foi me pegar no trabalho para irmos para a aula de francês e levou um "presentinho" no carro! Chegou HOJE, há exatos 13 dias após o envio do nosso dossiê, a carta de confirmação do recebimento do mesmo! Iupiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!
Nossa que não sei como explicar a minha reação, eu gelei, tremi, suei, tudo ao mesmo tempo!! E eu só a esperava lá pro meio ou final de Novembro!

Agora é pegar firme no francês, mais do que nunca, e esperar que nossa entrevista seja realmente entre abril/maio de 2009!

Daqui pra lá tem muito chão ainda, e muuuuita espera! Tomara que dê tempo para que fiquemos realmente afiados no francês, porque não vou mentir, depois de ver a carta passei a aula todinha pensando como eu ía fazer para aprender logo essa língua danada em tão pouco tempo! Mas nós ainda somos brasileiros e não desistimos nunca!!!! kkkkkkkkkkkkkk

Abaixo, a nossa cartinha:


À bientôt e bonne chance!!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Eviando os Docs

8 comentários


Salut! Olá! Ultimamente circulou uma notícia na Internet, mais precisamente nos grupos de discussão do Yahoo, que em uma palestra com Soraia Tandel foi esclarecido que quem desse entrada até o final desse ano teria sua entrevista marcada para Março do ano que vem (2009). Bem podemos confessar que essa notícia nos fez "tremer nas bases", pois pensar que enviar os documentos até o final do ano acarretaria na realização da entre
vista em Março/Abril é tirar os pés das nuvens um pouco e sentir solo firme!! Ficamos um pouco nervosos, porque passa muito rápido. Já estamos em Setembro e até chegar o final do ano vai ser como dizemos por aqui: "um pulo"! Temos tantas coisas para nos preocupar esse final de ano e mais essa agora; sendo nossa prioridade número um temos que dedicar um tempo precioso aos estudos de imigração e do francês para a entrevista. Trabalho, obrigações, eleições e IMIGRAÇÃO! Mas podem se perguntar: "Por que estão tão preocupados se ainda nem deram entrada no processo?", eu respondo: "Porque enviamos os documentos nesta quarta-feira dia 24/09/2008 e hoje foi entregue no Escritório de Imigração do Quebec em SP", acho que já basta pra dar um frio na barriga, não? Pois então vejam só o rastreamento do sedex:

Acredito ser um dos passos mais importantes do processo. É o limiar entre a decisão de ir ou não. No momento em que o atendente dos Correios colocou nossa pasta dentro da caixa e depois no balcão atrás dele, pensei: "Agora não tem volta, é isso mesmo, vou até o fim!" É uma sensação de que estou subindo degrau por degrau e de que estou conseguindo perseguir um sonho com minha Li passou pelas veias esquentando meu coração... nunca tinha sentido algo assim, muito bom. Compartilhando esse momento com vocês fizemos algumas fotos que posto aqui agora:




Bem, como quase todos os blogs, nós também queremos ajudar os que nos lêem e procuram algum tipo de informação por aqui, então um resumo sobre o procedimento inicial para imigrar ao Quebec poderia ser da seguinte forma:

1. Estudar (inclusive o francês, e muito), pesquisar, tirar todas as dúvidas e começar a fazer contatos (blogs, orkut, sites oficiais), muitos dos sites, blogs e dicas você pode encontrar do lado direito desse texto;
2. Fazer a avaliação preliminar online, na intenção de descobrir se seu perfil é adequado e se é possível que obtenha êxito no processo de imigração (recomendo que além de fazer a avaliação online, dê uma atenção toda especial à TABELA DE PONTUAÇÃO. É através dela que saberá onde pode melhorar sua pontuação e conhecer detalhadamente seu perfil);
3. Juntar documentação para formar seu dossiê, preencher os formulários (que são encontrados neste link) e posteriormente enviar ao Escritório de Imigração;
OBS.: Você deve observar bem todas as exigências e cumpri-las à risca. Repito: a leitura e pesquisa, o "auto-didatismo" é essencial nesse processo.
4. Esperar a carta de abertura do processo e o débito em seu cartão de crédito da taxa de abertura - caso falte algum documento o Escritório fará o pedido de envio do que estiver faltando e continuar estudando muito francês;
5. Esperar a carta confirmando e marcando a entrevista (observe os detalhes, tipo, levar todos os documentos originais, comprovar que no interim entre a abertura do processo e a entrevista você realizou pesquisas e está consciente dessa mudança e o que ela trará para você e sua família, além de conhecimento do novo país, cidade, mercado de trabalho, moradia, transporte, moeda, preços, enfim, tudo que possa tornar sua adaptabilidade mais fácil em um novo ambiente, sem falar da língua - se mate de estudar francês). Caso não haja nenhum impedimento e todas as informações prestadas nos formulários forem comprovadas e obtiver a autoriazação para imigrar, receberá o famoso CSQ - Certificat de Sélection du Québec. Com este documento já será considerado apto para ingressar na próxima etapa do processo, que será descrita aqui em momento oportuno.

Tudo isso parece pouco, mas não é, acreditem. Quando iniciamos e começamos a pesquisar, quanto mais informações procurávamos, mais achávamos e assim acabei criando uma pasta nomeada de IMIGRAÇÃO no meu computador que hoje possui quase 4Gb de arquivos dos mais variados que possam imaginar, todos organizados por assunto, os quais estou compactando dentro de um só documento, o qual entitulei PLANO DE AÇÃO, que tem o objetivo de servir como guia para mim e para Lidiane e futuramente, espero ele poder ajudar outras pessoas. Como falei em posts anteriores, e como já fiz, vou continuar colocando por aqui alguns tópicos que achar interessantes e que estiverem contidos neste documento. Na verdade estamos o usando como preparação para a entrevista no quesito adaptabilidade. Acho que é essencial.

Os formulários são outro "trabalhão", como vocês podem observar nas fotos abaixo:


Juntamos todos nossos documentos e colocamos em um fichário, com plástico e divisores, além de um sumário no começo dizendo onde estava cada documento, e uma folha de rosto antes de cada seção explicando tudo, aí vão algumas fotos do que foi dentro daquela caixinha amarela do sedex:






P.S.: O preenchimento cansa tanto que as vezes vocês podem até ficar um pouco perturbados, como bem mostra a foto abaixo:

OFF TOPIC: Bricadeiras à parte, para falar a verdade, essa foto eu quis postar porque isso é ela mesmo, minha Li, com esse jeito de ser que só ela tem. Queria aqui, pra todo mundo ver, te agradecer, como o faço todos os dias, por ter entrado na minha vida, porque desde esse dia sou mais feliz a cada minuto que passa e estar ao teu lado nessa aventura, e em outras de nossas vidas, tem sido o desafio mais delicioso de ser vivido que Deus me deu! Amo você do tamanho da distância daqui pro infinito multiplicado pela nossa vontade de imigrar ao Canadá ao cubo! =)
Não, hoje não é nenhuma data importante, mas só acho que todos os dias são especiais quando se tem ao lado alguém que quer sempre te ver bem, então não deixo pra depois o que posso dizer agora!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Atualizações

4 comentários

Bonjour!!!

Nunca mais eu postei por aqui... Então vamos às novidades!

Estamos mais uma vez sem aulas particulares de francês! =/ Não estávamos vendo muito efeito e achamos melhor dar uma parada. Resolvi comprar alguns livrinhos (indicações vistas em outros blogs) para tentar dar um suporte enquanto ficamos sem aula particular.
Compramos os seguintes livros: Francês urgente para brasileiros (que é o primeiro que estou utilizando e até agora estou achando muito bom), Como dizer tudo em francês, Como escrever tudo em francês; A arte de conjugar verbos em francês (esse realmente eu estava precisando kkkk), 15 minutos de francês (muito legal, vem com CD de áudio e dá para enriquecer um pouco o vocabulário) e um dicionário, pois estávamos sem. E Vamos começar essa semana também um grupo de conversação com alguns colegas, e acredito que será muito útil para nos ajudar a soltar a língua cada vez mais. Se bem que pra quem está estudando 2 estágios simultaneamente no curso acho que estamos nos virando muito bem! Já estamos desenrolando muita coisa! =D





Ah, Júnior já tinha comentando em um post anterior que eu estava pedindo alguns folders sobre o Canadá em websites.. Quando surgiu essa história de Canadá aqui em casa, comecei a pesquisar sobre todas as províncias, cidades, e fui pedindo folder em tudo que é site... Quando parei essa semana para ver tudo que tinha chegado, eis que me deparo com essa surpresinha:



É, acho que ele tinha razão quando falou que eu exagerei um pouco! kkkkkkkkkkkkkk

Ah, passamos todo esse fim de semana montando nosso dossiê. Estamos só aguardando as fotos que tiramos e algumas xerox para dar entrada, que será em breve!!! =D

No mais, as convocações para as entrevistas desse ano já estão acontecendo, e o que nos deixou muito felizes foi que as pessoas daqui do Nordeste farão entrevistas em Recife, que fica bem mais perto e barato do que ir para São Paulo!

Agora é terminar e enviar nosso dossiê para então terminar nosso projeto e mergulhar de vez no francês, para começar nossa “espera”!

Á bientôt!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Space Bag

5 comentários


Galera! Existe de tudo que nós possamos imaginar nesse mundo!!!

Uma ótima dica para quem está arrumando as malas pra outro país, que é o nosso caso, é o Space Bag, principalmente porque vamos levar uma mudança mesmo, então economia de espaço é tudo que precisamos na viagem.

É muito legal, você simplesmente põe varias roupas no space bag (tem de vários tipos e tamanhos), fecha o zíper e tira todo o ar de dentro com o seu aspirador de pó comum. Além de proteger, diminui consideravelmente o volume inicial, cabendo assim mais bagagem na mala. Você acha esse produto no mercado livre. Não sei se em lojas de departamento daqui do Brasil tem como achar. Compramos o nosso diretamente do site, mas só entregam nos EUA, como uma amiga foi passar um mês, trouxe sem problemas (por isso compramos logo, oportunidade única). A nossa bagagem (se der tudo certo) vai ser um pouco diferente do normal, decidimos que ao invés de comprar malas, vamos colocar toda nossa bagagem em caixas de papelão lacradas, que são bem mais baratas e mais leves. Cada mala pesa no mínimo 3kg (considerando uma média), e isso conta muito quando se leva pelo menos 5 malas na viagem, já a caixa de papelão (que tem que ser do reforçado, 6mm) pesa muito menos. No final das contas a economia vale a pena.
Logo abaixo estão dois vídeos sobre este produto, pra quem não conhece, possa conhecê-lo.



Outro vídeo legal é esse:


Como compramos uma quantidade alta, pois para comprar da loja tem que ser em caixa fechada, então temos sobrando e estamos querendo vender algumas peças: São 3 Cubes (Large: Holds up to 10-12 Wweaters), 1 Large, 1 Medium e 1 Travel (Large: 33 1/2"tall x 21 1/2"wide Medium: 22 1/2"tall x 18"wide Travel: 18"tall x 13"wide ). O preço do conjunto é R$150,00 e o frete é por conta do comprador (pagamento à vista). Quem se interessar envie e-mail para ubirajr@gmail.com.

Algumas fotos que tiramos deles:






À Bientôt!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Obrigações Eleitorais

0 comentários


Tema sazonal, as eleições são assunto importante para quem está fora ou saindo do Brasil. Como proceder? Como fica o alistamento eleitoral de cada um? Aqui estão algumas informações compiladas de sites oficiais.

BRASIL TEM QUASE 105 MIL ELEITORES NO EXTERIOR

O número de eleitores brasileiros no exterior cresceu consideravelmente nos últimos anos. A Justiça Eleitoral registrou, somente no ano de 2007, um aumento superior a 21% no número de eleitores brasileiros que vivem no exterior. Dentre os dados analisados no período de janeiro a dezembro de 2007, constatou-se que esse grupo subiu de 86.202 para quase 105 mil eleitores alistados junto às representações diplomáticas espalhadas pelo mundo. Foram, em média, quase 1.500 novos pedidos de cadastramento por mês.
Os eleitores no exterior correspondem a 0,082% do total do eleitorado brasileiro, que soma 127.464.143 cidadãos aptos a votar.
Existem 94 zonas eleitorais espalhadas pelos cinco continentes, sendo que o maior eleitorado está localizado nos Estados Unidos, com 35.875 alistados.
Esse crescimento deve-se também às campanhas de incentivo ao voto desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira, que tem atuado de modo a proporcionar o exercício da cidadania a todos os brasileiros, onde quer que eles estejam.

VOTAÇÃO NO EXTERIOR

Os cidadãos brasileiros residentes no exterior, maiores de dezoito anos, também devem cumprir suas obrigações eleitorais (alistamento e voto), salvo os maiores de setenta anos e os analfabetos. Os portadores de deficiência física ou mental que impossibilite ou torne extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais poderão requerer a não-aplicação das sanções legais, na forma das Resoluções-TSE n os 20.717/2000 e 21.920/2004.
Aos que possuem domicílio eleitoral no exterior, o exercício do voto é exigido apenas nas eleições para presidente da República.
Aqueles que, embora residindo no exterior, mantenham seu domicílio eleitoral em município brasileiro continuam obrigados a votar em todas as eleições, devendo, portanto, justificar suas ausências às urnas enquanto estiverem fora do País, a fim de permanecerem quites com a Justiça Eleitoral.
O Código Eleitoral prevê a criação de mesas de votação no exterior somente em locais que possuam ao menos 30 (trinta) eleitores inscritos, mas os eleitores com domicílio eleitoral fora do Brasil podem votar na mesa receptora de votos mais próxima, desde que localizada no mesmo país, de acordo com a comunicação que lhes for feita.
A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com o apoio dos consulados ou missões diplomáticas em cada país.
As seções eleitorais para o primeiro e segundo turnos de votação serão organizadas até 60 (sessenta) dias antes da eleição e funcionarão nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais em que existam serviços do governo brasileiro. Excepcionalmente, o Tribunal Superior Eleitoral poderá autorizar a abertura de seção eleitoral fora de tais locais.

Inscrição eleitoral no exterior - Os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de dezoito anos de idade, que residam no exterior devem realizar a sua inscrição eleitoral nas sedes das repartições diplomáticas brasileiras com jurisdição sobre a localidade de sua residência ou no Cartório Eleitoral do Exterior com sede em Brasília.
A inscrição eleitoral é facultativa para os analfabetos, para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e para os maiores de setenta anos.
Os portadores de deficiência física ou mental que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais (alistamento e voto), podem requerer, nos termos das Res.-TSE n os 20.717/2000 e 21.920/2004, a não-aplicação das sanções legais.
Para se inscrever como eleitor o interessado deve comparecer, pessoalmente, à sede da embaixada ou da repartição consular responsável pela localidade em que reside e apresentar os seguintes documentos:
  • documento oficial brasileiro de identificação (passaporte, ou carteira de identidade, ou carteira de trabalho, ou certidão de nascimento ou casamento, ou instrumento público no qual conste idade e outros elementos necessários à qualificação do requerente, ou documento no qual conste a nacionalidade brasileira);
  • comprovante que ateste sua residência no exterior;
  • certificado de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).
Em anos eleitorais, a inscrição só pode ser requerida até cento e cinqüenta e um dias antes da data da eleição, pois ao término deste prazo o cadastro eleitoral será fechado.
O Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), assinado pelo alistando, juntamente com a documentação apresentada, será enviado ao Cartório Eleitoral do Exterior, com sede em Brasília, para análise. Deferida a inscrição, o título eleitoral será remetido à repartição diplomática da jurisdição do requerente, que deverá a ela comparecer para recebê-lo.
No caso de inscrições requeridas perante o Cartório Eleitoral do Exterior, em Brasília, a emissão e entrega do título de eleitor será imediata.
Em Brasília, o Cartório Eleitoral do Exterior situa-se a SEPN 510, Lote 7, Avenida W3 Norte, CEP 70.750-520.
Veja os contatos das representações diplomáticas brasileiras no exterior:

Embaixada em Ottawa-BRAZILIAN EMBASSY
450 WILBROD STREET, OTTAWA – ONTARIO, K1N 6M8, CANADA
TEL.: (1613) 237-1090 (GERAL)
TEL.: (1613) 755-5181 (EMBAIXADOR)
TEL.: (1613) 755-5178 (MINISTRO-CONSELHEIRO)
TEL.: (1613) 755-5162 (MINISTRO-CONSELHEIRO, DIRETO)
TEL.: (1613) 755-5175 (SETOR DE ADMINISTRAÇÃO)
TEL.: (1613) 755-5171/73 (SETOR CONSULAR)
TEL.: (1613) 755-5176 (SETOR CULTURAL)
TEL.: (1613) 755-5180 (SETOR ECONÔMICO)
TEL.: (1613) 755-5178 (SETOR POLÍTICO)
TEL.: (1613) 755-5174 (SETOR DE COMUNICAÇÕES)
FAX: (1613) 237-6144
E-MAIL: mailbox@brasembottawa.org

Consulado-Geral em Montreal-CONSULAT GENERAL DU BRESIL
1, WESTMOUNT SQUARE, SUITE 1700, MONTREAL, QUEBEC, H3Z 2P9, CANADÁ
TEL.: (514) 499-0968 (GERAL)
TEL.: (514) 499-3408 / 9158
TEL.: (514) 912-0012 (PLANTÃO)
FAX : (514) 499-3963
E-MAIL: geral@consbrasmontreal.org
HOME PAGE: http://www.consbrasmontreal.org/

Transferência do título eleitoral - Todo eleitor brasileiro que resida no exterior nos países onde há representação diplomática brasileira pode solicitar a transferência do título eleitoral. Para requerê-la, o eleitor terá de comparecer, pessoalmente, à sede da embaixada ou da repartição consular brasileira responsável pela localidade em que reside, ou ao Cartório Eleitoral do Exterior com sede em Brasília e apresentar os seguintes documentos:
  • documento oficial brasileiro de identificação (passaporte, ou carteira de identidade, ou carteira de trabalho, ou certidão de nascimento ou casamento, ou instrumento público no qual conste idade e outros elementos necessários à qualificação do requerente, ou documento no qual conste a nacionalidade brasileira);
  • comprovante que ateste sua residência no exterior;
  • título eleitoral, se o tiver.
Entretanto, a transferência só será admitida se satisfeitas as seguintes exigências:
  1. estar quite com a Justiça Eleitoral;
  2. ter transcorrido, pelo menos, 1 (um) ano do alistamento ou da última transferência requerida;
  3. residir há, no mínimo, 3 (três) meses no novo domicílio;
  4. requerer pessoalmente a transferência, assinar o requerimento e apresentar a documentação acima descrita.
O disposto nos itens 2 e 3 não se aplica à transferência de título eleitoral de servidor público civil, militar, autárquico, ou de membro de sua família, que tenha sido removido "a serviço".
Em anos eleitorais, a transferência só pode ser requerida até cento e cinqüenta e um dias antes da data da eleição, pois ao término deste prazo o cadastro eleitoral será fechado.
O requerimento assinado pelo eleitor, juntamente com a cópia da documentação exigida, será enviado ao Cartório Eleitoral do Exterior, com sede em Brasília, para análise. Deferida a transferência, o título eleitoral será remetido à repar tição diplomática da jurisdição do requerente, que deverá a ela comparecer para recebê-lo.
No caso de transferências requeridas perante o Cartório Eleitoral do Exterior, em Brasília, a emissão e entrega do título de eleitor será imediata.

Mudança de domicílio eleitoral - Todo cidadão brasileiro, já inscrito como eleitor no exterior, que reside, onde há representação diplomática brasileira, em local diverso daquele onde se deu a inscrição originária, pode solicitar a mudança de domicílio eleitoral no exterior.
Para isso, é necessário que haja transcurso de, ao menos, um ano do último alistamento eleitoral; residência mínima de três meses no novo domicílio; quitação das obrigações eleitorais; comparecimento pessoal do requerente, no ato da transferência, para assinatura do Requerimento.
O eleitor deve dirigir-se, a qualquer tempo, exceto nos 150 dias que antecedem as eleições, à sede da Embaixada ou Repartição Consular com jurisdição no novo endereço ou ao Cartório Eleitoral do Exterior com sede em Brasília, portando documento oficial de identificação, original ou cópia autenticada, e comprovante de nova residência.

Justificativa eleitoral - O eleitor brasileiro que esteja no exterior, mas com inscrição eleitoral no Brasil, continua obrigado a votar ou, na impossibilidade, a justificar a ausência em todas as eleições que ocorrerem no País.
Aos que tiverem domicílio eleitoral no exterior a obrigação do voto ou da justificativa limita-se às eleições presidenciais.
A justificativa eleitoral pode ser apresentada no dia da eleição ou nos 60 (sessenta) dias posteriores ao pleito, ou ainda nos 30 (trinta) dias contados da data do retorno ao Brasil.
Vale lembrar que a ausência, a cada turno da eleição, deve ser justificada individualmente.
No dia da votação, o eleitor deverá comparecer à sede da embaixada ou repartição consular mais próxima do local em que estiver, portando documento oficial brasileiro de identificação com foto e o título de eleitor, e entregar o Formulário "Requerimento de Justificativa Eleitoral" preenchido.
Tal formulário pode ser obtido, gratuitamente, na página da internet do TSE, assim que for colocado à disposição pela Justiça Eleitoral. No dia da eleição, um formulário estará disponível, também, nos locais de votação ou de justificativa.
O formulário entregue em local situado no país onde o eleitor é inscrito ou preenchido com dados incorretos, que não permitam sua identificação, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.
Caso o requerimento de justificativa seja entregue em lugar diverso dos definidos pela Justiça Eleitoral, cabe ao juiz eleitoral decidir sobre o deferimento ou não.
Após o dia da votação, o eleitor tem o prazo de até 60 (sessenta) dias para formalizar a justificativa eleitoral, encaminhando requerimento ao juiz da zona eleitoral em que for inscrito.
Esse requerimento pode ser entregue em qualquer missão diplomática brasileira, ou encaminhado, por via postal, ao cartório da zona eleitoral onde é inscrito o requerente no Brasil, ou ao Cartório Eleitoral do Exterior, no caso daqueles que transferiram seu título para outro país.
O pedido deve conter a qualificação completa do eleitor (nome, data de nascimento, filiação, número do título e endereço atual), o motivo da ausência à votação, cabendo-lhe, ainda, apresentar documentos que comprovem a identidade e as razões alegadas para justificar a ausência às urnas.
O acolhimento ou não das alegações apresentadas ficará, sempre, a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor estiver inscrito.
O prazo de 60 (sessenta) dias é contado a partir da data de cada turno. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá dois prazos para justificar suas ausências.
O eleitor brasileiro no exterior tem ainda o prazo de 30 (trinta) dias, contados de seu retorno ao Brasil, para formular requerimento de justificativa pela ausência às urnas ao juiz eleitoral do local em que se encontra inscrito como eleitor.
O eleitor que se encontrava no exterior no dia da eleição pode comprovar a ausência à votação por meio dos seguintes documentos, anexados ao requerimento de justificativa: cópia do passaporte com carimbo de entrada ou saída do país visitado, bilhete de passagem que comprove a data do retorno do eleitor ao país onde está inscrito, atestado de matrícula em estabelecimento de ensino no exterior, contrato de trabalho no exterior.
O eleitor pode justificar as ausências às eleições tantas vezes quantas forem necessárias, mas deve estar atento a eventual realização de revisão do eleitorado no município onde for inscrito, em decorrência da qual pode ter o seu título cancelado.

Conseqüências para quem não justificar - O eleitor, enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, não poderá:
  • Obter passaporte ou carteira de identidade;
  • receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subseqüente ao da eleição;
  • participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias;
  • obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
  • inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
  • renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
  • praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
  • obter Certidão de Quitação Eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004;
  • obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
  • O eleitor inscrito no exterior, que não justificar sua ausência às urnas, deverá comparecer à sede da embaixada ou repartição consular, ou ao Cartório Eleitoral do Exterior, com sede em Brasília, para regularizar a sua situação.
O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, excluída do cadastro de eleitores.
A regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos), e aos portadores de deficiência física ou mental que torne seja impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais, que requererem, na forma das Res.-TSE n os 20.717/2000 e nº 21.920/2004), sua justificação pelo não-cumprimento daquelas obrigações.

Não deixem de conferir as estatísticas de brasileiros votantes no exterior!!!

E aqui, uma seção de perguntas e respostas sobre o tema. Acredito que seja de inestimável importância para todos nós!!!

Maiores informações clique aqui.

Fonte: TSE e TRE-DF

P.S: E, por favor, juízo nas urnas!!!! Será que é assim também no Canadá? Espero que não...