quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cadê a carta??????????????????

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Eu havia prometido para mim mesma que não iria ficar ansiosa, mas NÃO DÁ!
Cadê a bendita carta de abertura do processo federal que não chega?????????
Enviamos nossa documentação dia 13/04, dia 14/04 já estava tudo lá! Hoje, dia 29/04 já faz 15 dias! Eu sei, eu sei, alguns podem pensar que faz SÓ 15 dias, mas para mim, é uma eternidade!!!
No sistema de timelines, a média é de 7 dias! Tem gente que enviou a documentação uma semana antes da gente e o endereço já apareceu no E-cas!!
E para aumentar meu estresse, ontem mandei também email para o Consulado, perguntando também como proceder com relação à mudanças de endereço, e NADA de resposta!
Acho que a Maria João não foi muito com a minha "cara".
Enfim, tô ansiosa, SUPER ANSIOSA! E esse feriado chegando, tá tirando meu juizo, pois aqui na rua o carteiro geralmente passa nas Segundas, Quartas e Sextas, ou seja, essa semana já não chega mais!

A-R-R-A-S-A-D-A!!!!!!!!!!

Só um desabafo mesmo.

Lidiane

terça-feira, 21 de abril de 2009

Agradecimentos

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Bem, sei que Lidiane já agradeceu a todos o apoio, mas eu gostaria de agradecer novamente... eu sou assim, não esqueço das pessoas que nos estendem a mão, nunca, como Lidi também, mas quero agradecer, pois foi ela que escreveu o post anterior, então... esse sou eu.
Como são muitas pessoas, talvez não cite o nome de alguma, mas tenha certeza que estarás no nosso coração num lugar muito especial!!!
Queria agradecer primeiro aos nossos pais, que não sabiam, mas ao ficarem sabendo do nosso plano de ir para o Canadá, nos apoiaram de diversas maneiras e acreditaram também neste sonho; à Rogério Manso, por ter conversado conosco sobre o processo de imigração e sua experiência, logo no início de tudo, sem pretensão alguma, o fazendo de coração aberto; ao nosso amigo Jerry Jairon, que nos ajudou como pôde com relação ao mapa, em nome de quem estendo os agradecimentos também à sua esposa Ignez; à Rossana Menezes pelas palavras, sempre, de conforto e apoio positivo; à nossa querida professora, Carmen Verônica, que nos acompanhou nessa fase final, nos dando força e revisando nosso francês, devemos muito a você, pelo que fez e mais ainda pela pessoa que é, pois é uma graça na vida da gente ter amizades assim, aos nossos professores anteriores que deram sua contribuição, aos nossos amigos Gisele e Diogo, que nos ajudaram de forma especial e de peito aberto, à Elizângela, que, através de Lidiane, deu sua enorme contribuição; à Joana e Danilo, que me deram ótimas dicas sobre a área de design em Montreal e a todo mundo que de uma forma ou de outra teve uma participação nessa nossa caminhada, que deu só seu primeiro passo rumo à felicidade (detalhe: sei de todas as dificuldades que enfrentaremos... sei não, imagino, mas estamos seguindo no caminho certo, disso tenho certeza, do contrário tantas coisas boas não estariam acontecendo).
Valeuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Processo Federal

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Bom, um mês antes da entrevista, assim que terminamos de montar nosso projeto, mapa e afins, começamos a preparar a documentação e os formulários da parte Federal do processo, pois, se tudo desse certo, os enviaríamos ao Consulado Geral do Canadá de Salvador mesmo. E foi o que aconteceu. Com o CSQ em mãos, os anexamos ao envelopinho que já estava pronto.

Esses formulários são bastante trabalhosos e exigem atenção redobrada.

Formulários

O preenchimento dos formulários pode ser feito através do próprio computador.

- Demande de résidence permanente au Canada (IMM 0008)
- Antécédents/Déclaration (IMM 008 – Annexe 1)
- Déclaration d’intention de résider au Québec – Immigration économique (IMM 008 – Annexe 5)
- Renseignements additionnels sur la famille (IMM 5406)

Existe um guia especialmente elaborado para ajudar no preenchimento desses formulários. Nós preenchemos os nossos a partir da leitura atenciosa dele, por isso, recomendamos que todos o leiam também.
Guia Oficial com instruções para trabalhadores qualificados do Québec: http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/FQ7.pdf (esse guia é só para ajudar no preenchimento, não precisa mandar)

É importante observar que nenhum espaço poderá ficar em branco, em todos os formulários. Quando a pergunta não couber à você, escreva a sigla S.O. (sans objet) no espaço reservado à sua resposta.

Guia Oficial com instruções para trabalhadores qualificados - Consulado São Paulo: (esse nós preenchemos e enviamos junto, da página A2 até a página A5)
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/F37134.pdf

Demande de résidence permanente au Canada – (deve ser preenchido apenas pelo Requerente Principal):
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/imm0008fgen.pdf
Nele você deve marcar como categoria da demanda a de imigração econômica. Todos os membros da sua família devem constar nesse formulário (caso não dê no espaço reservado, anexe em uma folha), inclusive os que não irão ao Canadá, lembrando, novamente, que deve ser entendido como membros da família o cônjuge e os filhos. O sobrenome de todos (inclusive o do demandante) deve ser escrito por completo, sem abreviações e tanto ele quanto o nome (prénon) devem ser escritos em letras maiúsculas. Nele ainda deve-se colar uma foto do requerente principal e de cada membro da família. Atrás de cada uma das fotos deve constar o nome completo, a data de nascimento, o parentesco com o demandante e a data em que a mesma foi tirada. O tamanho das fotos encontra-se no guia para preenchimento do formulário.

Antécédents/Déclaration – (deve ser preenchido pelo requerente principal e para todos os membro da família maiores de 18 anos)
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/imm0008_1F.pdf
Nesse formulário você dará informações sobre os seus estudos, sobre o que você fez desde o seu aniversario de 18 anos ou nos últimos 10 anos (estudos, empregos, períodos de desemprego), se você faz parte ou já fez de organizações (políticas, sociais, de jovens ou de estudantes, sindicatos ou associações profissionais), se já ocupou ou ocupa algum cargo público (inclusive prestação de serviços eleitorais) e informações sobre o serviço militar para os que serviram ao exército. Também deve incluir nele os endereços dos lugares em que se residiu desde a maioridade para se verificar a necessidade ou não de certidões de nada consta para cada um deles.

Déclaration d’intention de résider au Québec – Immigration économique (deve ser preenchido apenas pelo requerente principal)
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/imm0008_5F.pdf - Esse é super simples.

Renseignements additionnels sur la famille - (deve ser preenchido pelo requerente principal e para todos os membro da família maiores de 18 anos)
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/IMM5406F.PDF - Esse também é super simples.

Declaração Oficial de União Estável: (não é o nosso caso, mas para quem se enquadra nessa situação, deve preencher)
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/IMM5409F.PDF

Depois de preenchidos todos os formulários deve-se pagar a taxa de CAN$ 550,00 por pessoa.

Recomenda-se, antes de fazer o pagamento, ligar para o Consulado para saber a cotação do dia no qual você for fazer o pagamento. Ligue para 11-5509-4343, e escolha as opções 3, depois 2.

Para saber as formas de pagamento, digite 1 ao final da mensagem. O sistema automatizado de informações está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A taxa de processamento poderá ser efetuada em Dólar Canadense ou Real, o que lhe for mais conveniente. Para pagamento em Dólar Canadense, utilize dinheiro em espécie ou cheque administrativo nominal a: "Receiver General for Canada". Para pagamento em Real, a taxa deverá ser paga somente através de cheque administrativo ou depósito bancário, em dinheiro, na boca do caixa.

Dirija-se ao banco já sabendo o valor da taxa em Real a ser paga. O banco não lhe dará essa informação. O depósito deverá ser feito em dinheiro diretamente no caixa, em qualquer agência do Banco HSBC no Brasil: http://www.hsbc.com.br/ . Seu pagamento deverá ser feito em nome do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. O número da agência é 1888 e o número da conta corrente é 00116-05.

Envie o original do comprovante de depósito bancário junto ao seu pedido de visto.
Se você pagar através de cheque administrativo, emitiremos um recibo quando recebermos seu pedido de visto.

Atenção! Outros métodos de pagamento a EXCEÇÃO de cheque administrativo ou depósito bancário em dinheiro não serão aceitos. Não aceitamos transferência entre contas, DOC, TED ou outros.

Texto retirado de: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/fees-frais.aspx?lang=por

Documentos que deverão ser anexados juntos aos formulários:

· CSQ Via - "Immigration";

· Cópia simples do passaporte (todos os envolvidos, principais páginas);

· Cópia simples da certidão de nascimento e casamento (se for o caso)

· 6 fotos (3,5cm x 4,5 cm) para cada pessoa. Ver especificações das fotos no link Appendix C: http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/guides/E37134.pdf As fotos devem ser separadas em envelopes que contenham essas mesmas informações no verso e sejam devidamente lacrados (ou seja, um envelope para cada membro contendo 6 fotos cada).Tiramos as nossas fotos aqui no Shopping Iguatemi de Campina Grande e 6 fotos custaram R$ 10,00.

· Certidões Negativas:

- Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo seu Estado: Aqui no Estado da Paraíba, na nossa cidade, Campina Grande, tiramos na Casa da Cidadania. Foi rápido e prático. Basta preencher o formulário entregue lá, na hora, anexar uma cópia da carteira de identidade e pagar a quantia de 8,33 para cada certidão. Ela demora um pouquinho a ficar pronta aqui, já que não é a capital. A nossa chegou com uma semana.

- Certidão Negativa da Justiça Federal: No site http://www.jfpb.gov.br/, procure o item Certidão negativa, mais especificamente esse aqui: http://www.jfpb.gov.br/certidao/
As certidões emitidas pela internet são aceitas, porém, nós preferimos ir à própria sede da Justiça Federal e pedir as nossas. É de graça e recebemos na hora.

- Certidão de Antecedentes Criminais: também pode ser retirada no site: http://www.dpf.gov.br/ , no link Certidão de antecedentes criminais, porém nós também preferimos pedir na própria sede da polícia. Também é gratuito, basta preencher o formulário encontrado nesse link: http://www.dpf.gov.br/web/formulario/Form_crim_impresso.htm, anexar a cópia da carteira de identidade e pronto, recebemos com 2 dias.

Para os que residiram foram do país por mais de 6 meses e após os 18 anos, devem-se requerer também certidões da Polícia Federal, das Polícias locais ou regionais e das autoridades judiciárias do país em que residiu.

Após todos os formulários devidamente preenchidos, o depósito feito e as fotos tiradas, deve-se enviar tudo para:

Av. das Nações Unidas, 12901 - 16º andar, 04578-000 - São Paulo, SP – Brasil

Como nossa entrevista foi no dia 10/04, Sexta-Feira Santa, só pudemos realizar nosso pagamento na Segunda, dia 13/04. Ligamos para o Consulado e a taxa para cada pessoa foi 1010,00. Realizamos o depósito no banco HSBC no Salvador Shopping, e lá mesmo enviamos o nosso envelopinho por Sedex, que custou 38,40.
Já rastreamos a nossa “encomenda” e vimos que chegou lá dia 14/04! Agora é só aguardar a cartinha de abertura do processo.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Nossa entrevista!

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Bom, hoje foi o nosso dia!
Dormimos consideravelmente bem e tentamos acordar tarde, mas não deu. 6 horas da manhã já estávamos acordados então resolvemos que iríamos tentar aproveitar o hotel pela manhã e só começaríamos a nos aprontar após meio dia, já que nossa entrevista seria apenas Às 15h30 e nossa diária no hotel era até 14h. Porém nada planejando aconteceu!
Quando descemos para o café da manhã, começou uma chuva intensa, com direito a relâmpagos, trovões e tudo mais! Após o café voltamos para o quarto e ficamos lá, curtindo o nosso nervosismo, assistindo a TV5 Monde, revisando mil vezes os documentos, as pastas, tudo!
Enfim, 13h30 estávamos prontos e descemos para fazer o check out. Como não tínhamos mais o que fazer, resolvemos subir logo e ficar lá aguardando! Subimos às 14h, e depois de eu ir ao banheiro umas 4 vezes e Júnior umas 3, chegou um rapaz que faria a entrevista às 14h30. Logo chegou seu horário e o M. Daniel Leblanc veio chamá-lo, se apresentou para nós e nos pediu para esperar "un petit peu" que a nossa seria a próxima.
Nesse momento eu até me tranquilizei um pouco pois entendi perfeitamente tudo que ele falou e isso era um bom sinal! heheheh
Por incrível que pareça a hora não demorou a passar, a entrevista do rapaz durou uns 40 minutos, e ele nos chamou aproximadamente às 15h10, ficou brincando que o ar condicionado estava muito frio (acho que nós que estávamos com muito calor e botamos o ar bem frio enquanto esperávamos!).
Mais uma vez se apresentou, sentou, entregou a folhinha para Júnior preencher sobre as palestras e a nossa data de início do dossiê e começou perguntando em que cidade nós morávamos, a cidade na qual queríamos morar e foi me pedindo os documentos. Começou pedindo nossos passaportes (dos dois ao mesmo tempo) e a certidão de casamento, se confundiu um pouco com nossos nomes, principalmente com o de Júnior (Ubirajara) e até perguntou a origem do nome, então falei que era indígena. Ele não pediu a certidão de nascimento.
Depois ele pediu o certificado de autonomia financeira e tinha um erro, pois eu não tinha a xerox do que mandamos no dossiê, então imprimi um novo e coloquei a data do envio do dossiê, mas ele pediu para eu riscar a data, colocar a data de hoje e assinar novamente, pois no próprio formulário tem que ele era de 2009. Fiquei toda envergonhada mas ele falou que não tinha problema.
Depois pediu meus diplomas escolares e minhas comprovações de emprego, holerites e carteira de trabalho, e elogiu bastante a organização porque levei todos os holerites divididos por data, bem direitinho, desde o primeiro ao último. Ele fez as contas e se admirou por eu ser tão nova e ter mais de 5 anos de experiência profissional. Então ele me perguntou o que eu fazia exatamente no meu trabalho e expliquei minhas funções, ressaltando que trabalho exclusivamente com o exterior e que tenho contato diário com emprsas canadenses. Ele gostou muito.
Depois pediu os diplomas de Júnior e seus comprovantes de emprego, holerites e as portarias (já que ele trabalha na prefeitura), brincou ainda perguntando se os holerites estavam tão organizados quanto os meus, quando entreguei ele riu, pois estavam do mesmo jeito.
Depois ele começou a começar, perguntou qual a nossa motivação para ir ao Québec e se tínhamos familiares lá. Falei que não tínhamos familiares mais amigos brasileiros próximos, então mostrei as cópias das carteirinhas de residente permanente de Gisele e Diogo com seu endereço e disse que eles nos dariam suporte assim que chegássemos lá. Quando viu a foto, ele disse que lembrava de Gisele, que fez entrevista com ele!! (Ó aí, Gi!!)
Então ele pediu nossas comprovações de inglês e francês e Júnior aproveitou e mostrou seu certificado da OAB, explicando que ele passou na prova mas ainda não tem carteira de advogado porque não precisa para seu trabalho. M. Leblanc perguntou se ele sabia que teria que fazer a equivalência no Barreau e então Júnior mostrou o email que mandou para eles e o que recebeu como resposta, ele achou muito os 60 créditos que Júnior terá que estudar para fazer a equivalência e perguntou a Júnior se ele tinha um plano B. Foi aí que ele respondeu que também fazia curso de webdesign e que poderia trabalhar como tal, por enquanto. Ele falou que era muito bom.
Voltou-se para mim e falou que eu não tinha um plano B, mas sim, 2 planos "A", pois eu podia trabalhar como analista de crédito facilmente (pois tem muita demanda) e também que tem várias oportunidades para trabalhar em escolas particulares, que nem precisam da permissão de ensino. Ele me deu várias dicas, disse que eu provavelmente encontraria emprego primeiro por ser menos complicado, disse também que eu podia trabalhar até mesmo nas duas áreas simultaneamente. Então Júnior pegou nosso projeto e lhe mostrou sobre nossas pesquisas acerca da minha profissão, sobre a obtenção da permissão de ensino. Ele ficou impressionado com o tamanho do projeto e ficou folheando ele TODO, olhando todos os tópicos e comentando alguns detalhes.
Então Júnior o perguntou se ele achava que deveríamos fazer nossos equivalência de estudos lá e ele disse que não, que começássemos aqui pois era mais barato. Depois, pegou o livrinho Apprendre le Quebec e mostrou para Júnior o endereço para contactar, grifou, colocou um post-it e me deu.
Então perguntei se poderiamos mostrar nossas pesquisas do mercado de trabalho e ele falou que poderia mostrar tudo.
Ele viu várias ofertas e disse que eu me encaixava em quase todas, que tinha feito uma pesquisa muito bem detalhada. Depois olhou as de Júnior e disse que ele deveria começar trabalhando como assistente jurídico para adquirir experiência e fazer contatos, enquanto ele fazia sua equivalência.
Então abrimos o nosso mapa e ele ficou encantado. Nos elogiou várias vezes pela paciência pelo trabalho bem feito. Olhou cada ponto, mostrou os melhores lugares para morar e nos mostrou até onde era sua casa! kkkkkkk
Depois de muito olhar o mapa, eu o mostrei as fotos dos encontros de Recife e quando ele viu Gisele falou de novo que lembrava dela. Mostramos também nosso powerpoint e o tempo todo ele só dizia: " Uh lá lá, Très bien". Mostramos também os anúncios de apartamentos e ele olhou vários, sugerindo os melhores.
Depois ele nos deu a mão e apertou e a impressora começou a funcionar, mas ele não falou nada. Nessa hora nos entreolhamos e sorrimos, já sabíamos do que se tratava. Ele ainda ficou conversando, perguntou onde era nossa cidade, se era muito longe, se tínhamos ido de avião e falei que sim, que estávamos hospedados no mesmo hotel e que ficaríamos na cidade até segunda pois eu estava aproveitando o restinho das férias do trabalho.
Depois ele nos parabenizou formalmente, Júnior e eu nos abraçamos, aí ele continuou elogiando nossa organização e disse que em toda sua vida de entrevistas essa tinha sido apenas a quarta vez que ele tinha dado nota máxima (8) na apresentação, no quesito adaptabilidade, que nossa apresentação tinha sido perfeita. Júnior perguntou como tínhamos sido avaliados no francês e ele disse que nos deu 12, de 16, que estávamos no intermediário avançado, o que nos surpreendeu bastante e nós o explicamos da nossa dificuldade para estudar em nossa cidade. Até recebemos F de francófonos no CSQ!
Para finalizar, eu pedi para tirar foto com ele e ele nos acompanhou até a porta lá fora, elogiando sempre nossa organização pois realmente tinha se surpreendido e dando várias dicas de empregos e do que fazer lá. Ele falou para darmos entrada logo no Federal e eu falei que estava tudo pronto, ele disse que eu estava certa pois não podia demorar, que o Quebec precisa de gente como nós.
Nossa entrevista acabou às 16h30, foi realmente muito tranquila e em alguns momentos nós dois falávamos ao mesmo tempo, um complementando o outro e ele não falou nada, o tempo todo ele foi muito gentil, educado e extremamente simpático. Nos deu balinhas na saída, falou sobre o reembolso do curso de francês e me deu mais alguns folders.
Vamos dar entrada no Federal essa segunda, daqui mesmo de Salvador e agora, com certeza, temos uma tonelada a menos nas nossas costas!
Muito obrigado pelo apoio e torcida de todos vocês, pois isso sempre foi fundamental para nós!

Nós na sala de espera e toda nossa bagagem para entrevista!

Eu e o M. Daniel Leblanc

Agora foi a vez de Júnior!
E aqui, com o sorriso mais feliz do mundo!!!!

Nous avons réussi!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Notícias direto de Salvador!

4 comentários

Olá pessoal!!

Um post rapidinho para dizer que já estamos em Salvador desde ontem e super ansiosos para amanhã!
Eu, curiosa do jeito que sou, assim que cheguei no Hotel já subi para o andar onde estão acontecendo as entrevistas e já vi o M. LeBlanc! Encontramos no momento em que subimos o casal Alberto e Fabiana daqui de Salvador que passaram na entrevista (nota: eu acho que nós estávamos mais nervosos que eles para saber o resultado!).
Hoje passamos o dia tentando relaxar, mas nossa cabeça não consegue se desligar de jeito nenhum, principalmente agora, que o dia já está acabando!
Quando vejo o perfil das outras pessoas fico um pouco apreensiva, pois a maioria das pessoas ou visitaram o Québec, ou já moraram fora e tem algum diploma, ou tem filhos, todos fatores que aumentam a pontuação... nós, do contrário, só saimos do Brasil em sonhos e temos uma pontuação restrita, isso justifica tanta organização e empenho no nosso projeto. Acho que já deu pra perceber onde TODAS as nossas fichas estão, não é?
Bom, vou ficando por aqui para tentar descansar essa noite e agora, já está entregue nas mãos de Deus! Espero ter boas notícias para colocar aqui em breve!
Obrigado pela força e apoio que recebemos de todos!
À bientôt!