sábado, 28 de novembro de 2009

Transporte I

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Antigas estradas construídas na Nova França chamavam-se Les Chemins du Roi ("As Estradas do Rei", em português). A primeira delas foi construída no começo do século XVII, e conectava Montreal com a Cidade de Quebec. Atualmente, a província é o maior pólo de transportes do Canadá, com o maior centro de transportes sendo Montreal.

O sistema rodoviário de Quebec caracteriza-se pelo seu sistema rodoviário de auto-routes. Auto-routes são rodovias primárias, chamadas no restante do país de highways. O Quebec possui cerca de 30 mil quilômetros de vias públicas na província, dos quais 90% deles são pavimentados e 2 881 são auto-routes. Montreal — o maior centro rodoviário do Canadá — e a Cidade de Quebec são os principais pólos ferroviários do Quebec. O Quebec possui cerca de oito mil quilômetros de ferrovias, que se concentram em Montreal, o maior centro ferroviário do Canadá, e na Cidade de Quebec.

Montreal é o maior centro portuário do leste canadense, o segundo maior do país e um dos principais da América do Norte. A construção do Canal de Lachine , em 1825, e, posteriomente, do South Shore Canal, em 1970, permitiu a passagem de grandes navios transatlânticos ao porto da cidade; e o Canal do Rio São Lourenço permitiu a esses navios passagem segura aos Grandes Lagos. Além de Montreal, existem outros 65 portos que movimentam algum degrau de carga e passageiros na província. Os portos mais importantes, além o de Montreal, são o da Cidade de Quebec, Baie-Comeau, Trois-Rivières e Sept-Îles. Estes portos são mantidos livres de gelo no inverno.

Três grandes aeroportos estão localizados em Quebec. Dois estão na região metropolitana de Montreal: o Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau, em Dorval — o terceiro mais movimentado do país, com seus 9,5 milhões de passageiros anuais — e o Aeroporto Internacional de Mirabel, em Mirabel — que movimenta apenas aviões de carga. Outro aeroporto internacional está localizado na Cidade de Quebec, o Aeroporto Internacional Jean Lesage.

O primeiro jornal publicado no Quebec foi o Québec City Gazette, publicado pela primeira vez em 1764, na Cidade de Quebec, publicado em inglês e em francês. Este jornal ainda é publicado em tempos atuais, sob o nome de Quebec Chronicle-Telegraph, tendo sido publicado somente em inglês a partir de 1842 (e mudado de nome para seu nome atual em 1884). O The Gazette of Montreal, o jornal publicado em francês de maior circulação no continente americano, foi fundado em 1778, em Montreal, sob o nome de La Gazette du Commerce et Litteraire. São publicados atualmente no Quebec cerca de 250 jornais diferentes — primariamente em francês ou em inglês, mas algumas em chinês, italiano ou outros idiomas, na região metropolitana de Montreal.

A primeira transmissão de rádio no Canadá foi realizada no Quebec, em Montreal. A primeira estação de rádio da província — e do país — foi fundada em 1920, em Montreal, pela mesma companhia que havia realizado a primeira transmissão de rádio do Canadá. A primeira estação de televisão do Quebec foi fundada em 1952, em Montreal. Atualmente, o Quebec possui cerca de 175 estações de rádio e 15 estações de televisão, que possuem sua programação primariamente em francês. Muitas das estações, porém, possuem sua programação em inglês ou mesmo em outros idiomas, como chinês e italiano, por exemplo, especialmente na região metropolitana de Montreal.

Montreal é o maior pólo rodoviário, ferroviário e portuário do Canadá, bem como possui o terceiro mais movimentado aeroporto do país, o Aeroporto Internacional Pierre Elliot Trudeau.

O órgão público encarregado de administrar o sistema de transportes públicos de Montreal é a Société de Transport de Montréal - STM (Sociedade de Transportes de Montreal). São um total de 361 linhas de ônibus, além de sistema de metrô que possui 64 quilômetros de comprimento e 65 estações, todas com acesso a linhas de ônibus. O sistema de transportes públicos de Montreal é totalmente integrado, como é de praxe no Canadá, e em muitas cidades dos Estados Unidos.

As estações de metrô de Montreal são verdadeiras obras de arte, grandes, usando de artifícios artísticos como estátuas, pinturas e arquitetura, que lhe renderam o apelido de As maiores obras de arte subterrânea do mundo. De fato, todo o sistema de metrô de Montreal fica abaixo do solo, com o objetivo de maximizar a temperatura dentro das estações nos dias rigorosos de inverno.

A cidade de Montreal é o principal centro ferroviário do Canadá, devido ao seu porto de grandes dimensões e à sua localização estratégica no continente. A cidade abriga a sede da Canadian National Railway, e abrigou a sede da Canadian Pacific Railway até 1996, quando a companhia mudou sua sede para Calgary.

Montreal é um ponto de conexão para o transporte de cereais, açúcar, derivados de petróleo, maquinaria e produtos acabados, que se transaccionam não somente com outras cidades canadenses, como também com cidades do interior do nordeste dos Estados Unidos. Cinco pontes ferroviárias conectam a Ilha de Montreal com o continente.

Montreal é uma cidade bem servida por estradas, com seis rodovias nacionais conectando a cidade a outras cidades canadenses, e aproximadamente 85 quilômetros de vias expressas cortando a cidade. Outras 60 km de vias expressas estão localizadas nas imediações da cidade. Está conectada com suas cidades vizinhas através de quatro pontes, em direção à margem sul do São Lourenço, seis em direção à Laval, e duas em direção à margem norte do São Lourenço.

Apesar disto, a cidade possui vários problemas de trânsito, decorrentes do grande tráfego de veículos procedentes dos subúrbios, principalmente de Longueuil, onde a largura do Rio São Lourenço torna a construção de pontes cara e difícil.

Uma vez que Montreal localiza-se em uma ilha, as direções usadas na cidade não correspondem precisamente com direções de uma bússola, estando orientadas de acordo com a geografia da ilha. Norte e sul estão divididos em um eixo perpendicular ao Rio São Lourenço e ao Rivière des Prairies, sendo que o norte está próximo ao Rivière des Prairies, e o sul, próximo ao Rio São Lourenço. Leste e oeste são divididos em uma linha paralela ao longo do Rio São Lourenço (que corre do sudoeste para o nordeste) e o Rivière des Prairies.

A Saint Lawrence Boulevard, também conhecida como The Main, divide Montreal em dois setores, leste e oeste. Ruas que correm em ambos os lados da Saint Lawrence são divididos em duas partes. Os prefixos Est (Leste) ou Ouest (Oeste) são adicionados ao nome da rua, dependendo se esta secção está localizada a leste ou oeste da Saint Lawrence. Ruas que correm em apenas um dos lados da Saint Lawrence geralmente não indicam a direção em seus nomes. A numeração de endereços inicia-se na Saint Lawrence, onde estabelecimentos estão numerados como "1". Os números aumentam à medida em que se afasta da Saint Lawrence Boulevard. Em ruas que correm em um sentido norte-sul, o numeramento de endereços inicia-se no Rio São Lourenço e no Canal de Lachine, e aumentam no norte. Estruturas que se localizam no lado leste ou norte de uma rua recebem um número ímpar, enquanto que os lados oeste ou sul recebem números pares.

Além disso, os endereços estão organizados em um sistema de gradeamento, com ruas correndo em uma direção norte-sul ou leste-oeste, cortando-se perpendiculamente entre si, como ocorre em muitas cidades do Canadá e dos Estados Unidos em geral. Ruas geralmente mantêm sua direção ao longo de seu curso.

Uma anormalia é que zero é o Rio São Lourenço e o Canal de Lachine, sendo que os números de endereços ao sul do canal iniciam em zero no rio, e aumentam em direção ao canal, sendo que então este reinicia a numeração de endereços para zero novamente. Existem apenas duas ruas na cidade que cruzam o canal sem mudarem seus nomes (Atwater e Charlevoix), sendo que endereços ao sul do canal adicionam um zero antes do número de endereço, para que este aja como um número negativo. 0400 Charlevoix, por exemplo, localiza-se ao sul do canal, e 400, a oeste.

O sistema de gradeamento foi introduzido pela Cidade de Montreal na década de 1920, embora tenha sido pouco usado por cidades vizinhas. Por isto, nos distritos (anteriormente cidades, que foram fundidas com Montreal em 2002) utilizam até os dias atuais sistemas de numeramento de endereços diferentes, embora a maioria das ruas que iniciam nos nove distritos originais utilizem o sistema de numeração de Montreal. O maior número de endereço da cidade é 23000 Gouin Boulevard West, no distrito de Pierrefonds.

A maioria das ruas de Montreal não mudam de nome ao longo de seu curso (não incluindo o uso dos prefixos de direção Est-Ouest. Vias públicas tais como Saint Lawrence Boulevard, Papineau Avenue, De Lorimier Avenue e Pie-IX Boulevard correm ao longo de ambos os rios, e algumas ruas reiniciam, mesmo tendo "vazios" (interrupções). Existem algumas exceções notáveis, que continuam a ser usadas por motivos históricos. Algumas ruas norte-sul que iniciam na Vieux-Montréal mudam seu nome na Rue Sainte-Antoine, que corre ao longo do que era antes a antiga muralha da cidade (Saint-Pierre → Bleury, Bonsecours → Saint-Denis). Apenas uma rua muda de nome diversas vezes: Rue McGill → Rue Square-Victoria → Beaver Hall Hill → Frère-André Place → Phillips Place → Phillips Square → Rue Aylmer.

De acordo com as regras da Commission de toponymie du Québec, o francês é o único idioma oficial, e é para ser utilizado em todos os idiomas. Por exemplo, chemin de la Côte-des-Neiges; rue Sainte-Catherine; côte du Beaver Hall. A maioria dos anglófonos, porém, utilizam equivalentes genéricos do inglês, tais como street ou road, incluindo a mídia anglófona, como o Montreal Gazette. Distritos oficialmente bilíngües possuem o direito de utilizar tais equivalentes anglófonos a nível oficial, tais como em sinais de trânsito. No passado, algumas vias públicas possuíam tanto nomes em inglês e em francês, tais como avenue du Parc ou Park Avenue, rue de la Montagne ou Mountain Street, rue Saint-Jacques ou Saint James Street. Alguns destes nomes ainda são usados coloquialmente pelos anglófonos, uso perpetuado pela indústria do turismo. Muitas vias públicas possuem nomes oficiais em inglês, não traduzidas para o francês, tais como chemin Queen Mary, rue University, avenue McGill College. Existem também alguns casos onde tanto o nome em francês quanto o em inglês são oficiais, como é o caso de chemin du Bord-du-Lac/Lakeshore Road.

Muitos anglófonos ainda utilizam os nomes das vias públicas da cidade em inglês em geral, mesmo sendo o formato francês o único oficial na cidade. Nomes tais como Park Avenue, Mountain Street, Saint Lawrence Boulevard, Pine Avenue, Saint John's Boulevard, entre outros, são de uso comum entre os anglófonos. O posto de correios do Canadá aceita nos endereços o uso de expressões inglesas, mas não uso do formato anglófono dos nomes das vias públicas propriamente dita. Por exemplo, de la Montagne Street ou Du Parc Avenue são permitidos, mas não Montains Street ou Park Avenue, mesmo os primeiros quase nunca sendo utilizadas entre anglófonos. Outra anormalia é a René Lévesque Boulevard. Uma vez chamada de Dorchester Boulevard, esta longa rua leste-oeste foi renomeada em homenagem ao nacionalista quebequense René Lévesque, exceto em secções que correm ao longo da cidade anglófona de Westmount. Porém, a rua como um todo ainda é chamada por alguns como Dorchester.

É bom notar que em Montreal, como em outras cidades, as expressões genéricas (como "rua" ou "avenida") são geralmente omitidas, tanto em francês quanto em inglês. Por exemplo, Saint Lawrence Boulevard é constantemente chamada simplesmente como Saint Lawrence (ou Saint Laurent). Muito raramente diferentes vias públicas recebem o mesmo nome. Se duplicação de nomes ocorre, isto acontece sempre em diferentes distritos ou cidades, e é mantido por razões históricas. Por exemplo, Montreal possui seis vias públicas diferentes nomeadas Victoria, e outras nove, em subúrbios fora da Ilha de Montreal. Em anos recentes, Montreal e a maioria de seus subúrbios tem abandonado o uso de expressões genéricas, colocando simplesmente apenas o nome oficial nos seus sinais de trânsito.

Montreal é servida pelo Aeroporto Internacional Pierre Elliot Trudeau, localizado na cidade vizinha de Dorval, atendendo principalmente a vôos de passageiros e da aviação geral, e pelo Aeroporto Internacional Montréal-Mirabel, localizado a cerca de 50 quilômetros do centro financeiro de Montreal, na cidade de Mirabel, que atende primariamente a vôos de carga aérea.


O Aeroporto Internacional Pierre Elliot Trudeau está no momento passando por um programa de reformas e expansão que se iniciou em 2000 e deverá terminar ainda em 2006. Este programa fará com que o aeroporto seja um dos primeiros do continente americano a permitir a operação do Airbus A380, o maior avião comercial do mundo. A Air France pretende utilizar A380s na rota Montreal-Paris, quando receber estas aeronaves.

O porto de Montreal estende-se por quinze quilômetros ao longo da margem sul e leste do Rio São Lourenço, tanto servindo grande navios oceânicos de grande porte como navios menores adaptados para uso nos Grandes Lagos. Movimenta cerca de 23 milhões de toneladas de carga anualmente. Montreal é um dos principais centros portuários da América do Norte, e o segundo principal do Canadá, atrás apenas do porto de Vancouver.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cadê o visto??????

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Hoje faz exatamente 20 dias que enviamos nossos passaportes para o Consulado para a emissão do visto e até agora NADA.

Resolvi então mandar um email pedindo notícias, porque eu já estou enlouquecendo por ficar todo dia esperando o carteiro passar..
Eis que eles respondem dizendo que nossos vistos foram emitidos e enviados por carta registrada ontem, dia 24/11 e mandaram o código de rastreamento.. Peraí, ONTEM??????? 19 dias depois de terem recebido nosso passaporte??????
Acho interessante porque as pessoas de São Paulo podem ir lá pegar seus vistos 2 dias úteis depois, mas como somos do Nordeste e não podemos ir buscar, eles simplesmente deixam os passaportes lá, jogados, esperando um tempinho livre para mandar fazer o visto?
Só queria registrar minha indignação com tanto descaso! Pelo menos esse teste de paciência com o Consulado está, definitivamente, chegando ao fim.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bénévolat

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Uma das melhores maneiras de se integrar na sociedade e na cultura do Quebec é através do trabalho voluntário. Faz parte da cultura Quebecois fazer trabalho voluntário. Para os recém chegados no Quebec eu acredito que seja uma grande oportunidade. Porque?

1 - Através do trabalho voluntário você conhece outras pessoas, aumenta sua rede de relacionamento, o que pode trazer, além de novas amizades, um emprego. Existem vários casos de pessoas que começaram se voluntariando em uma instituição e depois foi contratado por esta mesma instituição ou indicado para trabalhar em um outro lugar que ele conheceu porque estava se voluntariando.

2 - É uma ótima oportunidade de praticar o idioma, seja ele Inglês ou Francês ou os dois, o que vai te ajudar muito depois na hora de procurar emprego. Aqui em Montreal, na maioria dos empregos é exigido a fluência neste dois idiomas.

3 - Ganhar uma experiência Canadense. Para os que estão aqui, é muito importante ter uma experiência Canadense. Por isso o trabalho voluntário te dá esta oportunidade, ta dá uma referência.

4 - Aprender um novo trabalho. Para aqueles que desejam aprender novas habilidades, o trabalho voluntário te proporciona esta chance, uma vez que você pode escolher com o que e onde trabalhar.

5 - Fazer aquilo que você ama. Como você pode escolher o que fazer, ó trabalho voluntário te permite dedicar algumas horas da sua semana fazendo aquilo que você gosta como por exemplo trabalhar no meio ambiente, ou com animais, ou com pessoas carentes etc.

6 - Dedicar poucas ou muitas horas por semana dependendo da sua disponibilidade.

7 - Ajudar o próximo. Quando agente se dispõe a ajudar uma outra pessoas que talvez esteja em uma situação mais difícil que a sua, você verá como esta experiência vai enriquecer sua vida.

8 - Ter uma carta de referência local. Bem, isso se você fizer um bom trabalho. Uma carta de referência de uma pessoa local, poderá, eventualmente, te trazer muito benefícios.

Seguem alguns links arretados:

Secrétariat à l'action communautaire autonome et aux initiatives sociales (http://www.benevolat.gouv.qc.ca/)
2e étage, bureau 200
1150, Grande Allée Ouest,
Québec (Québec) G1S 1E5
Téléphone : 418 646-9270 ou
Ailleurs au Québec 1 800 577-2844 (sans frais)
Télécopieur : 418 644-5795

Gouvernement du Québec

· Comité sectoriel main-d’œuvre, économie sociale et action cammunautaire
· Commission des droits de la personne et des droits de la jeunesse
· Services Québec
· Portail du gouvernement du Québec
· Registraire dês entreprises

Fondations
· Centraide
· Fondation Lucie et André Chagnon
· Fondation québécoise em environnement

Formation em action communautaire et em action bénévole
· Associés bénévoles qualifies au service des jeunes
· Centre de documentation sur l’éducation dês adultes et la condition féminine
· Centre de formation populaire
· Centre de pastorale em melieu ouvrier
·Centre des organismes communautaires
· Centre St-Pierre
· Communautique
· La Puce ressource informatique
· Relais-Femmes

Journée internationale des bénévoles
· Bénévoles Canada

Centre d'action bénévole de Québec
Halles Fleur de Lys, 2e étage
245, rue Soumande, local 285
Québec, Qc G1M 3H6
Tél. : 418 681-3501
Téléc. : 418 681-6481

Fédération des Centres d’Action Bénévole du Québec

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