quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Money I

Continuando nossas colagens... Achamos na net várias dicas sobre finanças no Canadá! Vai logo abaixo tudo!

CRÉDITO NO CANADÁ

GORJETAS E IMPOSTOS

Gorjetas ou taxas de serviços normalmente não vêm incluídas nas notas dos restaurantes canadenses. Os níveis salariais em muitos restaurantes são baseados no preceito de que grande parte dos ganhos dos funcionários é baseado nessas gorjetas. Assim como nos EUA, é praticamente uma instituição nacional. Embora não seja obrigatória, o não pagamento sem uma boa razão será uma experiência constrangedora.

Se você está satisfeito com o serviço prestado, 15% (quinze por cento) de gorjeta é usual como gorjeta. Com o estabelecimento da taxa federal para bens e serviços (GST), os canadenses calculam suas gorjetas no total apurado antes dos impostos e taxas.

Alguns restaurantes cobram taxas obrigatórias de serviços em grandes festas ou eventos. Nestes casos, o garçom ou garçonete lhe avisarão isto antes mesmo de fazerem seus pedidos. Barbeiros, costureiras e motoristas de taxi também são normalmente agraciados com gorjetas de 15%.
Carregadores, porteiros e outro similares em hotéis, aeroportos e estações de trem são geralmente agraciados com $1 (um dólar canadense) por cada volume de bagagem carregada.

Pode parecer besteira, mas o simples fato de dar gorjeta pode lhe garantir serviços melhores e mais atenciosos. Apesar disso, não há uma regra específica para dar gorjeta. Trata-se de um gesto pessoal baseado na qualidade do serviço que você recebeu. Em cruzeiros marítimos, por exemplo, as gorjetas são obrigatórias e geralmente são cobradas antecipadamente dos passageiros. Cada navio tem sua política de gorjetas.

Tenha sempre contigo notas menores e moedas na carteira ou será obrigado a gastar mais do que queria na hora de dar gorjeta. Pessoas que não costumam dar gorjetas para ninguém, muito cuidado, no exterior este ato pode ser encarado como má educação e o serviço oferecido a você pode ser prejudicado com isso.

De uma maneira geral, sempre use o bom senso e dê aquilo que você considera justo pela qualidade do serviço recebido, sem grandes preocupações quanto ao protocolo.

Sobre os impostos, são acrescentados no momento do pagamento. Ou sejam, nenhum preço de prateleira é realmente o que você vai pagar. Dependendo do artigo e valor, o imposto pode ser restituído no regresso ao Brasil. No aeroporto, existem balcões para processar esse reembolso, que normalmente é creditado em cartão de crédito. Como eu não comprei nada de grande valor, não precisei disso. Mas se você precisar, o pessoal da loja poderá lhe informar. Inclusive, em vários hotéis, existem folhetos informativos com formulários para solicitação do reembolso, explicando-lhe como proceder.

IMPOSTOS E TAX REBATE

Individual: Há três níveis de taxação sobre produtos. Um imposto de 10% cobrado em acomodações e bebidas alcoólicas. Para a maior parte dos outros serviços e mercadorias há um imposto provincial sobre vendas de 7.5% (PST) e o imposto federal de 7% sobre mercadorias e serviços (GST.)

Imposto sobre mercadorias e serviços (GST) (7%): O imposto Federal (GST) é um imposto adicional de 7% aplicado na maior parte dos produtos e serviços no Canadá, independentemente de o comprador ser residente ou visitante. O GST pode ser parcialmente reembolsado ou descontado para os que não residem no Canadá.

Tax Refund: O programa de refund do GST foi cortado. Esta valendo até Abril de 2007. Para quem tem recibos de hotel, por exemplo, que foi fechado contrato antes de abril, pode pedir recibo depois da data. Mas produtos em geral, comprados depois de 01 de Abril de 2007 não tem mais reembolso do GST. Qualquer coisa comprada antes desta data podera ter o reembolso do GST, mesmo depois de Abril.

Fonte:
- Texto original em inglês (http://www.tourismvancouver.com/visitors/travel_tips/tax/)
- Créditos a Vancouver Para Brasileiros pela tradução (http://www.vancouverparabrasileiros.com/informacoes/dinheiro/impostos.asp)

TAX REFUND

Você conseguirá receber uma das taxas (lá você paga o preço de etiqueta mais 15% de taxas). Para você requerer o refund você tem que ter pelo menos 200,00 em notas e TODAS tem que ser valores maiores que $ 50,00. Além disto, você só pode requerer para compras efetuadas no período de 60 dias de sua partida, ou seja, se você for passar 5 meses lá, só conseguirá o refund dos 2 últimos meses. Eles devolvem apenas a taxa de 7%, isso sem falar da tremenda burocracia…

CARTÕES DE CRÉDITO

Os cartões de crédito são amplamente aceitos em todo o Canadá. Além de serem práticos e seguros, eles possibilitam a retirada de um certo valor em dinheiro das caixas “ATM” espalhadas aos milhares por todo o Canadá.

VISA

Com o cartão de crédito Visa Internacional você poderá efetuar retiradas de dinheiro nos caixas automáticos identificados como RedePlus. Para isto basta utilizar a sua senha (a mesma usada no Brasil) e fazer as retiradas na rede 24 horas. Para localizar o caixa eletrônico mais próximo pesquise aqui: http://www.visalatam.com/cgi-bin/vee/p_products/atm/main.cfml.

Para maiores informações sobre o cartão ou para reportar perda e extravio do mesmo, ligue 000811-933-5589 (no Brasil) ou 1-800-847-2911 (no Canadá).
Na Internet consulte: www.visa.com.br

DINERS CLUB

Com o cartão Diners Club International pode-se retirar dinheiro de qualquer agência do Citybank.
Para maiores informações sobre o cartão ou para reportar perda e extravio do mesmo, ligue 0800-784444 (no Brasil) ou 55-11-235-3737 (no Canadá).
Na Internet consulte: www.diners.com.br

MASTERCARD

Os associados MasterCard poderão utilizar os caixas Cirrus. Para localizar o caixa eletrônico mais próximo, pesquise e pesquise aqui: (http://www.mastercard.com.br/atm/).
Para maiores informações sobre o cartão ou para reportar perda e extravio do mesmo, ligue 000811-887-0553 (no Brasil) ou 1-800-307-7309 (no Canadá).
Na Internet consulte: www.mastercard.com.br

AMERICAN EXPRESS

Os associados AMERICAN EXPRESS poderão sacar dinheiro nos caixas automáticos dos bancos 24 horas (cabines cinzas e com a inscrição Express Cash) ou num dos escritórios da American Express Travel Service.
Para maiores informações sobre o cartão ou para reportar perda e extravio do mesmo, ligue (no Brasil) ou (no Canadá).
Na Internet consulte: www.americanexpress.com

DICAS PARA UM BOM “DOSSIER DE CRÉDIT”

Um dossier de crédit é bom e todo mundo gosta. Ele permite, por exemplo, a instituições financeiras, empresas de seguros e até mesmo certos empregadores avaliar o risco que você representa segundo um sistema de pontuação baseado em seus hábitos de consumo e pagamento. Assustador? Não! Muito mais simples do que parece.

Mantido por empresas como Equifax, TransUnion e Experian, seu dossiê de crédito é criado a partir de informações enviadas por bancos, lojas de departamento e outras fontes de empréstimo.

Tais empresas conhecem seus cartões de crédito, se você os utiliza, por quanto tempo, quanto você deve, seus limites de crédito e principalmente, seu histórico de pagamentos.

Baseado nessas informações lhe é atribuído uma pontuação, que pode variar entre 300 e 900 pontos e determinar, por exemplo, a taxa de juros de sua hipoteca. Maior a pontuação, maior seu poder de negociação melhores as suas condições.

Estima-se que um indivíduo com crédito pontuando em 710 ou mais pode obter uma taxa de empréstimo hipotecário cerca de 0,2% inferior a indivíduos com pontuação igual a 680 pontos.

Aquela conta de $15, de sua loja de departamentos preferida, que voce esqueceu na gaveta: 20 a 30 pontos a menos em seu dossier e algumas centenas de dólares a mais em juros a cada ano em sua hipoteca.

Outrossim, pontuações inferiores a 600 podem significar recusa de crédito por bancos e instituições financeiras.

Estima-se que a maioria da população, 56%, possua uma pontuação superior a 750.
Alguns segredos para uma boa pontuação:

1. Histórico de Pagamentos: Pagamentos pontuais de seu cartão de crédito, mesmo que no valor mínimo, valem uma boa nota. Atrasos recentes e repetidos, independente do valor, sujam seu dossiê, sobretudo quando o atraso é superior a 90 dias. Se sua conta cair nas mãos de uma agência de recuperação o resultado é ainda pior. Seu dossiê guardará por 6 anos atrasos de pagamentos e por 7 um pedido de falência.

2. O valor de seus débitos: O valor total de suas dívidas não deveria passar de 30% de seu limite de crédito. Se você se aproxima dos 50% as instituições que oferecem crédito entram em pânico.

3. Sua experiência com crédito: Se você possui cartões de crédito por mais de 20 anos e obteve empréstimos durante a vida, as instituições financeiras tem uma boa idéia de sua capacidade de gerir seu crédito. Se você só tem um cartão de crédito há alguns meses, eles ainda não sabem que risco você representa. Depois de 2 ou 3 anos de utilização de crédito você passa a ser mais interessante.

4. Novas demandas de crédito: Cada vez que uma instituição faz uma consulta para uma demanda de crédito, uma nota é escrita em seu dossiê. Várias demandas de empréstimo em pouco tempo podem significar problemas financeiros. Exceção para pesquisa por empréstimo hipotecário; consultas em algumas semanas serão registradas apenas uma vez.

5. Tipos diferentes de crédito: Instituições financeiras adoram saber que você teve experiência com diferentes tipos de crédito: cartões, margens, empréstimos pessoais, etc. Você estará em desvantagem se utilizou por 20 anos um mesmo cartão de crédito e nada mais. Por outro lado, se possui mais que 7 cartões de crédito isso pode arruinar sua pontuação. Cancelar cartões não mudará nada, eles permanecerão em seu dossiê e pior, o histórico de bons pagamentos dessas contas será perdido.

O CLIENTE PERFEITO

Em média, 1% da população americana possui pontuação superior a 800. Veja como eles se parecem:

• de 4 a 6 cartões de crédito;
• pelo menos 1 empréstimo de longa duração (hipoteca ou automóvel);
• algumas contas estabelecidas por 10 ou 20 anos;
• uso de crédito por 30 anos;
• nenhum atraso nos últimos 6 anos;
• não mais que 3 verificações de crédito por período de 6 meses;
• nenhuma conta em cobrança ou falência;
• um nível de endividamento inferior a 30% de seu limite de crédito.

Últimas dicas:

• Em geral, hipotecas, impostos, aluguéis, faturas de telefone e eletricidade não se encontram em seu dossiê tão pouco sua renda.
• Mesmo utilizando as mesmas informações, existem diferentes métodos para cálculo de sua pontuação podendo este variar entre diferentes instituições.
• Você pode verificar sua pontuação online no site da Equifax e da TranUnion pagando uma taxa ou obter uma cópia gratuita pelo correio ligando para as agências.Sua pontuação no entanto não aparece no dossie recebido pelo correio.
• Sua pontuação não é que um critério utilisado na avaliação de crédito. Seu relacionamento com a instituição e garantias oferecidas também representam um papel importante no processo.

Sites:

• Equifax: http://www.equifax.ca/
• TransUnion: http://www.transunion.ca/
• Agence de Consommation en matière financière du Canada: http://www.fcac-acfc.gc.ca/

3 comentários:

Lidia Barreiros disse...

como sempre, muito bom o post!!!

tou quase indo...encontro vcs lá!
;)

Claudia e João disse...

o negócio é juntar cada centavinho. no início, dá um medo ver nosso dindin ir embora por isso é bom vir o mais preparado po$$ível :)

beijos casal =**

Claudia e João disse...

o negócio é juntar cada centavinho. no início, dá um medo ver nosso dindin ir embora por isso é bom vir o mais preparado po$$ível :)

beijos casal =**