sábado, 29 de agosto de 2009

Money IV

PLANEJAMENTO FINANCEIRO – O QUE OS IMIGRANTES PRECISAM SABER

CRÉDITO DO IMPOSTO FEDERAL TPS OU GST

http://www.cra-arc.gc.ca/benefits/calculator/menu-f.html
http://www.cra-arc.gc.ca/F/pbg/gf/rc151/

Valor do crédito para este ciclo varia de acordo com a Renda Global de 2006 e o período proporcional de residência no Canadá. De acordo com o ciclo jul/2007 – jun 2008 os valores máximos são os seguintes:
• Solteiro sem filhos – 362 $
• Casal com 1 filho – 599 $
• Casal com 2 filhos – 724 $


Na chegada para quem tem filhos

Programa federal de transferência de renda para manutenção dos filhos
http://www.cra-arc.gc.ca/benefits/uccb/menu-f.html
http://www.cra-arc.gc.ca/benefits/cctb/menu-f.html
http://www.cra-arc.gc.ca/benefits/cctb/cctb_payment06-f.html
http://www.cra-arc.gc.ca/benefits/calculator/menu-f.html
http://www.cra-arc.gc.ca/F/pbg/tf/rc66/rc66-07f.pdf

Valor do crédito para este ciclo varia de acordo com a Renda Global de 2006. De acordo com o ciclo jul/2007 – jun 2008 os valores máximos são os seguintes:
• Casal com 1 filho e renda familiar menor que 20.883 – 272,58 $/ mês
• Casal com 2 filhos e renda familiar menor que 20.883 – 526 $ / mês
• Para filhos menor que 6 anos – 100 $ extras por mês / filho imposáveis

Programa québecois de soutien aux enfants
http://www.rrq.gouv.qc.ca/fr/enfants/nouveau_resident_quebec/nouveau_resident_quebec_sae.htm
http://www.rrq.gouv.qc.ca/fr/programmes/soutien_enfants/tableaux_comparaison.htm
http://www.calculaide.gouv.qc.ca/index.asp

Valor do crédito para o ciclo 2007 varia de acordo com a Renda declarada. Valores máximos:

• Casal com 1 filho e renda familiar menor que 40.000 - 2091 $ por ano
• Casado com 2 filhos e renda familiar menor que 40.000 - 3136 $ por ano

IMPOSTO DE RENDA

Todos os programas de transferência de renda anteriores são verificados e renovados através da declaração de IR, então mesmo que sua renda seja ZERO, declare!
E mais dois programas são admissíveis depois da declaração Québec: crédito da TVQ e “prime au travail” Valor máximo do crédito da TVQ este ano = 169 $ Exemplos de prime au travail:

• Solteiro com renda de 9000$ – 462 $ por ano
• Casal com filhos com renda de 24800 $ - 1800 $. Via de regra se você ganha até 8900 $ por ano não se paga imposto e nem é necessário usufruir das deduções.

Geralmente o limite de isenção passa para 12.000 $ para um imigrante solteiro e 16000 $ para um imigrante com filhos. Os valores podem mudar dependendo da quantidade de deduções que o imigrante terá direito. Existem deduções que podem ser transferidas para o ano seguintem tais como: mensalidades escolares e aportes em planos de aposentadoria complementar. Assim o imigrante pode-se beneficiar de uma maior isenção fiscal quando a renda aumentar. O IR retido na fonte é significativo, mas dependendo da sua renda anual poderá haver reembloso total ou pagamento extra, igual no Brasil.

APOSENTADORIA PÚBLICA – RRQ – Régie de Rentes du Québec – www.rrq.gouv.qc.ca

Admissão ao benefício: Ter contribuído ao RRQ por pelo menos 1 ano e ter parado de trabalhar em função da aposentadoria ou entrar em acordo com o empregador para reduzir o salário em 20% visando a aposentadoria (aposentadoria progressiva).


Idade para aposentar: a partir de 60 anos. Redução no valor do benefício até 64 anos, 100% aos 65, e aumento no valor do benefício para aqueles que se aposentam entre 66 e 70 anos. O valor da contribuição é definido de acordo com estudos atuariais para o sistema não virar INSS, atualmente o valor total é de 9,9 % para autônomos e 4,95% para empregados salariados. Teto de contribuição de 1989,90 $ para assalariados e 3979,80 para autônomos.


O cáculo da aposentadoria é feito pelas regras em vigor: Só é considerado para cálculo as 85% melhores contribuições. Se estes 85% não for de contribuição máxima, é evidente que valor de benefício máximo não será atingido. Será necessário um horizonte maior de tempo para eliminar os menores valores. Fica então difícil para um imigrante com mais de 35/40 anos otimizar o benefício futuro da RRQ. O salário máximo de contribuição anual é de 43.700 $ em 2007. O reajuste do benefício é indexado ao IPC (índice de inflação) em janeiro de cada ano Para não formar uma classe idosa miserável, o governo canadense oferece o programa sécurite vieillesse para os maiores de 65 anos de baixa renda. A concessão do benefício pleno está ligado a residência de 40 anos no Canadá após os 18 anos. Quem não cumprir o requisito de residência recebe benefício proporcional a partir de 10 anos de residência. Benefício médio de 470$ / mês + extras se aplicável

APOSENTADORIA PRIVADA

REER: Parecido com o nosso PGBL. Para o IR canada 2006, o limite de aporte no REER foi de 18% limitado ao teto de renda bruta anual de 100.000 $. O sistema é mais generoso que o brasileiro, no entanto ele é mais rígido. É permitido resgates para compra da casa própria de 20.000 $, no entanto é necessário reembolso deste valor na conta nos 15 anos subseqüentes.


MELHOR ALTERNATIVA PARA QUEM PAGA MUITO IR - RREGOP: Para os empregados do governo do Québec. Na fase de contribuição, o governo paga metade e o empregado paga a outra metade. Trata-se de uma renda complementar a pensão da RRQ. Um empregado com 35 anos de serviço receberá em média 70% do salário médio que ele ganhava antes da aposentadoria.

INVESTIMENTOS

CPG: baixo risco e baixa rentabilidade. Parecido com o nosso CDB. A rentabilidade é definida no ato do contrato. Contratos ÉPQ e OPC: Títulos do governo provincial ou federal de baixo risco e melhores taxas de redimento a longo prazo e sem taxas de Adm. Fundos de investimento em cotas: Igual no Brasil, os grupos financeiros canadenses são líderes em taxa de administração no mundo desenvolvido. REEE: Investimento para a educação pós secundária dos filhos. O governo canadense injeta 40, 30 ou 20 centavos para cada dólar inserido dependendo da renda familiar e do montante inserido a cada ano. Bolsa de valores: Vantagem de investir nos EUA através de uma conta USD. A Etrade Canada cobra 19,99 $ por cada operação e reduz para 9,99 $ se possuir mais de 50.000 $ na conta.

OUTROS PROGRAMAS DE APOIO

1. RQAP – http://www.rqap.gouv.qc.ca/ – Grande responsável pelo aumento do número de nascimentos no Québec, o generoso sistema de licenças paternidade e maternidade do Québec é admissível para àqueles que trabalham e conseqüentemente contribuem para o RQAP. Apesar de somente beneficiar aqueles que pretendem ter filhos ou adotar, todos os trabalhadores contribuem.


2. Assurance emploi – O Seguro desemprego depende da taxa de desemprego da região. Hoje em Montréal (7.2%) é necessário trabalhar 18 semanas para ter direito ao seguro no caso de demissão involuntária. O benefício é extendido por no máximo 40 semanas.


3. Prêt et bourses – Os estudantes tempo integral podem pedir ajuda financeira do governo para estudar. O valor da bolsa durante o ano escolar (2 períodos) pode passar de 6.000 dólares para um imigrante dependendo do caso.


4. http://www.afe.gouv.qc.ca/ Ajuda de último recurso.Válido somente após os 3 primeiros meses de residência. A ajuda social, o famoso BS, é admissível para as pessoas maiores de 18 anos residentes no Québec e que não possuem o mínimo de recursos (dinheiro, bens, renda, etc.) definidos pelo regulamento. O valor da ajuda é de 548 $ mensais já descontados a TVQ. Não há limite de tempo para a ajuda. As estatísticas mostram que a duração média é de 9 anos e que 1/3 dos beneficiários são imigrantes. 4,5 % do orçamento do governo do Québec em 2005-2006 foi designado em cheques de ajuda social. 7,6 % da população economicamente ativa em abril de 2007 foi beneficiada de ajuda social.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE IMPOSTO DE RENDA

Imposto total na renda anual é composto pelos seguintes componentes (província de Quebec pode ter mais, mas estes são os principais):

Imposto Federal

• % de renda anual
• % é calculada em escalões (tax brackets)
• % é a mesma em qualquer província
• não tem máximo, quanto mais ganha mais paga

Imposto Provincial

• % de renda anual
• % é calculada em escalões
• % varia de província pra província
• a província que conta é a província de residência legal no dia 31 de Dezembro (se murar em varias províncias entre 1 Janeiro e 31 Dezembro vai pagar a % da província onde vive no dia 31 de Dezembro).
• não tem máximo, quanto mais ganha mais paga

Seguro de desemprego

• % de renda anual
• % varia entre Quebec e o resto do pais
• tem contribuição máxima (se renda é superior a 41K/ano)
• contribuição começa de zero no dia 1 de Janeiro
• contribuição começa de zero se cambiar de empresa mas se no fim de ano sua contribuição total é superior o máximo o governo vai restituir o excesso quando fizer seu 'income tax'.
• se perder seu trabalho e tiver trabalhado horas suficientes pra qualificar tem direito a fundo de desemprego
• mínimo numero de horas de trabalho varia de área pra área no pais. Quanto maior o índice de desemprego menor o numero de horas pra qualificar (por exemplo você necessita trabalhar menos horas em Toronto que em Calgary porque Toronto tem mais desemprego)
• pessoas trabalhando como independentes (self-employed) não podem contribuir pra seguro de desemprego mas também não podem receber benefícios.

Aposentadoria (CPP ou QPP no Quebec)

• % de renda anual
• % varia entre Quebec e resto do pais
• tem contribuição máxima (se renda é superior a 45K/ano)
• contribuição começa de 0 no dia 1 de Janeiro
• se cambiar de empresa começa de zero mas se total no fim de ano é superior o máximo recebe restituição do governo quando fizer seu income-tax
• se trabalhar como independente (self-employed) você terá que pagar a % de empregado e a % da empresa

Quando você começa a trabalhar pra uma empresa, eles automaticamente calculam a percentagem que devem sacar de cada pagamento pra enviar pro governo (percentagem é baseada em sua renda anual bruta).


Contudo ha certas despesas que você pode ter durante o ano que você pode descontar contra o imposto de renda. Por exemplo uma % de aluguel (varia perante sua renda anual bruta) e província, certas despesas com filhos, certas despesas medicas, custo de mudança de casa, etc., etc., e claro como o Rodrigo indicou contribuições que você faz pra previdência privada (RRSP). Tudo isso faz reduzir o imposto total que você é suposta pagar, por isso se você pagou imposto a mais o governo restitui, se não pagou suficiente (geralmente só acontece com pessoas 'self-employed' ou se você trabalha pra mais q 1 empresa) tem que mandar mais pro governo.

Pra mais informação veja estes links:
Imposto de renda federal: http://en.wikipedia.org/wiki/Income_taxes_in_Canada
Imposto de renda provincial: http://www.taxtips.ca/taxrates/taxcomparison.htm
Seguro de desemprego (EI) e aposentadoria (CPP ou QPP): http://www.taxtips.ca/cppandei.htm
RRSP: http://en.wikipedia.org/wiki/Registered_Retirement_Savings_Plan


MAIS:

http://www.rrq.gouv.qc.ca/fr/

Taxas e Impostos sobre a Renda no Canadá - Em síntese, o imposto sobre a renda no Canadá funciona da seguinte maneira.

01. Imposto de Renda Federal

• 15,25% sobre a primeira fração de rendimento passível de imposto, no valor de 36.378 $ ao ano, mais;
• 22% sobre a parcela do rendimento seguinte, entre 36.378 $ e 72.756 $ ao ano, mais;
• 26% sobre a parcela do rendimento seguinte, acima de 45.539 $ (sobre a parte dos rendimentos situada 72.756 $ e 118.285 $) ao ano, mais;
• 29% sobre a parcela dos rendimentos que excedam a 118.285 $ ao ano.

02. Imposto de Renda Provincial

• 16% para rendimentos anuais até 28.710 $;
• 20% para rendimentos anuais entre 28.710 $ e 57.430 $;
• 24% para rendimentos acima de 57.430 $.
• Os elementos não devem ser incluídos nos rendimentos:
o Pagamento de apoio às crianças concedidos pela Régie des rentes du Québec;
o crédito de impostos referentes à "Permanência no trabalho" (Prime au Travail*);
o ajuda recebida dentro do programa Allocation-logement;
o bens recebidos por herança;
o valores advindos de seguros de vida;
o crédito de TVQ ou TPS;
o ganhos com loteria;
o indenizações de greve;
o prestações fiscais concedidas pelo governo federal;
o prestações recebidas por um regime de seguro-salário.
• Há a possibilidade do trabalhador incluir certas despesas em seus cálculos de IR provincial a fim de deduzi-los parcialmente dos cálculos, desde que tais despesas não tenham sido ou não sejam futuramente reembolsadas.

Prime au Travail é um crédito de imposto reembolsável. Ele pode ser solicitado todos os anos pelas pessoas que estão trabalhando durante o ano fiscal.

O Prime au Travail é concedido de acordo com a situação pessoal e familiar do contribuinte, bem como por sua declaração de renda durante o ano. Existe uma calculadora en-ligne disponibilizada no site Internet: http://www.calculaide.gouv.qc.ca/index.asp

03. Imposto provincial sobre gorjetas

• As gorjetas recebidas pelos funcionários de hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos onde estas costumam ser freqüentes devem ser declaradas para fins de imposto de renda;
• As vantagens de se declarar tais somas são:
o proteção superior em caso de acidentes de trabalho ou perda do emprego, sendo contabilizadas nos cálculos do assurance-emploi;
o melhor crédito junto as instituições financeiras e menor taxa de juros;
o Aposentadoria maior;
o Remuneração de férias mais altas.

04. Contribuição de aposentadoria (Regime de Rentes du Québec)

• Quem possui rendimento anual bruto superior a 3.500 $ deve contribuir para a RRQ (o INSS Québécois);
• Cálculo da contribuição: http://www.rrq.gouv.qc.ca/fr/programmes/regime_rentes/travail_cotisations/calcul_cotisations.htm
• Salário: Contribuição:
5.000 $ 74,25 $
30.000 $ 1.311,75 $
43.700 $ 1.989,90 $

• 43.700 $ é o valor máximo para fins de contribuição. É chamado de Maximo de Ganhos Admissíveis (MGA).


Por hoje é só, depois tem mais. Realmente coletei muita informação da net e de outras fontes, infelizmente foram tantas, e na pressa de fazer um projeto, terminei não anotando muitas das fontes, mas, mesmo assim, posto aqui para compartilhar com todos.

Note, o que for de minha autoria eu afirmo no post.


Valeu!

3 comentários:

Unknown disse...

Meu deus... para varias... só tenho uma coisa pra dizer sobre os posts de vcs... MA-RA-VI-LHO-SOS!!!!!

beijos e obrigada

Rossana disse...

Vocês não existem mesmo! Muito bom!!

Saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee de vocês!!!

Juliana disse...

Olá!

Excelente esse post!! Estava exatamente procurando mais informações sobre essas questões de impostos de renda, aposentadoria e outras deduções do salário... seu post caiu como uma luva!! Obrigada!

Abraços!

Juliana

P.S.: Vou colocar um link para o blog de vocês no meu blog, se vcs tiverem algum problema com isso, me avisem!