quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O porquê de nossa escolha


A imagem ao lado já diz tudo. É verdade que poder dar aos filhos tudo que precisam para que tenham vida plena é de longe um dos fatores mais importantes de nossa decisão. Sonhamos em ser pais e esperamos ansiosos o dia desse acontecimento, mas sempre tivemos consciência que a hora ainda não era ideal, porque ainda tinhamos muito a fazer para nós mesmos, que é o outro grande importe que impulsionou nossa decisão.

A maioria das pessoas procuram num momento como este fazer uma lista de prós e contras, na qual estarão contidas todas as informações de modo objetivo e que terão em sua visualização o objetivo de desfecho da decisão central. Acredito ser um método bastante eficaz, quando não existem sentimentos envolvidos. Torna-se mais fácil tomar uma decisão quando se tem em mãos dados objetivos e concretos sobre duas correntes, de modo que a decisão seja feita em favor da corrente que se mostre vencedora no quesito custo benefício, isto é, a melhor relação entre prós-contras.

No nosso caso até tentamos fazer a lista, como citamos no início do blog; e a fizemos três vezes, se bem me lembro, entretanto existem muitos outros aspectos que devem ser levados em consideração numa hora dessas. Trata-se de uma decisão que irá mudar o rumo de nossas vidas, então considero algo de extrema importância, prioridade 1, não deve ser vista como muitas pessoas a tomam: "tive vontade e fui", é, as vezes isso é o estopim que se precisa para começar a caminhada, mas não é a solução mais coerente a ser promovida, é imperativo que o estudo, a ponderação, a análise e a pesquisa andem juntos nesse processo e que a partir deles o sonho tome uma forma mais real e até palpável. Foi isso que fizemos e continuamos a fazer (uma vez que se começa, a continuidade e perseverança é que vão levar ao sucesso).

Acredito que a grande maioria das pessoas que pensam em imigrar já tinham a vontade de conhecer o mundo a sua volta bem antes de conhecer o processo de imigração para o Canadá. Conosco, pelo menos foi assim. Sempre quisemos, mesmo muito antes de nos encontrarmos, conhecer além do horizonte. Sempre pensamos que o mundo é muito maior que podíamos imaginar para ficarmos "presos" à um só lugar e ao mesmo tempo pequeno demais para encontrarmos tantos impasses que nos impedissem de "sair". Sempre me perguntei o sentido da vida e depois de muitos anos desobri que pra cada um ele é diferente e para mim simplesmente não tinha outra explicação senão ser vivida. Sim, algo tão simples, mas que esquecemos durante 95% de nosso tempo de vida. O que adianta acumular riquezas, ostentar, trabalhar ao ponto de não ter tempo mais para nada e não aproveitar os frutos de todo esse trabalho? Para mim é algo muito superficial. Tudo isso passa e não é possível se recuperar mais. Então o que deve ser feito AGORA, faça AGORA e não espere. Acho que tem tanta coisa bonita e legal diante dos nossos olhos para ser vista e experimentada, mas infelizmente não temos tempo ou não ligamos para essa outra face da vida, a grande maioria se restringe à casa, trabalho, comer e dormir. Gente, a vida é mais que isso! Para mim esse foi o principal motivo: busca de novas oportunidades, conhecimento, alimento para a alma, possibilidade de construir uma família saudável, condições de poder conhecer e experimentar novos mundos, novos odores, novos sabores!!

Contruir uma vida baseada em experiências, poder dar uma parcela de contribuição para melhorar algo nesse mundão, e servir de exemplo a ser seguido. O Quebec, através de seu programa de imigração, pode nos proporcionar a chave para abrir essa porta.

É isso aí, acho que viver só por viver já não basta mais, temos que crescer por dentro e deixar nossa marca.

Je me souviens!!

9 comentários:

Joana Nunes disse...

Oi, gente!

Nossa, falaram muito bonito, tudo que eu penso também. Acho que temos muita sorte de ter encontrado um lugar que nos dê valor. Pq por mais que eu sempre quisesse sair para conhecer novos horizontes (e acredite eu sempre quis MUITO), eu sempre pesquisei muito para onde deveria ir. Isso pq neste mundo, apesar de termos otimos lugares para se conhecer e morar, nem todos estão abertos e oferecem tantas coisas boas quanto o Quebec. Fico muito feliz em saber que as pessoas que estao indo para lá conosco, construir essa nova sociedade Quebecoise de imigrantes tem os mesmos pensamentos que nos.
Seremos muito felizes! =c)
Bem, snetimentos à parte, gostaria de agradecer a mesnagem que a Lidiane postou no nosso blog que nos deixou muito felizes. Ela disse que o processo não anda demorando tanto quanto antes (o qu é muito bom) e também nos convenceu (e tirou um peso das nossas costas) de preenchermos nossos formulários em português mesmo. gente, brigadão. Só essses toques que vocês nos dnao, parecem pouco mais ajudam muito!


Valeu mesmo!

Abraços cariocas!

Joana e Danilo

Joana Nunes disse...

Esqueci de perguntar... quando vcs enviaram o dossie, enviaram alguma carta de apresentacao com explicacao sobre os documentos? Pois acho que tem algumas coisas que devem ser esclarecidas e estava pensando em escrever uma apresentaçnao que explicasse tudo, esta tb nao sei se escrevo em frances, é melhor em português mesmo né? E o curriculo de vcs? Enviaram em portugues tb?


Desculpa tantas duvidas... hehehe.

Obrigada e grnade abraço!


Joana e Danilo

Chez les Prest disse...

Lidiane e Junior, muitooooo legal... é isso ai... e vamos rumo aos nossos sonhos, desbravar esse mundo imenso cheio de experiências, cultura, arquitetura, história e belezas esperando por nós...

Abraço!
Cássia e Prest

Joana Nunes disse...

gente, muito muito, muuuuito obrigada pelas dicas! Vamos escrever tudo em português mesmo, o que nos causara um grande alivio de preocupacoes e tempo! Isso aí, gente! E, ja sabem, no que precisarem, estamos aí!



Abraços,


Joana e Danilo

Gisa e Diogo disse...

Poxa... Fiquei radiante quando vi a barriga! Pensei "eita!! um bb p/tia!" Mas, foi alarme falso, né... Gente, assim fico sem coração, hein. Vocês virão para o encontro no dia 26? É nossa despedida aqui, vocês tem q vir! =))

Neuro coach disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neuro coach disse...

Olá amigos Lidiane e Júnior,

Venho tardiamente agradecer o recado carinhoso que deixou em nosso blog. Ná época tínhamos dado um tempo nas postagens, por conta de algumas decisões que precisávamos tomar. Hoje, graças a Deus, já nos decidimos, iremos dar entrada como casal, então nos casamos e estamos dando entrada no processo na próxima semana!

Retomamos então às postagens e estamos no pique total! Fique à vontade para adicionar nosso blog! Estamos à disposição caso tenham alguma dúvida ou questão que possamos ajudar.

Vi que já deram entrada no processo! Parabéns!!! Agora é aguardar a data da entrevista, deve ser próxima da nossa!!

E vocês pretendem morar em qual cidade, já sabem? Será que seremos vizinhos?? rsrs

Grande abraço!
Mari et Roberto
www.robertoemaristela.blogspot.com

Joana Nunes disse...

Oi, gente! Estamos lotando a caixa de mensagem de vcs, ne? Hehehe Desculpe!

Sera que vcs tem algum email para trocarmos informacoes melhor? Estamos com algumas (varias) duvidas sobre o dossie.

Se puderem ajudar, seria otimo!

Muito muito obrigada (mais uma vez)!


Joana e Danilo

Lidia Barreiros disse...

que texto lindo!!

Vcs sao jornalistas?
Amei mesmo...sincero e realista.
Je me souviens!