sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Encontros e Desencontros


Pois é, nos "desencontramos" com nosso curso de francês. Desde o início já percebemos que tinha alguma coisa errada ali, mas no início desse segundo estágio foi que tivemos a comprovação: A AF de nossa cidade está entregue às baratas!
O método não é bom, a estrutura da escola não é boa e o pior e que me deixou muito triste foi o atendimento, que é péssimo!
Tudo começou quando nós "encontramos" a AF e entramos em contato com a professora (uma boa pessoa sim, mas está, creio eu, no local errado, pelo menos na cidade errada, pois ela merecia escola melhor), que nos foi de muita atenção e disse que havia uma turma que já tinha iniciado as aulas no primeiro estágio em curso intensivo e que eles planejavam seguir juntos para fazer um trimestral e logo em seguida outro estágio intensivo em janeiro, dissemos: "CLARO! ESSA TURMA TEM O QUE NÓS ESTAMOS PROCURANDO!"
Infelizmente pra uns e felizmente pra outros a Aliança tem alguns convênios por aqui, um deles dá uma bolsa da metade do curso e outro do curso todo. Bem, quando se oferece algo assim é claro que quem possui os requisitos que a bolsa exige vai procurar se beneficiar; claro! Foi isso que aconteceu pra mim e Li. Tive direito a uma bolsa de 100% e ela de 50%. Acredito que isso foi o estopim para a pessoa responsável pela escola daqui começar uma confusão por conta do quórum para formar a turma que nem vou entrar em detalhes pois já me sobe o sangue pra cabeça. Fiquei pensando o real motivo pelo qual isso tudo aconteceu. É explícito que a turma não tem um custo alto para funcionar, na nossa sala não tem ar condicionado, funciona apenas uma lâmpada e um computador, isso realmente virou uma icógnita para mim, principalmente da maneira como foi exposto. Fiquei em silêncio pois sei que não adianta discutir com alguém que para falar "praxe" diz "plaxe" e para "WWW" (World Wide Web) diz "drabu, drabu, drabu".

Resutado: Até agora a turma está fechada para trimestral, vamos ter uma aula na semana e só. Isso atrasou todos os nossos planos, até acharmos caminhos alternativos.

Acredito que iremos nos matricular em outro estágio e estudar os dois simultâneamente, além de já termos conversado com um professor particular (pois sentimos que não vamos conseguir soltar a língua num local que parece com uma faculdade pública - o conteúdo é dado e o resto é com você, o método realmente não facilita nem para desinibir o aluno, eu pelo menos tento, mas não consigo, fiquei totalmente trancado) e vamos começar aulas particulares segunda feira em paralelo.

Nossa meta é correr contra o tempo, pois queremos dar entrada logo em janeiro, mas para isso queremos estar com um nível bom de francês, para que do dia do envio dos documentos em diante seja lucro no que diz respeito ao idioma.

Em tempo, continuamos com nossas pesquisas de maneira constante, estamos fazendo o projeto, que está ficando um brinco (e com certeza quando terminar-mos vou disponibilizar por aqui a parte dele que seja de aproveitamente coletivo, para compartilhar nossa pesquisa e descobertas, facilitando assim a vida de outras pessoas), nossa grande dúvida ainda é acerca da profissão, pois gostamos do que somos, mas o espírito radical descansa adormecido em nosso peito, daí a uma mudança com o passar dos tempos não será muita novidade.

Mudando da água para o vinho, "encontramos", na verdade encontraram para a gente (grupo Canada Immigration), um cara que faz um trabalho muito legal sobre imigração: Nick Noorani. Coloquei alguns dos sites dele na nossa seção de Vale a pena dar uma olhada.
Veja logo abaixo um vídeo sobre ele.

....

E outro que achei legal, falando How immigrants can succeed in Canada.

....

2 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena que a Aliança aí seja assim, aqui em Recife ela é bem organizada e tem ótimos professores mas para a entrevista também tivemos aulas particulares para soltar a lígua e estudamos mais gramática com a aliança, bonne chance Flávia

Ribamar Bezerra disse...

Salut mes braves!!!!
Adorei o comentário ah ah ah, mas ao mesmo tempo lamento pela Aliança já foi tão diferente e hj hum..faz me rir e lamentar, mas c'est la vie, espero que as coisas mudem com um novo diretor enfim. Bom fim de semana pra vcs ;-)