quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Palestra de informação em Recife


Ontem fomos à palestra Imigração Québec, em Recife. Foi um dia super estressante e cansativo, mas válido d+! Saímos de Campina Grande 13h, pois tínhamos outras coisas para resolver em Recife, para depois irmos à palestra às 18:30h. A palestra foi no CEFET, e achei que iria estar mais cheio, mas acredito que como era o último dia de palestras, a maioria das pessoas já tinha ido. Mesmo assim foi muito proveitoso, pois acredito que consegui tirar quase todas as dúvidas que tinha. Chegamos lá quase em cima da hora, mas como não tinha muita gente, conseguimos ficar num lugar ótimo!

A palestra foi com o Monsieur Benoir St-Jean e não foi muito diferente dos relatos já realizados por outras pessoas.

Ele tentou o tempo todo brincar, fazer piadas, como por exemplo, começou falando apenas em francês (que eu já consegui entender tudo, o que me deixou animada), mas logo após realmente iniciou a palestra falando portufranhol, como ele mesmo definiu, mas completamente compreensível.

O índice geral da palestra foi o seguinte:

- Alguns aspectos Gerais do Quebec;
- Processo de imigração;
- Apoio do Quebec para enfrentar o desafio da imigração;
- Perguntas.

Após explicitar alguns aspectos gerais como localização, idioma, dados gerais, população, taxa de homicídios, salário mínimo e etc, ele fez questão de citar que a economia é estável, dinâmica e está em constante e forte crescimento em altas tecnologias, sem desequilíbrios regionais e sociais e frisando bastante a questão do alto padrão de vida oferecido para todos, sem exceção.
Sobre o Mercado de trabalho em si, ele falou que estima-se a criação de 250 mil (ou mais) novos postos de trabalho nos próximos anos, que se darão em TODAS as áreas, porém falando sempre que há algumas que estão em maior demanda. Falou sobre a questão de o trabalho ser em sua área de formação, descartando aquela visão que há apenas oportunidades em subempregos.
A maioria das informações mais específicas acerca do mercado de trabalho encontra-se nos sites emploiquebec e comissão das normas de trabalho do Quebec.

Ele explicou a questão de equivalência de diplomas e disse também que as informações sobre as profissões regulamentadas (como a profissão do Júnior, advogado, encontram-se no site Office dês professions du Quebec).

Com relação ao programa de imigração em si, ele explicitou as motivações do governo para a existência e permanência do programa, assim como o apoio governamental para o imigrante, com relação à Francisação, ajuda para inserção no mercado de trabalho (cursos para elaboração do CV e carta de apresentação), etc, como também na ajuda que há para busca de empregos (CLE - centros locais de emprego, feiras de emprego, etc).

A todo momento, o M Benoir St- Jean fez questão de dizer da legalidade do visto, como também que o Canadá pretende sim continuar aberto para os imigrantes durante muito tempo ainda, tendo a meta de superar o número de imigrantes no ano de 2008 (em 2007 foram 44 mil imigrantes de todo o mundo, e a meta para o ano de 2008 é de 55 mil imigrantes.
De acordo com ele, a primeira parte do processo (obtenção do CSQ) tem durado em torno de 6 a 8 meses e as pessoas que enviaram seu dossiê até março de 2008 têm chances de serem chamadas para a entrevista ainda este ano, as quais começarão a ser realizadas no mês de Outubro. Haverá provavelmente entrevistas em outras cidades, como Recife, e não apenas em São Paulo.
Para terminar, ele mostrou as razões de porque escolher o Quebec para imigrar.

Enfim, para quem já estava buscando informações sobre o processo, nenhuma novidade, mas ele soltou algumas informações legais nas perguntas. Por exemplo, ele falou que as pessoas estão sendo chamadas por ordem de chegada de dossiê e que não há prioridade para as área de maior demanda ou para quem tem filhos. Não vou mentir que fiz muuuuuitas perguntas, tanto mandando no papelzinho, quanto pelo microfone (quase não solto!) heheh

Vou colocar aqui algumas perguntas que recebi de outras pessoas, como também algumas dúvidas minhas e de Júnior, ou até mesmo outras coisas que foram comentadas em perguntas de outros que acho relevante:

- Para o dossiê recebido até que mês a entrevista se dará ainda esse ano?
Os dossiês recebidos até o mês de Março/08. As palestras ocorrerão a partir de Outubro, sem data prevista ainda.

- Quando ocorrerão as entrevistas no ano que vem?
Não tem previsões

- Iniciando o processo agora, para quando será marcada a entrevista?
A média é de 4 a 6 meses. Porém o escritório de São Paulo ainda está “tirando o atraso”, por isso houve essa maior demora, mas que já está se resolvendo.

- A escolha da cidade muito visada por imigrantes atrapalha em algo o processo?
Não.

- O diploma da Aliança Francesa é mesmo tão importante?
Não. Você pode enviar declaração de qualquer escola e professor particular, pois a comprovação mesmo se dá na entrevista.

- Pós-graduação latu senso (especialização) conta? Ou apenas mestrado e doutorado?
Sendo na sua área de formação, conta sim!

- Estágios e projetos de pesquisa contam como experiência profissional?
Se forem na área de formação, e tiverem a duração mínima de 1 ano, contam, menos do que 1 ano, só contam pontos para juntar com experiência de trabalho. Ah, e tem que ser nos últimos 5 anos. Por ex: se vc trabalhou 1 ano e estagiou 3 meses, vai contar 1 ano e 3 meses de experiência, mas se vc só tem 8 meses de estágio e nunca trabalhou, n conta!

Alguns itens importantes:

* no quesito adaptabilidade, o mais importante a ser avaliado será se vc realmente tem um projeto bem feito sobre a imigração, se mostra real conhecimento do lugar onde pretende morar.

* não esquecer que mandar na documentação declaração de imposto de renda dos últimos 5 anos, e também mandar inscrição na ordem profissional, por ex a inscrição na OAB, no caso dos advogados.

Ao terminar a palestra, todo mundo saiu e eu e Júnior ficamos para tirar algumas dúvidas mais específicas, como por ex sobre meu curso de Letras, se ele se enquadra como Tradução, etc, que ele não soube responder, e me passou seu email pessoal (pasmem!), para que ele pudesse me ajudar quanto a isso.
Ele se mostrou extremamente simpático e ficou um tempão conversando conosco, até que eu fiz a pergunta que todos estão esperando nesse post: Enfim, vai haver alguma modificação no processo de imigração para Quebec nos próximos meses?
A resposta dele foi SIM! Ele disse que havia conversado um dia antes com a ministra da cidadania e imigração Diane Finlye, e que ela afirmou que haverão algumas mudanças, mas que ainda não teria previsão (provavelmente ano que vem), mas que ele tinha certeza que beneficiaria os brasileiros. Para comprovar a veracidade dessa informação, já encontrei reportagem acerca do assunto no site oficial do governo. Para ler, clique AQUI.

O Monsieur Benoir ficou brincando o tempo todo conosco, falando francês enquanto saíamos do CEFET, disse que havia passado o último fim de semana em João Pessoa (quando dissemos que somos Paraibanos) e que gostou muito de lá.
Ainda tirou essa foto conosco (por favor, não reparem na minha cara de cansaço heheh) e ficou perguntando quando íamos dar entrada no nosso dossiê.

Enfim, a palestra foi bem produtiva. O cansativo mesmo foi sair de Recife às 10:00 da noite, chegando em casa meia noite e meia, e acordar hoje às 6:00 para trabalhar! =P
Só não achei melhor porque infelizmente não tivemos oportunidade para interagir muito com outras pessoas que pretendem imigrar, pois apenas fizemos contato com o Cléber, que tem a mesma formação que eu e podemos trocar informações úteis sobre o nosso processo.

Ufa, esse foi enorme, mas valeu a pena!

Para encerrar, acabei de ver uma notícia sobre imigração no UOL que vale a pena para quem ainda não se decidiu sobre a imigração. Você pode acessá-la clicando aqui.

À bientôt!

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Arretado de bom o seu post!! rs rs rs. Somos do Rio de Janeiro e eu não vejo a hora de ter a palestra por aqui tb, por enquanto ainda está "a confirmar".
Ha! dêem logo entrada neste processo não esperem muito não...Nós demos entrada só com 80hs por causa de toda essa demora pra convocação pra entrevista.

À bientôt!

Rossana disse...

Alow!!

Poxa, que pena que foi corrido a vinda de vocês aqui!!
Bem, vamos marcar um dia que vocês possam vir aqui. Já que não tá rolando os encontros (tá de rosca, nunca vi hehe) eu tô pensando em marcar um mini-encontrinho com Gisele e Diogo, Maira e Flavio do blog Mais Calor nas Terras Geladas, Jerry e Ignez, Cau e João do Brincando no Gelo e vocês!! Então quando vocês puderem vir por aqui avisa antes que a gente marca esse encontrinho!!

Estive com Gisele ontem na aula e ela me falou que não foi nas palestras...

Beijocas

Gisa e Diogo disse...

Que pena que não deu para nos conhecermos =/ Espero que isso ocorra antes da nossa viagem, se não, depois, só lá mesmo =) A tua dúvida sobre se dá ou não pra se enquadrar em tradução é a seguinte... Se você é bacharel em tradução, aí sim conta ponto. Mas, se foi licenciatura, aí não vale. Também tive essa dúvida =)Bom, tudo de bom p/vcs, força no caminho e felicidades!

Lidia Barreiros disse...

olá....amei o blog de vcs!
estou no processo de imigração tmb...e vou adicioná-los ok?

À bientôt!

Lidia Barreiros disse...

Oi Jr...oi Lidiane(quase xará...heheheh...meu nome é Lidia)
Então...a idéia inical...e a q eu mandei no meu formulário é Montreal....mas eu ando lendo coisas sobre Gatineau (Otawa) e gostado bastante....enfim.....vamos ver como o barco corre....e vcs escolheram qual cidade?
Aliás...de q cidade vcs são?
Vamos nos escrevendo sim..e trocando informações!
:)

.Mariana.Daniel. disse...

Poxa! Depois dessa postagem, ninguém precisa mais ir pra palestra alguma! hahaha... Muito boa mesmo!

Assim como vcs, ninguém da minha família ou meus amigos conhecem o blog e olhem que já já estamos com o visto (se Deus quiser até o fim do ano!). A idéia também foi essa de documentar o passo-a-passo, conhecer os maravilhosos amigos virtuais (e quem sabe reais daqui a pouco) e retribuir com informações que a gente tem tanto por aí nos outros blogs!

Parabéns pela iniciativa! Ainda estou lendo as postagens anteriores, mas já vi que promete!

Abraços,
Mariana