terça-feira, 25 de novembro de 2008

PACIÊNCIA

“Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar.” Retirado do Wikipedia


Antes de dar entrada no processo, eu lia todos os blogs que encontrava sobre o Canadá para decidir para que tipo de processo íamos aplicar, conhecer a situação dos que queria imigrar, dos que já estavam lá e claro, para aprofundar os conhecimentos sobre os processos de imigração.
Engraçado que eu sempre lia as pessoas falando da angústia da espera, lembro que cheguei a ler vários e vários posts entitulados por “Attendre”, mas não conseguia entender o porquê de tanta agonia, se depois de dar entrada no processo, agora é só estudar para, quando chegar a entrevista, você estar preparado, e, até lá, deixar a vida seguir seu ritmo normal por aqui.
Agora eu vejo o quanto estava enganada! Mesmo fazendo apenas 1 mês e 1 dia (para ser mais exata) que demos entrada no processo, a gente fica numa angústia enorme, querendo que o tempo passe voando para que tudo isso tenha um final feliz!
As entrevistas para os processos enviados até Junho de 2008 já estão acontecendo, e ficamos super anciosos e confiantes pelos nossos amigos que estão passando por elas agora, e claro, pensando em como será quando chegar nossa vez, já que espero que seja na próxima rodada de entrevistas, a primeira de 2009.
Para ser mais otimista, fico o tempo inteiro pensando que o ano de 2008 já acabou, e logo logo será março/abril, quando provavelmente receberemos a convocação para a nossa entrevista. E aí começam as incertezas e angústias: será que estamos preparados para a entrevista? Qual será o real nível de francês necessário para ser aprovado? Em que nível nós estamos? Será que teremos dinheiro o suficiente para viajar? Quanto será realmente necessário para começar a vida por lá?
Essas e outras perguntinhas ficam nos martelando, nos torturando, fazendo com que nós NÂO consigamos seguir com a nossa vida no ritmo normal por aqui, até que todo esse período de incertezas passe.
Para completar essa agonia, ainda tem esse nosso “segredo”, já que nós optamos por deixar esse nosso plano em silêncio, e não contar nem sequer aos nossos pais, para que não criem expectativas e não comecem a sofrer por antecipação (sem saber se realmente vamos ou não conseguir o CSQ) e também para que não tentem nos motivar a ficar! Nossa decisão está tomada, e só queremos informar quando tudo estiver 100% definido, ou seja, após a obtenção do tão sonhado CSQ, aí sim, iremos espalhar a BOA notícia para toda nossa família.
Mudando completamente o assunto, queria desejar um Parabéns especial para os amigos que já conseguiram o CSQ na atual rodada de entrevistas, incluindo Jerry e Ignez, e MUITA calma e Boa Sorte a todos que ainda passarão por ela, em especial para Rossana e Cau e Jão, que farão a entrevista essa semana em Recife! Vai dar tudo certo pra vocês!!
Agora, tenho, mais do que nunca, que ser paciente, eu tenho que aprender, de toda forma, a conjugar o verbo attendre, ou então eu vou enlouquecer! =D

J'attends
Tu attends
Il/Elle attend
Nous attendons
Vous attendez
Ils/Elles attendent

À Bientôt !

5 comentários:

Tiago Mendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Almeida e Lúcia disse...

Oi, sou novo nessa caminhada, mas esse post reflete bem o sentimento de nós que ainda estamos no começo dessa caminhada, espero dar entrada no processo agora em dezembro.. e quem sabe fazer a entrevista em abril/maio de 2009. Boa sorte nessa jornada de fé e perseverança.

Rossana disse...

Brigadaaa pela torcidaaaaa!!!
Menina é depois de amanhã!! Haja!!
Ontem estava falando com Jr no gtalk sobre como está sendo legal essas amizades que fizemos e como elas vão ser importantes no nosso futuro lá no Québec!! ((=

Fico feliz com isso!!

Beijocas e assim que sair da entrevista eu dou notícias!! hehe

beijos

Claudia e João disse...

a única coisa que posso dizer é que esse tempo que esperamos não é à toa. é o tempo para nos prepararmos no nosso francês, financeiramente, aperfeiçoar os planos e refletir se é isso mesmo que queremos. Eu sempre acho que se fosse de um dia pro outro, eu não ia estar tão preparada pro que der e vier como estou agora.

ah! e parece que foi ontem que enviamos nossa documentação, então por mais que não pareça: o tempo voa!

obrigada pela boa sorte. vocês verão que em breve estaremos desejando o mesmo ;)

beijos!

Lidia Barreiros disse...

hehehhehe calma gente!
esse tempo passa voando!
aproveitem para estudar o frances quer daqui a pouco jah eh abril!
Eu mandei minha papelada (imensa por sinal) da etapa federal hj....e juro por deus....senti ateh um sipro de ventos nórdicos no rosto!
heheheheh

bonne chance!