sexta-feira, 10 de abril de 2009

Nossa entrevista!

Bom, hoje foi o nosso dia!
Dormimos consideravelmente bem e tentamos acordar tarde, mas não deu. 6 horas da manhã já estávamos acordados então resolvemos que iríamos tentar aproveitar o hotel pela manhã e só começaríamos a nos aprontar após meio dia, já que nossa entrevista seria apenas Às 15h30 e nossa diária no hotel era até 14h. Porém nada planejando aconteceu!
Quando descemos para o café da manhã, começou uma chuva intensa, com direito a relâmpagos, trovões e tudo mais! Após o café voltamos para o quarto e ficamos lá, curtindo o nosso nervosismo, assistindo a TV5 Monde, revisando mil vezes os documentos, as pastas, tudo!
Enfim, 13h30 estávamos prontos e descemos para fazer o check out. Como não tínhamos mais o que fazer, resolvemos subir logo e ficar lá aguardando! Subimos às 14h, e depois de eu ir ao banheiro umas 4 vezes e Júnior umas 3, chegou um rapaz que faria a entrevista às 14h30. Logo chegou seu horário e o M. Daniel Leblanc veio chamá-lo, se apresentou para nós e nos pediu para esperar "un petit peu" que a nossa seria a próxima.
Nesse momento eu até me tranquilizei um pouco pois entendi perfeitamente tudo que ele falou e isso era um bom sinal! heheheh
Por incrível que pareça a hora não demorou a passar, a entrevista do rapaz durou uns 40 minutos, e ele nos chamou aproximadamente às 15h10, ficou brincando que o ar condicionado estava muito frio (acho que nós que estávamos com muito calor e botamos o ar bem frio enquanto esperávamos!).
Mais uma vez se apresentou, sentou, entregou a folhinha para Júnior preencher sobre as palestras e a nossa data de início do dossiê e começou perguntando em que cidade nós morávamos, a cidade na qual queríamos morar e foi me pedindo os documentos. Começou pedindo nossos passaportes (dos dois ao mesmo tempo) e a certidão de casamento, se confundiu um pouco com nossos nomes, principalmente com o de Júnior (Ubirajara) e até perguntou a origem do nome, então falei que era indígena. Ele não pediu a certidão de nascimento.
Depois ele pediu o certificado de autonomia financeira e tinha um erro, pois eu não tinha a xerox do que mandamos no dossiê, então imprimi um novo e coloquei a data do envio do dossiê, mas ele pediu para eu riscar a data, colocar a data de hoje e assinar novamente, pois no próprio formulário tem que ele era de 2009. Fiquei toda envergonhada mas ele falou que não tinha problema.
Depois pediu meus diplomas escolares e minhas comprovações de emprego, holerites e carteira de trabalho, e elogiu bastante a organização porque levei todos os holerites divididos por data, bem direitinho, desde o primeiro ao último. Ele fez as contas e se admirou por eu ser tão nova e ter mais de 5 anos de experiência profissional. Então ele me perguntou o que eu fazia exatamente no meu trabalho e expliquei minhas funções, ressaltando que trabalho exclusivamente com o exterior e que tenho contato diário com emprsas canadenses. Ele gostou muito.
Depois pediu os diplomas de Júnior e seus comprovantes de emprego, holerites e as portarias (já que ele trabalha na prefeitura), brincou ainda perguntando se os holerites estavam tão organizados quanto os meus, quando entreguei ele riu, pois estavam do mesmo jeito.
Depois ele começou a começar, perguntou qual a nossa motivação para ir ao Québec e se tínhamos familiares lá. Falei que não tínhamos familiares mais amigos brasileiros próximos, então mostrei as cópias das carteirinhas de residente permanente de Gisele e Diogo com seu endereço e disse que eles nos dariam suporte assim que chegássemos lá. Quando viu a foto, ele disse que lembrava de Gisele, que fez entrevista com ele!! (Ó aí, Gi!!)
Então ele pediu nossas comprovações de inglês e francês e Júnior aproveitou e mostrou seu certificado da OAB, explicando que ele passou na prova mas ainda não tem carteira de advogado porque não precisa para seu trabalho. M. Leblanc perguntou se ele sabia que teria que fazer a equivalência no Barreau e então Júnior mostrou o email que mandou para eles e o que recebeu como resposta, ele achou muito os 60 créditos que Júnior terá que estudar para fazer a equivalência e perguntou a Júnior se ele tinha um plano B. Foi aí que ele respondeu que também fazia curso de webdesign e que poderia trabalhar como tal, por enquanto. Ele falou que era muito bom.
Voltou-se para mim e falou que eu não tinha um plano B, mas sim, 2 planos "A", pois eu podia trabalhar como analista de crédito facilmente (pois tem muita demanda) e também que tem várias oportunidades para trabalhar em escolas particulares, que nem precisam da permissão de ensino. Ele me deu várias dicas, disse que eu provavelmente encontraria emprego primeiro por ser menos complicado, disse também que eu podia trabalhar até mesmo nas duas áreas simultaneamente. Então Júnior pegou nosso projeto e lhe mostrou sobre nossas pesquisas acerca da minha profissão, sobre a obtenção da permissão de ensino. Ele ficou impressionado com o tamanho do projeto e ficou folheando ele TODO, olhando todos os tópicos e comentando alguns detalhes.
Então Júnior o perguntou se ele achava que deveríamos fazer nossos equivalência de estudos lá e ele disse que não, que começássemos aqui pois era mais barato. Depois, pegou o livrinho Apprendre le Quebec e mostrou para Júnior o endereço para contactar, grifou, colocou um post-it e me deu.
Então perguntei se poderiamos mostrar nossas pesquisas do mercado de trabalho e ele falou que poderia mostrar tudo.
Ele viu várias ofertas e disse que eu me encaixava em quase todas, que tinha feito uma pesquisa muito bem detalhada. Depois olhou as de Júnior e disse que ele deveria começar trabalhando como assistente jurídico para adquirir experiência e fazer contatos, enquanto ele fazia sua equivalência.
Então abrimos o nosso mapa e ele ficou encantado. Nos elogiou várias vezes pela paciência pelo trabalho bem feito. Olhou cada ponto, mostrou os melhores lugares para morar e nos mostrou até onde era sua casa! kkkkkkk
Depois de muito olhar o mapa, eu o mostrei as fotos dos encontros de Recife e quando ele viu Gisele falou de novo que lembrava dela. Mostramos também nosso powerpoint e o tempo todo ele só dizia: " Uh lá lá, Très bien". Mostramos também os anúncios de apartamentos e ele olhou vários, sugerindo os melhores.
Depois ele nos deu a mão e apertou e a impressora começou a funcionar, mas ele não falou nada. Nessa hora nos entreolhamos e sorrimos, já sabíamos do que se tratava. Ele ainda ficou conversando, perguntou onde era nossa cidade, se era muito longe, se tínhamos ido de avião e falei que sim, que estávamos hospedados no mesmo hotel e que ficaríamos na cidade até segunda pois eu estava aproveitando o restinho das férias do trabalho.
Depois ele nos parabenizou formalmente, Júnior e eu nos abraçamos, aí ele continuou elogiando nossa organização e disse que em toda sua vida de entrevistas essa tinha sido apenas a quarta vez que ele tinha dado nota máxima (8) na apresentação, no quesito adaptabilidade, que nossa apresentação tinha sido perfeita. Júnior perguntou como tínhamos sido avaliados no francês e ele disse que nos deu 12, de 16, que estávamos no intermediário avançado, o que nos surpreendeu bastante e nós o explicamos da nossa dificuldade para estudar em nossa cidade. Até recebemos F de francófonos no CSQ!
Para finalizar, eu pedi para tirar foto com ele e ele nos acompanhou até a porta lá fora, elogiando sempre nossa organização pois realmente tinha se surpreendido e dando várias dicas de empregos e do que fazer lá. Ele falou para darmos entrada logo no Federal e eu falei que estava tudo pronto, ele disse que eu estava certa pois não podia demorar, que o Quebec precisa de gente como nós.
Nossa entrevista acabou às 16h30, foi realmente muito tranquila e em alguns momentos nós dois falávamos ao mesmo tempo, um complementando o outro e ele não falou nada, o tempo todo ele foi muito gentil, educado e extremamente simpático. Nos deu balinhas na saída, falou sobre o reembolso do curso de francês e me deu mais alguns folders.
Vamos dar entrada no Federal essa segunda, daqui mesmo de Salvador e agora, com certeza, temos uma tonelada a menos nas nossas costas!
Muito obrigado pelo apoio e torcida de todos vocês, pois isso sempre foi fundamental para nós!

Nós na sala de espera e toda nossa bagagem para entrevista!

Eu e o M. Daniel Leblanc

Agora foi a vez de Júnior!
E aqui, com o sorriso mais feliz do mundo!!!!

Nous avons réussi!!!!!!!!!!!!!!!

21 comentários:

José Almeida e Lúcia disse...

Parabéns pessoal, venho acompanhando o blog de vcs faz um tempinho, e pude perceber o quanto vcs se prepararam para esse momento. Boa sorte nas proximas etapas e espero no fim do ano esta tão bem assim. Feliz Pascoa!!!

Unknown disse...

AHHHHHHH parabéns!!!! Eu não disse que ele era bonzinho??? E da pra entender o que ele fala numa boa né? Aqui na palestra de SP ele foi super simpático... ainda mais pq ele era um dos responsáveis por receber os novos imigrantes no quebec... então ele tem um lado mais humano..... ehhhhh fico muito feliz por vcs... só não podem abandonar o blog HEIN!!!!!

Emilly Rivas-Couto disse...

PARABÉNS!!!

Vcs são uma das nossas referências de blogs e de como devemos nos organizar previamente! Ficamos muito felizes com a maravilhosa notícia, se bem que com a determinação, cuidado e força de vontade, o resultado não poderia ser outro.

Felicidades para vocês!!!

Com carinho,

Luciana e Vicente Couto

JEF disse...

Eu estava tranquilo quanto a entrevista de vocês. Pelo que tinha acompanhado no blog via que vocês estavam mais que preparados.
Estou muito feliz por vocês, e registro aqui os meus parabéns aos dois.
Agora, é contagem regressiva e já ir vendendo coisas, se despedindo de amigos, parentes, etc. E espero nos vermos por lá, se assim for a vontade de Deus, o que parece que é.

Abraços

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Félicitations!!!

É assim que o pessoal diz por aqui!!! Agora é aproveitar o processo federal para decidir todos os outros detalhes até a chegada por aqui. É uma loucura parece que demora uma eternidade mas quando estamos com os vistos em mãos vemos que passa super rapido.

Alors, bonne chance et à bientôt!!!

Pri, Mau e JP.

Giselle disse...

PARABÉNS!!! A felicidade de receber o CSQ não tem preço.rs rs rs

Gisa e Diogo disse...

Pessoal, super parabéns pra vcs! Superaram tds as dificuldades e venceram! Que venham agora pra cá e façam parte da nossa família! Super beijos e fiquem com Deus!

Fábia disse...

Queridos, nossos parabéns e que agora desejamos a vcs só relax para essa nova etapa que se inicia, um teste de paciência. Mas vale a pena a espera, pois a recompensa é enorme.
Bjs e qualquer coisa estamos aqui.
Fábia e Alexandre

Alberto disse...

Aí num dissemos que não teria errada!!! Parabéns para vcs e agora é o Federal!!!

Nos vemos no Quebec, Boa Sorte!

Pedro Carneiro disse...

kkkkk num falei q era tranquilo!
estou feliz por vcs terem passado e pelos elogios q os foram feitos.
parabens de verdade!
agora eh dar entrada no federal e continuar conjugando o verbo attendre :D
abracos

Elizângela disse...

Lidiane, vc não vai acreditar, mas conosco aconteceu a mesma coisa com o certificado de autonomia financeira: nós tb não tínhamos a xerox do que mandamos no dossiê, assim como vcs imprimimos um novo e colocamos a mesma data do envio do dossiê, mas Madame Judith pediu para eu riscar a data, colocar a data do dia da nossa entrevista e assinar novamente. Caramba, quanta coincidência!!!

Quando vcs voltarem entra em contato pra gente marcar de se encontrar, tá??? Estamos profundamente felizes por vcs.

Beijão,

Elizângela e Fabinho

Anônimo disse...

Parabéns!!! somos o novo casal que acompanha o blog de vcs!!! estamos muito felizes por vcs!!!com essa organização toda so podia dar nisso. abraço. Andreza e Tiago (Natal-RN)

Chez les Prest disse...

Olá!!! Parabéns!!! Tudo de bom, hein??? O M. LeBlanc é uma graça mesmo... agora, vamos a parte federal... se tudo der certo, iremos na mesma época, né???

Um abraço!!!

ju k disse...

Mil parabéns, vcs merecem!!! Agora preciso aprender a ser organizada tbém... abçs

Rossana disse...

Parabéns amores!! Vocês merecem! Sempre tive certeza de que tudo ia dar certo!! Parabéns mesmo!!

receberam meu sms?

Beijocas

Ro

Neuro coach disse...

Olá amigos,

Queremos parabenizá-los pela conquista. É resultado de todo esforço, entrega, dedicação de vocês ao processo.

Vocês merecem ir para o Québec, diria ainda que o Québec merece pessoas como vocês.

Iremos acompanhar suas novidades sobre o federal.

Grande abraço, vamos em frente.

Mari et Roberto

Bea disse...

Parabéns gente!
Obrigada pelo post com tantos detalhes importantes para quem ainda não fez a sua entrevista!
Foi ótimo conhecer o rosto do M. Leblanc!! =)

Abs,

Bia.

Anônimo disse...

Parabéns por essa conquista!
Estavamos confiantes que vcs conseguiriam.
Agora é só ter paciência nessa nova etapa.
Abraços,
Jerry e Ignez

P disse...

parabéns!
linkei vocês no meu, viu? sucesso nessa etapa agora. estamos todos no mesmo mês!!!

bisous

Unknown disse...

Parabéns aos 2!
Nos encontraremos lá, se Deus quiser no ano que vem!!!

Uma abraço,

Jão disse...

Parabéns à vocês!!!

Estávamos de férias e totalmente por fora desse mundo louco da imigração.

como vi em alguns comentários, não foi surpresa todos os elogios que vocês receberam, com toda essa organização e dedicação as coisas fluirão com facilidade para vocês.

Abraços e curtam o momento.

Jão e Cau