terça-feira, 14 de abril de 2009

Processo Federal

Bom, um mês antes da entrevista, assim que terminamos de montar nosso projeto, mapa e afins, começamos a preparar a documentação e os formulários da parte Federal do processo, pois, se tudo desse certo, os enviaríamos ao Consulado Geral do Canadá de Salvador mesmo. E foi o que aconteceu. Com o CSQ em mãos, os anexamos ao envelopinho que já estava pronto.

Esses formulários são bastante trabalhosos e exigem atenção redobrada.

Formulários

O preenchimento dos formulários pode ser feito através do próprio computador.

- Demande de résidence permanente au Canada (IMM 0008)
- Antécédents/Déclaration (IMM 008 – Annexe 1)
- Déclaration d’intention de résider au Québec – Immigration économique (IMM 008 – Annexe 5)
- Renseignements additionnels sur la famille (IMM 5406)

Existe um guia especialmente elaborado para ajudar no preenchimento desses formulários. Nós preenchemos os nossos a partir da leitura atenciosa dele, por isso, recomendamos que todos o leiam também.
Guia Oficial com instruções para trabalhadores qualificados do Québec: http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/FQ7.pdf (esse guia é só para ajudar no preenchimento, não precisa mandar)

É importante observar que nenhum espaço poderá ficar em branco, em todos os formulários. Quando a pergunta não couber à você, escreva a sigla S.O. (sans objet) no espaço reservado à sua resposta.

Guia Oficial com instruções para trabalhadores qualificados - Consulado São Paulo: (esse nós preenchemos e enviamos junto, da página A2 até a página A5)
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/F37134.pdf

Demande de résidence permanente au Canada – (deve ser preenchido apenas pelo Requerente Principal):
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/imm0008fgen.pdf
Nele você deve marcar como categoria da demanda a de imigração econômica. Todos os membros da sua família devem constar nesse formulário (caso não dê no espaço reservado, anexe em uma folha), inclusive os que não irão ao Canadá, lembrando, novamente, que deve ser entendido como membros da família o cônjuge e os filhos. O sobrenome de todos (inclusive o do demandante) deve ser escrito por completo, sem abreviações e tanto ele quanto o nome (prénon) devem ser escritos em letras maiúsculas. Nele ainda deve-se colar uma foto do requerente principal e de cada membro da família. Atrás de cada uma das fotos deve constar o nome completo, a data de nascimento, o parentesco com o demandante e a data em que a mesma foi tirada. O tamanho das fotos encontra-se no guia para preenchimento do formulário.

Antécédents/Déclaration – (deve ser preenchido pelo requerente principal e para todos os membro da família maiores de 18 anos)
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/imm0008_1F.pdf
Nesse formulário você dará informações sobre os seus estudos, sobre o que você fez desde o seu aniversario de 18 anos ou nos últimos 10 anos (estudos, empregos, períodos de desemprego), se você faz parte ou já fez de organizações (políticas, sociais, de jovens ou de estudantes, sindicatos ou associações profissionais), se já ocupou ou ocupa algum cargo público (inclusive prestação de serviços eleitorais) e informações sobre o serviço militar para os que serviram ao exército. Também deve incluir nele os endereços dos lugares em que se residiu desde a maioridade para se verificar a necessidade ou não de certidões de nada consta para cada um deles.

Déclaration d’intention de résider au Québec – Immigration économique (deve ser preenchido apenas pelo requerente principal)
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/imm0008_5F.pdf - Esse é super simples.

Renseignements additionnels sur la famille - (deve ser preenchido pelo requerente principal e para todos os membro da família maiores de 18 anos)
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/IMM5406F.PDF - Esse também é super simples.

Declaração Oficial de União Estável: (não é o nosso caso, mas para quem se enquadra nessa situação, deve preencher)
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/IMM5409F.PDF

Depois de preenchidos todos os formulários deve-se pagar a taxa de CAN$ 550,00 por pessoa.

Recomenda-se, antes de fazer o pagamento, ligar para o Consulado para saber a cotação do dia no qual você for fazer o pagamento. Ligue para 11-5509-4343, e escolha as opções 3, depois 2.

Para saber as formas de pagamento, digite 1 ao final da mensagem. O sistema automatizado de informações está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A taxa de processamento poderá ser efetuada em Dólar Canadense ou Real, o que lhe for mais conveniente. Para pagamento em Dólar Canadense, utilize dinheiro em espécie ou cheque administrativo nominal a: "Receiver General for Canada". Para pagamento em Real, a taxa deverá ser paga somente através de cheque administrativo ou depósito bancário, em dinheiro, na boca do caixa.

Dirija-se ao banco já sabendo o valor da taxa em Real a ser paga. O banco não lhe dará essa informação. O depósito deverá ser feito em dinheiro diretamente no caixa, em qualquer agência do Banco HSBC no Brasil: http://www.hsbc.com.br/ . Seu pagamento deverá ser feito em nome do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. O número da agência é 1888 e o número da conta corrente é 00116-05.

Envie o original do comprovante de depósito bancário junto ao seu pedido de visto.
Se você pagar através de cheque administrativo, emitiremos um recibo quando recebermos seu pedido de visto.

Atenção! Outros métodos de pagamento a EXCEÇÃO de cheque administrativo ou depósito bancário em dinheiro não serão aceitos. Não aceitamos transferência entre contas, DOC, TED ou outros.

Texto retirado de: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/fees-frais.aspx?lang=por

Documentos que deverão ser anexados juntos aos formulários:

· CSQ Via - "Immigration";

· Cópia simples do passaporte (todos os envolvidos, principais páginas);

· Cópia simples da certidão de nascimento e casamento (se for o caso)

· 6 fotos (3,5cm x 4,5 cm) para cada pessoa. Ver especificações das fotos no link Appendix C: http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/guides/E37134.pdf As fotos devem ser separadas em envelopes que contenham essas mesmas informações no verso e sejam devidamente lacrados (ou seja, um envelope para cada membro contendo 6 fotos cada).Tiramos as nossas fotos aqui no Shopping Iguatemi de Campina Grande e 6 fotos custaram R$ 10,00.

· Certidões Negativas:

- Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo seu Estado: Aqui no Estado da Paraíba, na nossa cidade, Campina Grande, tiramos na Casa da Cidadania. Foi rápido e prático. Basta preencher o formulário entregue lá, na hora, anexar uma cópia da carteira de identidade e pagar a quantia de 8,33 para cada certidão. Ela demora um pouquinho a ficar pronta aqui, já que não é a capital. A nossa chegou com uma semana.

- Certidão Negativa da Justiça Federal: No site http://www.jfpb.gov.br/, procure o item Certidão negativa, mais especificamente esse aqui: http://www.jfpb.gov.br/certidao/
As certidões emitidas pela internet são aceitas, porém, nós preferimos ir à própria sede da Justiça Federal e pedir as nossas. É de graça e recebemos na hora.

- Certidão de Antecedentes Criminais: também pode ser retirada no site: http://www.dpf.gov.br/ , no link Certidão de antecedentes criminais, porém nós também preferimos pedir na própria sede da polícia. Também é gratuito, basta preencher o formulário encontrado nesse link: http://www.dpf.gov.br/web/formulario/Form_crim_impresso.htm, anexar a cópia da carteira de identidade e pronto, recebemos com 2 dias.

Para os que residiram foram do país por mais de 6 meses e após os 18 anos, devem-se requerer também certidões da Polícia Federal, das Polícias locais ou regionais e das autoridades judiciárias do país em que residiu.

Após todos os formulários devidamente preenchidos, o depósito feito e as fotos tiradas, deve-se enviar tudo para:

Av. das Nações Unidas, 12901 - 16º andar, 04578-000 - São Paulo, SP – Brasil

Como nossa entrevista foi no dia 10/04, Sexta-Feira Santa, só pudemos realizar nosso pagamento na Segunda, dia 13/04. Ligamos para o Consulado e a taxa para cada pessoa foi 1010,00. Realizamos o depósito no banco HSBC no Salvador Shopping, e lá mesmo enviamos o nosso envelopinho por Sedex, que custou 38,40.
Já rastreamos a nossa “encomenda” e vimos que chegou lá dia 14/04! Agora é só aguardar a cartinha de abertura do processo.

6 comentários:

Lidia Barreiros disse...

que legalk hein!!
jah estao no federal!!
desse jeito vcs me alcançam....rs

ainda estou na espera do pediudo do passaporte...mas vamo q vamo!boa sorte!

Unknown disse...

Nossa, o seu pacotinho está no meu bairro... hahahaha eu moro em moema..... vou lá ver se ele está sendo bem tratado e conto pra vcs hehehehe..

meu.. muuuita coisa hein... fala sério.... ainda bem que essa parte já não tem mais "serei escolhido ou não..." UFA

Fábia disse...

Agora é só esperar....a partir dessa etapa, vcs vão ver que a ansiedade que vcs tínham antes da entrevista é fichinha perto dessa..Boa sorte!!!!!
Beijos,
Fábia

Unknown disse...

Jr,
estou com algumas dúvidas sobre o preenchimento e este teu post tá me ajudando. Algumas dúvidas:
- por que no formulário F37134 tu não preenchesse a pg A1?
- na demanda de residente não precisa colar foto naquele espaço, não, né?
- na Certidão Negativa da Justiça Federal a de Vanessa deu uma pendência na execução fiscal de uma firma que ela foi sócia há uns 10 anos atrás, com isso só consegui retirar o nada consta criminal e o cível separados. Tem alguma bronca? A minha saiu todas numa só, devo tirar igual às dela? Pra não ficar diferente?
Cara, não achei teu email por isso mandei por aqui.
Meu email é:
g.negreiros@yahoo.ca

Um abração,

Unknown disse...

Bom dia.
Acompanho sempre o blog de vocês quietinho aqui no meu canto. Vejo que vocês são organizados e determinados, por isso acompanho-os pois preciso de um bom exemplo, e vos digo que está dando certo. Conseguimos nosso CSQ semana passada e sem entrevista... ficamos muito felizes !
Bem, hoje estou fazendo a documentação federal e me surgiram duas dúvidas que acredito que vocês possam me ajudar e agradeceria muito por isso.
1- Alguma documentação deve ser traduzida, como por exemplo Certidões Negativas ?
2- Vocês chegaram a preencher a parte "État des biens personnels" do arquivo F37134 ?
Pessoal, parabéns e obrigado. Espero poder retribuí-los, aí no Quebéc, quem sabe ?!

Ubirajara disse...

Olá meu caro Leonardo!! Primeiro, obrigado pelos elogios!!! Ficamos muito felizes em poder ajudar! Acho que nosso trevo de 4 folhas só dá sorte mesmo quando é distribuído!
Bem, suas respostas:
1. Nada precisa de tradução.
2. Não. Segundo Li, não precisa.
Espero ter ajudado... Para terminar, não esperamos retribuições, apenas que tudo dê certo para você e para os outros, se pudermos nos ajudar, viva! Que venham novos obstáculos, pois sabemos que não estaremos sós.

Abraço!