sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Permis de Conduire

Como regra geral, todo novo residente do Quebec deve obter imediatamente carteira de motorista. Entretanto, aqueles que já possuem carteira válida emitida pelo país de origem podem, por 180 dias, conduzir carro de passeio sem obter licença da Société.

Estudantes, membros do corpo da paz (coopérants) ou estagiários estrangeiros que estão no Quebec podem conduzir veículos de passeio durante o tempo de seus estudos ou de sua estada sem possuir carteira expedida pela Société, desde que o motorista tenha carteira válida de seu país de origem e que esta esteja traduzida para o francês ou para o inglês (mantida a equivalência de categoria).

Os não-residentes, os estudantes, os membros do corpo da paz (coopérants) ou os estagiários estrangeiros portadores de carteira internacional válida e traduzida são autorizados a dirigir no Quebec.

Dicas de como tirar a Carteira Internacional de Motorista

Quem pretende dirigir no exterior, é recomendado que se tire a Carteira Internacional de Habilitação, já que não são todos os países que permitem que o motorista dirija com a habilitação de seu país de origem. Além disso, o documento vem com as suas informações em vários idiomas, o que facilita a comunicação com autoridades estrangeiras. A carteira de habilitação é também um documento reconhecido como identidade, pois contém o endereço e a fotografia de cada um. O órgão emissor é a Société de l’Assurance Automobile du Québec - SAAQ (www.saaq.gouv.qc.ca).

A versão internacional da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi estabelecida pelas Convenções Internacionais de 1926 e 1968, que inclui ainda os documentos estabelecidos pela Convenção Interamericana de Tráfego de 1943, e são aceitas nos países que participaram desses eventos. A carteira é válida por um ano, mas não é renovável. Caso haja necessidade, é preciso tirá-la novamente.

Vantagens

  • Se o motorista cometer uma infração de trânsito ou envolver-se em um acidente no exterior, as autoridades vão exigir o documento de habilitação. Caso esteja em idioma que eles não conheçam, podem pedir a tradução do documento. Esse processo atrasa a liberação do motorista. A Carteira Internacional de Habilitação tem as informações do motorista em alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo;
  • É o documento mais seguro para conduzir um veículo no exterior;
  • Não é necessário fazer exames.
Como Tirar Procure o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu Estado e cheque os endereços dos escritórios autorizados a emitir a Carteira Internacional de Habilitação.

Você terá de preencher um formulário e pagar uma taxa que varia de acordo com cada escritório. Primeiramente, você deve Telefonar para a Société (Tel: 514-873-7620 na região de Montreal ou 1-888-356-6616 fora dela) para marcar exame ou obter maiores informações. No dia do exame, você pagará taxa em espécie.

Os documentos necessários são:


  • Duas fotos 3X4 iguais e recentes;
  • Cópia autenticada do RG, C.N.H (a carteira de motorista de seu país de origem traduzida oficialmente);
  • Prova de identidade (passaporte ou documento oficial que prove seu status de permanência no Canadá);

O exame para a carteira de motorista no Quebec consiste de:

  • exame de vista;
  • exame teórico;
  • exame de direção.

Se você já dirige, mas vai tirar a carteira de motorista do Quebec, aconselhamos aula prática com auto-escola, a fim de tomar conhecimento do percurso e de outros detalhes. Os examinadores são muito exigentes e meticulosos.

O exame teórico consiste de três partes, e você deve obter 75% de acerto em cada uma delas. Esse exame é feito no computador. Caso você necessite fazê-lo em português, pagará taxa adicional, não será no computador e será feito com tradutor.

Neste caso, o tempo de espera para o exame será provavelmente maior. As pessoas que nunca tiveram carteira de motorista são obrigadas a freqüentar auto-escola. No Quebec, pode-se tirar carteira para dirigir carro de passeio a partir dos 16 anos.

Para se preparar para o teste teórico, você pode comprar o Guide de la Route, elaborado pela Société.

Observações Importantes para os motoristas:

  • O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros do carro, bem como as cadeiras para bebês.
  • Em algumas províncias, devem-se usar os faróis também durante o dia ou nas estradas.
  • O limite de velocidade varia de acordo com a província. Geralmente gira em torno dos 90 a 100km/h fora das cidades.
  • As distâncias são marcadas em quilômetros e dirige-se (como no Brasil) pela direita das vias (com volante na esquerda do automóvel).
  • Gasolina (custando entre 44 e 63 cents o litro) e óleo diesel são vendidos por litro nos postos de gasolina, que são na sua maioria no sistema self-service.
  • O sistema de rodovias é excelente e inclui a Trans-Canada Highway com 8 mil quilômetros (a maior do mundo) que atravessa o Canadá de costa a costa.

1 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Imagino pra quem já dirige que não seja tão difícil tirar a carteira no Canadá. Lógico que é bom se preparar bem.

E a vida segue...