terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Transporte II

Montreal dispõe de eficiente sistema de transporte coletivo, em que linhas de ônibus e trens funcionam de maneira integrada.

STM: http://www.stm.info/english/a-somm.htm

TRANSPORTS QUEBEC: http://www.mtq.gouv.qc.ca/portal/page/portal/accueil_en

Metrô-ônibus

Você pode comprar passe mensal, que lhe dá acesso ilimitado ao metrô e aos ônibus. O passe é vendido nas bilheterias do metrô e em diversos estabelecimentos, como farmácias, a partir do dia 20 de cada mês, e entra em vigor no dia primeiro do mês seguinte. Você também pode comprar bilhete unitário, ou cartela com seis tickets, que lhe dá direito ao uso do ticket-transferência, válido durante uma hora e meia em direção única. Se você pegar primeiro o metrô, retire o ticket-transferência na entrada, assim que passar na roleta, na caixa onde está escrito correspondence. Se você pegar primeiro o ônibus poderá solicitar o ticket ao motorista. Convém assinalar que o valor unitário da passagem é mais barato nas opções passe mensal e cartela com seis tickets.

Você pode solicitar mapas gratuitos da rede de metrô e ônibus nos guichês do metrô. Para saber sobre o trajeto e os horários de qualquer linha de ônibus, basta telefonar para AUTOBUS – 514-288-6287. A cada nova estação do ano, os horários de circulação são alterados. Folhetos gratuitos estão disponíveis nos veículos coletivos informando os novos horários. Na mesma época, é instalado um estande na estação Berri-UQAM do metrô, para distribuição de material informativo sobre os horários de todas as linhas da cidade.

O telefone para achados e perdidos é 514-280-4637.

Caso não tenha a planilha com os horários do ônibus, anote o número do TELBUS do ponto de ônibus mais próximo de sua casa. Quando você precisar saber o horário do próximo ônibus, ligue para esse número e uma secretária eletrônica vai-lhe dar informação sobre os 3 próximos horários.

É válido salientar que esta empresa possui programas de abatimento do preço em convênio com algumas instituições como a Universidade de Laval, por exemplo. São encontrados no link: http://www.rtcquebec.ca/francais/tarifs/programmesabonnement.html

Viajando de ônibus

Ônibus e trens continuam a ser os mais populares meios de visitar e principalmente “ver” o Canadá. A Greyhound (http://www.greyhound.com/home/en/About/About.aspx) possui a mais extensa malha de rotas de ônibus dos Estados Unidos para o Canadá. Pode-se chegar a qualquer ponto canadense partindo-se de praticamente qualquer lugar dos Estados Unidos. Além da Greyhound muitas outras companhias canadenses e americanas oferecem passeios de ônibus em todas as regiões do Canadá, partindo dos Estados Unidos, especialmente de Nova York para conhecer a região de Ontario e Québec.

TREM

Para os moradores de áreas mais afastadas do centro da cidade, uma ótima opção são os trens “de banlieue” que saem das estações Gare Centrale, Lucien-L’Allier e Vendôme (dependendo da destinação). O usuário de trem também pode adquirir um cartão mensal, integrado ao resto da rede de transporte urbano, ou pagar a passagem a cada viagem. Mais informações sobre trajetos, horários, tarifas e outros aspectos no sítio da Agence Metropolitaine du Transport: www.amt.qc.ca.

É uma alternativa tanto para economizar quanto para apreciar as belezas naturais do Canadá. Existem vários tipos de passes econômicos, lembre-se porém que ao viajar por pouco tempo pode-se economizar comprando apenas os bilhetes em separado.

Dê preferência para a compra dos passes no Brasil, através da sua agência de viagens e faça as reservas para lugares antecipadamente para evitar surpresas, principalmente durante o verão canadense. O mesmo deve-se proceder se quiser uma cabine-leito.

Metrô


O metro de Montreal funciona das 5:30 até 1:00 p.m. com um interval que pode durar de 3 a 5 minutos nas horas de pique (hora do rush) e entre 7 a 10 minutos durante o restante do dia.


- Valores das passagens (2002 in Canadian dollars)

Passagem simples - 2.25

6 viagens - 9.00

Passagem semanal - 14.00

Passagem mensal - 50.00

Passagem para 1 dia - 7.00

Passagem para 3 dias - 14.00


Em 14 de Outubro de 1966, as linhas 1 e 2, agora chamadas de linha verde e linha laranja abriram com 26 estações (Atwater - Frotenac, Bonaventure - Henri-Bourassa). Alguns meses depois, em Abril de 1967, a linha 4, agora conhecida por Linha amarela, também foi colocada em serviço. Este service vai do centro da cidade até o outro lado do rio em Longueuil com uma parada intermediária na Ilha de Ste.-Hélène, Jean Drapeau. As primeiras duas linhas foram extendidas entre 1976 e 1986:


A Linha verde de Frotenac a Honoré-Beaugrand em 1976, e de Atwater a Angrignon em 1978.

A Linha laranja de Bonaventure a Pl. Saint-Henri em 1980, para Snowdon in 1981, para Plamondon em 1982, para du Collège em 1984, e finalmente para Côte-Vertu em 1986.

A antiga linha 5, conhecida agora como Linha azul começou a funcionar em 1986 entre Jean Talon e Saint-Michel, um ano depois ela alcançou a Linha laranja em Snowdon. A Estação de Acadie foi inaugurada em março de 1988.

Atualmente, a extensão é de 64 km e possui 65 stations. Foi construída uma extensão com mais três paradas na Linha laranja para a cidade de Laval, e há planos de levar a Linha azul até o nordeste com cinco estações. Outros planos também incluem a extensão da Linha amarela para Roland-Therrien (4 estações) e para McGill, no centro da cidade.


Veículo Próprio


Comprando um carro


Você tem três maneiras de comprar carro: à vista, financiado pelo banco onde você tem conta, ou financiado pela própria concessionária.

No caso de carro usado, o pagamento deverá ser sempre à vista. Pode-se, também, fazer leasing (locação a longo prazo): você escolhe o carro, e as mensalidades vão depender do valor da entrada e da duração do empréstimo (24, 36, 48 ou até 60 meses).

O leasing costuma incluir a opção de compra do veículo ao final do prazo de locação, pelo valor residual. Cuidado com os contratos de compra e de locação a longo prazo. Somente assine depois de ter verificado todas as contas e de estar plenamente satisfeito. Para comprar ou fazer leasing de um carro novo a prazo, é preciso ter um histórico de crédito, o que normalmente toma pelo menos um ano, ou mais, de residência e trabalho (depende da instituição financiadora). Se você quer carro usado, veja os classificados.

Há ofertas vantajosas, encontram-se boas oportunidades de negócio, mas cuidado, é bom examinar bem o automóvel ou levar a um mecânico de confiança. A ferrugem, por causa da neve e dos produtos usados para derreter o gelo, é um problema grave no Quebec. O estado da carroceria deve sempre ser verificado.


Estacionamento


Vale chamar a sua atenção para as regras de estacionamento em Montreal. Nas vias de maior movimento, as vagas geralmente são delimitadas por parquímetros, cujo preço por fração de hora varia de acordo com a área da cidade. Preste bastante atenção nas indicações sobre os horários em que é permitido estacionar e observe bem o tempo pago. Se o carro for guinchado, será cobrada taxa adicional de depósito.

Nos bairros, o morador pode adquirir um adesivo que permite estacionar em áreas exclusivas para os residentes (à venda nos escritórios Accès Montréal).

2 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Transporte igualzinho ao do Brasil, sem tirar nem pôr.

E a vida segue...

Juba e Dea disse...

Post muito útil. Parabéns! Já salvei.

começo do amo estamos chegando aí :):):)

abraços