sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Eviando os Docs


Salut! Olá! Ultimamente circulou uma notícia na Internet, mais precisamente nos grupos de discussão do Yahoo, que em uma palestra com Soraia Tandel foi esclarecido que quem desse entrada até o final desse ano teria sua entrevista marcada para Março do ano que vem (2009). Bem podemos confessar que essa notícia nos fez "tremer nas bases", pois pensar que enviar os documentos até o final do ano acarretaria na realização da entre
vista em Março/Abril é tirar os pés das nuvens um pouco e sentir solo firme!! Ficamos um pouco nervosos, porque passa muito rápido. Já estamos em Setembro e até chegar o final do ano vai ser como dizemos por aqui: "um pulo"! Temos tantas coisas para nos preocupar esse final de ano e mais essa agora; sendo nossa prioridade número um temos que dedicar um tempo precioso aos estudos de imigração e do francês para a entrevista. Trabalho, obrigações, eleições e IMIGRAÇÃO! Mas podem se perguntar: "Por que estão tão preocupados se ainda nem deram entrada no processo?", eu respondo: "Porque enviamos os documentos nesta quarta-feira dia 24/09/2008 e hoje foi entregue no Escritório de Imigração do Quebec em SP", acho que já basta pra dar um frio na barriga, não? Pois então vejam só o rastreamento do sedex:

Acredito ser um dos passos mais importantes do processo. É o limiar entre a decisão de ir ou não. No momento em que o atendente dos Correios colocou nossa pasta dentro da caixa e depois no balcão atrás dele, pensei: "Agora não tem volta, é isso mesmo, vou até o fim!" É uma sensação de que estou subindo degrau por degrau e de que estou conseguindo perseguir um sonho com minha Li passou pelas veias esquentando meu coração... nunca tinha sentido algo assim, muito bom. Compartilhando esse momento com vocês fizemos algumas fotos que posto aqui agora:




Bem, como quase todos os blogs, nós também queremos ajudar os que nos lêem e procuram algum tipo de informação por aqui, então um resumo sobre o procedimento inicial para imigrar ao Quebec poderia ser da seguinte forma:

1. Estudar (inclusive o francês, e muito), pesquisar, tirar todas as dúvidas e começar a fazer contatos (blogs, orkut, sites oficiais), muitos dos sites, blogs e dicas você pode encontrar do lado direito desse texto;
2. Fazer a avaliação preliminar online, na intenção de descobrir se seu perfil é adequado e se é possível que obtenha êxito no processo de imigração (recomendo que além de fazer a avaliação online, dê uma atenção toda especial à TABELA DE PONTUAÇÃO. É através dela que saberá onde pode melhorar sua pontuação e conhecer detalhadamente seu perfil);
3. Juntar documentação para formar seu dossiê, preencher os formulários (que são encontrados neste link) e posteriormente enviar ao Escritório de Imigração;
OBS.: Você deve observar bem todas as exigências e cumpri-las à risca. Repito: a leitura e pesquisa, o "auto-didatismo" é essencial nesse processo.
4. Esperar a carta de abertura do processo e o débito em seu cartão de crédito da taxa de abertura - caso falte algum documento o Escritório fará o pedido de envio do que estiver faltando e continuar estudando muito francês;
5. Esperar a carta confirmando e marcando a entrevista (observe os detalhes, tipo, levar todos os documentos originais, comprovar que no interim entre a abertura do processo e a entrevista você realizou pesquisas e está consciente dessa mudança e o que ela trará para você e sua família, além de conhecimento do novo país, cidade, mercado de trabalho, moradia, transporte, moeda, preços, enfim, tudo que possa tornar sua adaptabilidade mais fácil em um novo ambiente, sem falar da língua - se mate de estudar francês). Caso não haja nenhum impedimento e todas as informações prestadas nos formulários forem comprovadas e obtiver a autoriazação para imigrar, receberá o famoso CSQ - Certificat de Sélection du Québec. Com este documento já será considerado apto para ingressar na próxima etapa do processo, que será descrita aqui em momento oportuno.

Tudo isso parece pouco, mas não é, acreditem. Quando iniciamos e começamos a pesquisar, quanto mais informações procurávamos, mais achávamos e assim acabei criando uma pasta nomeada de IMIGRAÇÃO no meu computador que hoje possui quase 4Gb de arquivos dos mais variados que possam imaginar, todos organizados por assunto, os quais estou compactando dentro de um só documento, o qual entitulei PLANO DE AÇÃO, que tem o objetivo de servir como guia para mim e para Lidiane e futuramente, espero ele poder ajudar outras pessoas. Como falei em posts anteriores, e como já fiz, vou continuar colocando por aqui alguns tópicos que achar interessantes e que estiverem contidos neste documento. Na verdade estamos o usando como preparação para a entrevista no quesito adaptabilidade. Acho que é essencial.

Os formulários são outro "trabalhão", como vocês podem observar nas fotos abaixo:


Juntamos todos nossos documentos e colocamos em um fichário, com plástico e divisores, além de um sumário no começo dizendo onde estava cada documento, e uma folha de rosto antes de cada seção explicando tudo, aí vão algumas fotos do que foi dentro daquela caixinha amarela do sedex:






P.S.: O preenchimento cansa tanto que as vezes vocês podem até ficar um pouco perturbados, como bem mostra a foto abaixo:

OFF TOPIC: Bricadeiras à parte, para falar a verdade, essa foto eu quis postar porque isso é ela mesmo, minha Li, com esse jeito de ser que só ela tem. Queria aqui, pra todo mundo ver, te agradecer, como o faço todos os dias, por ter entrado na minha vida, porque desde esse dia sou mais feliz a cada minuto que passa e estar ao teu lado nessa aventura, e em outras de nossas vidas, tem sido o desafio mais delicioso de ser vivido que Deus me deu! Amo você do tamanho da distância daqui pro infinito multiplicado pela nossa vontade de imigrar ao Canadá ao cubo! =)
Não, hoje não é nenhuma data importante, mas só acho que todos os dias são especiais quando se tem ao lado alguém que quer sempre te ver bem, então não deixo pra depois o que posso dizer agora!

8 comentários:

Rossana disse...

Aloooooooooow Amores!!

Primeiro, PARABÉEEEEEEEEEEEENS pelo envio do dossiê!! Como vocês disseram, esse é sim, o passo mais importante!! Agora é pra valer!!!
Estou aqui torcendo por vocês!!

Segundo, queria dizer que fui convocada para entevista!!! Será dia 27/11, aqui em Recife mesmo \o/ u-huuuuuuuuuuuu!! Pense no friozin na barriga!!! Ai Ai

Bonne chance pous nous!!!

Gros bisous

Gisa e Diogo disse...

Gente, esse realmente é um momento para ser vivido, porque não dá para dizer em palavras o que se sente na hora em que se enviam os documentos. Mas, se preparem pois ainda vem muito mais pela frente. Acho que o processo em que nos metemos é como uma montanha russa: louca e cheia de grandes emoções. Boa sorte e daqui pra frente muito estudo!!! Esperamos vocês lá!

Priscilla Gadelha disse...

Oi queridos... depois que conversei com vcs.. fiquei mais animada.. tomará que essa vontade nao mude...

Giselle disse...

Preencher os formulários e preparar a papelada realmente dá um trabalhão!!!
Sejam bem vindos ao grupo da espera para a entrevista do ano q vem.

Bisous!!
Giselle

Camillo disse...

Bem vindos :) Estamos no mesmo barco então e provavelmente nossas entrevistas serão na mesma rodada de
Março/09.

Depois de meses juntando tudo e programando tudo quando a gente vê o dossiê completo e pronto para ser enviado parece que é um filho hehehe

Boa sorte a todos nós.

Marcela e Iussef disse...

Olá, Lidiane e Junior!!
Meus parabéns!!! estou admirado com tanta organização, determinação e vontade.
Me chamo Iussef, sou de João Pessoa e estarei enviando meus documentos neste mês de Outubro.
Seria ótimo manter contato com vocês.
Andei vendo o seu blog e vi que estavamos na mesma palestra em Recife, não sei se vocês se lembram mas eu fiz uma pergunta lá na frente a respeito da exigência de mestrado para fisioterapeutas poderem atuar na Província. Não tinha quase ninguém neste momento. (talvez isto não venha ao caso, rs.)
Mas na verdade gostaria de desejar-lhes muita boa sorte e sucesso.

Estes são os meus contatos:
e-mail e MSN: iussefp@hotmail.com
orkut: LELA e IU PAIVA

Manu disse...

QUe declaraçao linda! =) Boa sorte de agora em diante!! Bjos, Manu (meu nome saiu como Emanuelle no outro comment que deixei pra vcs, mas era eu tb! rsrsrs)

Joana Nunes disse...

Gente, primeiro de tudo, voces sao muito fofos!!!

Segundo, acho que é isso mesmo, vamos fazendo contato, trocando informações pq também achamos que estamos juntos no timeline da imigração e, se nossas entrevistas forem mesmo em março/abril eu tambem vou enlouquecer de estudar (mais do que já estamos fazendo).

Adorei a maneira com que voces estão de organizando, que bom que são assim também, eu sou super organizada (e até meio compulsiva) com o processo do Quebec. Danilo não é tanto, mas eu consigo organizar nos dois! =c)


Isso ae, gente, bola pra frente passo-a-passo a gente chega lá!

Bonne chance!!