sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Advocacia no Quebec

Bem, já escutei e li que é muito difícil a profissão de advogado no Quebec, pelo menos ingressar no Barreau e ter um registro é difícil mesmo. Andei pesquisando e lendo algumas coisas, e vou, em síntese, colocar aqui um guia sobre o tema.
Antes de qualquer coisa é bom saber que, para quem está chegando, poder trabalhar na área, em um emprego que não precise de registro no órgão competente é primordial para a sobrevivência, então como todos comentam e nós sabemos, quem é da área pode trabalhar como PARALEGAL ou LEGAL SECRETARY, que dependendo do empregador podem ter requisitos de ingresso diferentes, mas nenhum impeditivo, como vemos abaixo:

(4211) Verified: 2008 08 31
Information on requirements to practise:


Other than in Ontario, the profession of paralegal is not regulated in Canada. Paralegals are skilled in various areas of law owing to their education, career training and work experience. Under the guidance of legal practitioners, paralegals perform legally relevant work which includes administrative or management functions requiring sufficient legal knowledge that only a legal practitioner could normally provide. In Ontario, paralegals must be licensed by the Law Society of Upper Canada. Information on the licensing process is available on the Society's Web site at http://www.lsuc.on,ca/paralegals/.

For further information on the profession, you may contact the Canadian Association of Paralegals at:
Canadian Association of Paralegals (CAP)
P.O. Box 967, Station B
Montréal QC H3B 3K5 Canada
Email :
info@caplegal.ca
http://www.caplegal.ca/

Information on assessment of qualifications:
If you need to have your credentials assessed before coming to Canada, you may contact an evaluation service and consult our Fact Sheet No. 2, "Assessment and recognition of credentials for the purpose of employment in Canada." Although the evaluation services offer expert advice on how qualifications obtained abroad compare with credentials obtained in a Canadian province or territory, the evaluation is advisory only and does not guarantee recognition of your qualifications for employment or certification purposes in Canada. Please note that they charge a fee for their services.

Other relevant information
For a general description of duties and employment requirements, you can refer to the information prepared by Human Resources and Skills Development Canada regarding:
Paralegal and Related Occupations
Specific Provincial/Territorial Information
Alberta - British Columbia - Prince Edward Island - Manitoba - New Brunswick - Newfoundland and Labrador - Nova Scotia - Ontario - Quebec - Saskatchewan
List of provincial CAP representatives: You will find a list of provincial representatives on the CAP Web site.

Como podemos observar é uma profissão não regulada, sendo assim uma arma inicial pra quem quer seguir carreira por lá. Após muita leitura constatei algo que não era novidade: Não vale a pena a equivalência de diploma, é bem melhor refazer o curso inteiro, pois durante ele é possível reaprender o direito usado por eles (o que no meu ponto de vista é bem mais válido do que pegar o bonde andando, ainda mais dentro de um processo de imigração, onde tudo está à flor da pele) e ainda começar a fazer seu network, que com empenho e estudo, ao final dos estudos será considerável e o "início" na advocacia será menos árduo. De qualquer forma vou colocar algumas informações.

Existe a évaluation comparative des études effectuées hors du Québec e o reconhecimento pelo Barreau propriamente dito, a primeira é feita independentemente da equivalência e conseqüente registro pela ordem dos advogados do Quebec. É extremamente útil para ingresso em cursos como o Cégep e Universidades:

Centre d'expertise sur les formations acquises hors du Québec (CEFAHQ)
Ministère de l'Immigration et des Communautés culturelles
255, boulevard Crémazie Est, 8e étage
Montréal (Québec) H2M 1M2 Canada
Tel.: +1
514 864-9191
Elsewhere in Quebec (toll free): +1
877 264-6164
Fax: +1
514 873-8701
Email:
renseignements@micc.gouv.qc.ca
Web site:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/education/comparative-evaluation/index.html

Já a segunda é a busca direta pelo registro no Barreau. Sugiro que antes de tomar a decisão sobre seguir a profissão olhe todo esse site, que traz uma familiarização com o Direito do Quebec em vídeos-aula muito interessantes. Vale a pena assistir todos!

Outras informações para obter a permissão e sobre a profissão estão neste PDF.

Após isso, e com a convicção que é isso mesmo que deseja enfrentar, então o GUIA COMPLETO PARA A EQUIVALÊNCIA DE ESTUDOS E REGISTRO DO BARREAU está AQUI.

É só preparar dinheiro (porque é carinho viu! minha soma passou dos 12K) e paciência.

CONTATO AO COMITÉ D’ÉQUIVALENCE

Pour tout renseignements complémentaires, n'hésitez pas à contacter :
Comité des équivalences au (514) 954-3459, poste 3253
ou par courrier électronique : equivalences@barreau.qc.ca
Comité des équivalences du Barreau du Québec445, boulevard Saint-LaurentMontréal, Québec, CanadaH2Y 3T8

Links úteis:

Não esqueçam de cadastrar seus currículos antes de tudo nos sites de emprego que se encontram do lado direito deste blog. Depois faço um post sobre a preparação do currículo.

É isso. Boa leitura e pesquisa!

UPDATE:

Na entrevista, expliquei ao entrevistador que seguirei carreira na área e ele prontamente se mostrou receptivo e começou a me dar dicas. Disse que eu seria obrigado a estudar para fazer a equivalência e que eu deveria de imediato procurar emprego em escritórios de advocacia, sendo sincero e dizendo que estou chegando na cidade e explicando minhas intenções. E equanto trabalhava em um escritório, como estagiário ou até outro cargo "melhorzinho" estudaria para fazer a equivalência do diploma (que nos links acima está bem explicada). Bem, achei um plano muito bom e passarei a levá-lo em consideração, mas ainda, para mim, nada definitivo.

3 comentários:

Luiz Alberto disse...

Olá Lidiane,

Muito bom teu post. Eu sou de TI, minha esposa está cursando Direito (e adorando) e minhas filhas ainda são muito novas. A idéia é irmos quando ela terminar o curso para que possamos juntar mais grana, minha esposa terminar o curso, as meninas ficarem maiores (menos custo com creche e mais fácil de cuidar) e por fim um plano Z caso tenhamos que voltar. No meu caso não é problema, pois TI encontra emprego em todas as províncias. No caso da minha esposa, a idéia é ela ir fazer Masters in Law ou LLM (http://en.wikipedia.org/wiki/Master_of_law). Inicialmente, planejávamos ir para Edmonton, mas hoje nosso foco tem sido Ottawa. Como falastes que Ontario a profissão de paralegal (Plano B, caso o LLM não funcione) é regulamentada, mesmo assim, além de ser a capital do país, Gattineau fica do outro lado da ponte ;). Que achas do LLM?

Abração, Luiz

Ubirajara disse...

Luiz, você pode deixar seu e-mail para que possamos entrar em contato?

Miguelmoncalvo disse...

Olá tudo bem? Eu sou advogado aqui no Brasil e pretendo trabalhar nessa área aí no Canadá, gostaria de colher mais informações sobre os mecanismos de validação do diploma ou se vale mais a pena cursar um nova faculdade de Direito no canadá. Desde já agradeço a atenção fornecida e peço, caso possível, que entre em contato comigo através do e-mail miguel_tqr@hotmail.com. Obrigado