sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

IDH

Pois é pessoal, como muita gente viu, esse mês saiu o ranking dos países de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, publicado aqui pelo PNUD - Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população.

Critérios de Avaliação

  • Educação: Para avaliar a dimensão da educação o cálculo do IDH considera dois indicadores. O primeiro, com peso dois, é a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais de idade — na maioria dos países, uma criança já concluiu o primeiro ciclo de estudos (no Brasil, o Ensino Fundamental) antes dessa idade. Por isso a medição do analfabetismo se dá, tradicionalmente a partir dos 15 anos. O segundo indicador é o somatório das pessoas, independentemente da idade, matriculadas em algum curso, seja ele fundamental, médio ou superior, dividido pelo total de pessoas entre 7 e 22 anos da localidade. Também entram na contagem os alunos supletivo, de classes de aceleração e de pós-graduação universitária, nesta área também está incluido o sistema de equivalências Rvcc ou Crvcc, apenas classes especiais de alfabetização são descartadas para efeito do cálculo.
  • Longevidade: O item longevidade é avaliado considerando a esperança de vida ao nascer. Esse indicador mostra a quantidade de anos que uma pessoa nascida em uma localidade, em um ano de referência, deve viver. Ocultamente, há uma sintetização das condições de saúde e de salubridade no local, já que a expectativa de vida é fortemente influenciada pelo número de mortes precoces.
  • Renda: A renda é calculada tendo como base o PIB per capita do país. Como existem diferenças entre o custo de vida de um país para o outro, a renda medida pelo IDH é em dólar PPC (Paridade do Poder de Compra), que elimina essas diferenças.

Classificação

O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total), sendo os países classificados deste modo:

  • Quando o IDH de um país está entre 0 e 0,499, é considerado baixo.
  • Quando o IDH de um país está entre 0,500 e 0,799, é considerado médio.
  • Quando o IDH de um país está entre 0,800 e 1, é considerado alto.
Abaixo o vídeo da reportagem que informa sobre o tema:



É triste a notícia de que o Brasil continua na mesma, apesar de ser otimista o fato de que ele obteve alguma elevação em seu índice particular, porém a verdade é nua e crua, no contexto mundial ele está na mesma, pois enquanto ganhou pontos, outros também ganharam, então faça as contas...

Uns dias atrás postei algo sobre a criminalidade no Canadá. Realmente de dar inveja, visto que, há mais de uma semana venho prestando muita atenção aos noticiários e tive a triste constatação de quantas notícias de mortes e assassinatos, roubos e afins ocorrem em um único dia aqui. Isso os que são noticiados, imagine o "resto". Como dizia, constatei que isso passa todos os dias na TV e se tornou corriqueiro que nem eu mesmo percebia mais. Engraçado que por tudo que estamos passando e vivendo, incluindo aí o processo de imigração e as pesquisas sobre outros lugares, vamos criando uma forma diferente de enxergar essas notícias e sinceramente me dói saber que estou saíndo para não me tornar mais uma vítima, tanto do crime ilegal, quanto do crime legítimo, leia-se a economia destruidora e desigual, e os atos de nossos representantes.



O quadro acima mostra o resultado do mais recente ranking do IDH.
Leia esse texto: Índice de Desenvolvimento Humano.
Aqui você encontra o ranking oficial publicado pelo PNUD.
Situação do Brasil aqui.

Fico por aqui, depois volto com mais.

0 comentários: