sexta-feira, 5 de junho de 2009

Francisation En Ligne - primeira aula virtual

Ontem eu tive a primeira aula virtual da Francisation En Ligne. Na verdade, ontem foi a que deu certo, pois na quarta-feira tentamos, mas por problemas técnicos ela não pôde ser realizada, então a minha tutrice remarcou e ontem finalmente funcionou!
A aula durou uma hora, começou às 20h aqui, sendo 19h no Québec. Tinha mais uma aluna, a Katrin, uma estoniana que já vive em Montreal há dois anos com o seu namorado.
O foco principal da aula foi testar o funcionamento do sistema, explicar a utilização das ferramentas da plataforma, explicar como será desenvolvido o curso e conversar um pouco, já para dar uma breve treinada na conversação.
Achei muito legal, pois nós 3 (eu, minha tutrice Josée e a Katrin) conseguimos conversar bastante, cada uma falou um pouco da sua vida, o que faz, estado civil, do país onde vivemos, dos idiomas que falamos, dentre outras coisas.
Achei muito legal, pois tudo funcionou direitinho e já comecei a ter contato direto com o francês quebecois, visto que as duas o falam.
A Josée (tutrice) falou que ao final de cada módulo (o total são 4), teremos uma aula virtual e que agora ficará dependendo do nosso trabalho e disponibilidade, pois quanto antes terminarmos as atividades, antes teremos as aulas.
Como não tenho taaanto tempo disponível assim, acho que a minha vai demorar ainda uns 15 a 20 dias! =P Já comecei a fazer uns exercícios do módulo 1 e achei um pouco complicado, visto que tem muito vocabulário novo (pelo menos pra mim), muita coisa que eu não conhecia. Mas, claro que vou tentar me esforçar ao máximo!
A primeira lição é sobre “Logement”, e a primeira atividade que fiz fala sobre arquitetura, sobre os estilos arquitetônicos encontrados em Montreal e no Québec, em geral. O primeiro assunto já começou tudo!!
Me animei muito quando vi que o módulo 3 deste bloco fala sobre emprego, e que já vou ter noções de como fazer um currículo e carta de apresentação. Já será um bom começo!
O curso oferece também um fórum que todos os alunos devem participar, atividades de produção oral (temos que nos gravar falando sobre um tema específico e enviar para ela corrigir) e há também muitos exercícios extras para que possamos estudar bastante e tirar dúvidas.
A minha tutrice se disponibilizou para ajudar sempre que possível, ou seja, qualquer dúvida que surgir poderei gritar por socorro (enviar um email) que ela ajuda!
Então agora é estudar para ver se passa o tempo logo e esse bendito pedido de exames médicos chega logo!!!!
Esse fim de semana vamos viajar, vamos a João Pessoa conhecer a nossa amiga Elizângela e seu esposo Fábio e no Domingo vamos a Recife para mais um encontro na Jaqueira, o Québec no Parque! Vai ser muito legal pois poderemos nos despedir de alguns amigos que já estão de malas prontas para viajar pro Québec agora em Junho e matar as saudades dos que ainda estão, como nós, aguardando pedidos de exames (não é Rossana??) e tamdém de outros que estão aguardando a entrevista.
E por falar em viajar, queríamos desejar toda a sorte do mundo aos nossos amigos Jerry e Ignez que foram ontem, dia 04/06 para Montreal e infelizmente não pudemos nos despedir. Esperamos que essa nova vida que começa para vocês seja muito iluminada!

À bientôt pessoal!

3 comentários:

P disse...

fé nessa espera... a gente chega lá!
e que legal a francisação! ainda estou na espera para minha turma, pereceu muito animador ver/ler aquela apresentação de como é e quais são os módulos!
:)
é nóiz ca da vez mais perto da província do québec!

alixx disse...

Olá Lidiane,
Adorei conhecer vcs ontem no encontro, espero que outros encontros aconteçam porque é sempre bom manter contato! Adicionei o seu blog! Eu tb tenho um mas ultimamente tenho escrito pouco...

beijo, Alice.

endereço do meu blog: www.tropcanadians.blogspot.com

Marcela disse...

OBRIGADAAAA PELA FORÇA!!!!!!!!!!!!
BJAOOOO E ACREDITO QUE NOS ENCONTRAREMOS EM CAMPINA....UHUUUU!!!\0/...