segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Seguro de automóvel e mais algumas outras dicas

LDW ou CDW?


São a mesma coisa. “Loss Damage Waiver” é também conhecido com “Collision Damage Waiver”. Ambos são seguros que transferem a responsabilidade de dano ou roubo do carro para a locadora e não para o passageiro.

Se seu cartão de crédito lhe dá proteção nas locações de carro, você não precisa deste seguro, que é opcional.

Além disto, alguns aspectos destes seguros são bastante intrigantes:

  • A pressão que é feita pelos atendentes das locadoras na venda do seguro;
  • O alto custo do seguro;
  • A grande quantidade de excessões descritas nas minúsculas cláusulas contratuais dos seguros, que dá margem a dúvida “O quão seguro estou com CDW ou LDW ?”

Algumas perguntas clássicas feitas por atendentes para criar dúvida ou insegurança no cliente para que adquira seguros opcionais:

  • Você está coberto por qualquer acidente ?
  • Você sabe quanto custa um carro novo para substituir o alugado em caso de danos ?
  • Você está a serviço. Sua empresa cobre todos os custos ?
  • Você é estrangeiro. Sabe quais são os pontos de maior incidência de roubos de automóveis ?

Porém se a dúvida persistir, É PRUDENTE E RECOMENDÁVEL, adquirir um seguro.


Outros seguros:

  • PEC – Personal Effects Coverage: Este é o seguro que cobre os bens pessoais do motorista (e família) que possam ser perdidos por roubo ou colisão. Antes de comprar este seguro, confira as restrições no contrato e o montante total que pode ser reembolsado para verificar se vale a pena. Na maioria das vezes, os itens que realmente apresentam certo valor como equipamentos eletrônicos, óculos e lentes de contato, joias, equipamentos esportivos, celulares e outros, não são cobertos pela apólice. Este seguro é opcional.
  • PAI – Personal Accident Insurance: Este seguro cobre as despesas médicas do motorista e passageiros que sofrerem acidentes no carro. Muitas vezes as apólices tem uma grande lista de exclusão com uma pequena lista de valores a serem pagos por morte, invalidez, etc. Se você viaja com um cartão de seguro ou assistência médica-hospitalar, não compre este seguro, pois o mesmo é opcional.
  • PAEI – Personal Accident and Effects Insurance: É a combinação do PEC e do PAI em um só seguro. Este seguro é opcional.

O que fazer em caso de roubos ou acidentes?

  • Anote o nome, número da carteira de motorista e apólice de seguro dos motoristas dos outros carros envolvidos no acidente;
  • Anote nome, endereço e telefone das testemunhas que concordarem em colaborar;
  • Se existe danos ao carro ou vítimas, chame a polícia e obtenha uma cópia do relatório policial;
  • Não mexa na cena do acidente até que a polícia o permita;
  • Informe a locadora tão logo seja possível (muitas delas solicitarão o seu comparecimento a uma das lojas para completar um relatório de ocorrência);
  • Se for o caso, informe o seguro de seu cartão de crédito.

Gastando menos ao alugar o carro

  • Alugar carro durante viagens requer atenção especial aos detalhes do contrato da locadora. Um carro de valor mais alto ou baixo não significa, necessariamente, que o valor final do aluguel será vantajoso, pois o preço do carro não é o que mais conta;
  • O aluguel é acompanhado de vários serviços, sendo alguns opcionais e outros não. Para pagar uma tarifa mais baixa, o ideal é simplificar os serviços contratados, usando menos recursos e benefícios;
  • De acordo com o número de pessoas, defina primeiro o porte mínimo do carro que você precisa. Se preferir algo mais luxuoso, compare bem os preços e eventuais promoções;
  • Depois disso, escolha a quilometragem. Normalmente, há dois tipos de planos: diária com quilometragem mínima ou livre. Se você for rodar pouco com o carro, prefira a mínima, que custa menos. Se você não tiver idéia do quanto irá percorrer, prefira a quilometragem livre. Os demais serviços, dependendo da locadora, normalmente são considerados opcionais.

Alguns cuidados importantes:

  • Faça reservas para eliminar o risco de não encontrar o veículo desejado;
  • Ao fazer sua reserva, informe a Locadora sobre o modelo de carro que você deseja: tipo, ano de fabricação equipamentos opcionais, etc. Como a frota das locadoras é diversificada, o cliente pode escolher o carro mais adequado às suas necessidades: um compacto para a cidade ou uma van para viagem com a família;
  • Avise sobre o período em que pretende utilizar o carro, a data da retirada e a data prevista devolução do veículo;
  • Defina local de devolução: é possível alugar um carro em uma cidade e devolver em outra, caso a locadora seja da mesma rede. Se esta for a sua intenção, verifique antes de alugar a possibilidade de devolver na cidade desejada e se é cobrada taxa de retorno do veículo;
  • Verifique antecipadamente as exigências para locação, utilização, devolução, prorrogação de uso do veículo e rescisão do contrato;
  • Avalie custo/benefício: na maioria das vezes o aluguel de um carro é mais vantajoso do que a contratação de um táxi. Verifique antes o trajeto que você irá percorrer durante um determinado período e faça as contas. Por exemplo: alugar um modelo popular por 24 horas custa pouco mais do que pegar táxi a partir de aeroportos afastados dos centros urbanos. Neste caso pode ser melhor alugar um carro, pois praticamente pelo mesmo valor você terá um carro à sua disposição por 24 horas, e ainda não terá de pagar novamente o táxi quando do retorno ao aeroporto;
  • Respeite as leis de trânsito e os limites de velocidade no exterior pois as multas são caras. Em alguns países o leasing (arrendamento) de um carro zero quilômetro é mais barato do que o aluguel, mas isso só vale para períodos de quinze dias ou mais;
  • Use Cartão de Crédito: para alugar um carro você precisa ter cadastro na locadora. A apresentação de um cartão de crédito válido elimina esta exigência, tornando mais ágil o atendimento.

Seguro de veículos


Os seguros de carro no Canadá funcionam basicamente da mesma forma dos seguros de carro no Brasil. Aqui, seguro de carro também é obrigatório e caríssimo. O valor das prestações mensais geralmente ultrapassa o valor das prestações da compra de um carro zero e o recorde do motorista vale ouro; quanto mais pontos ele adquirir na carteira, mais irá pagar pelo seguro, ou vice-versa.

Os valores cobrados geralmente serão baseados no perfil dos usuários do veículo, tais como, tempo que o motorista tem de direção, valor do carro, áreas mais comuns de tráfego, idade do motorista, se o motorista tem criança, estado civil, quantos carros a família possui e outros.

Não esquecendo que a maioria tem cláusulas como, “mesmo que a família possua mais de um carro, se ambos são usados por mais de um membro da família, os mesmos devem ser indicados em todos os contratos, pois em caso de acidente com o motorista que não foi indicado no perfil do seguro (mesmo que more na casa e faça parte da família) a seguradora não cobrirá o prejuízo”.

Conselho: Não façam seguro de carro diretamente com o banco, pois se precisar acioná-lo, depois você deverá resolver tudo sozinho. Acho que compensa contratar um agente e assim ter a certeza de que tudo será resolvido da melhor maneira possível, além do que, os agentes normalmente sabem os truques de como conseguir os melhores preços, melhores condições, enfim, encontre uma gente de confiança e ele facilitará a sua vida.

Agora, se você é um novo motorista no Canadá, irá pagar um valor de seguro mais alto do que os motoristas mais experientes (por motivos óbvios), mas para conseguir um bom desconto no valor, você pode fazer o curso de direção defensiva que a maioria das escolas de direção aqui oferece. O curso é rápido e, apesar de pago, o valor que economizará com pagamento das parcelas do seguro pode compensar. Para quem está tirando a carteira de motorista e precisa estudar sobre, esse site: http://www.drivingschool.ca/drivereducation/ traz livros de instruções de direção para a prova oficial.


Dicas:

  • Levar do Brasil carta de recomendação da seguradora dizendo que era cliente e que por X anos nunca precisou usar os serviços do seguro.
  • Para comprar carro, o seguro já tem de estar contratado. Carros esportivos e carros vermelhos implicam seguros mais caros, e os motoristas mais jovens pagam mais pelo seguro.
  • Be sure about your insurance – Home (http://www.infoinsurance.ca/en/) – SEGUROS – muita informação sobre carros e casas

Viajando de carro


Viajar ao Canadá de carro também é muito conveniente. Muitas das rodovias interestaduais (interstate highways) americanas no sentido norte-sul levam você direto a fronteira canadense.

A maioria das leis de tráfego locais e rodoviárias são muito parecidas com as americanas em geral, com uma principal exceção, no Québec (somente), virar a direita no sinal vermelho não é permitido.

Você deverá ter um certificado de propriedade de seu automóvel e/ou trailer. Se forem alugados você deverá ter uma autorização da empresa de aluguel para usá-los no Canadá.

Certifique-se que seu seguro de automóvel também será válido no Canadá.

Necessitando de maiores informações sobre seguro de automóveis para transitar no Canadá, contate:


Superintendent of Financial Institutions

1900-1050 West Pender Street

Vancouver, British Columbia, Canada V6E 3S7

TEL (604) 660-2947


O uso dos cintos de segurança é obrigatório para todos os ocupantes, em todo o Canadá, e os adultos são responsáveis por assegurar que todos os menores de 16 anos estejam apropriadamente seguros. Detetores de radar são proibidos em muitas províncias canadenses. Em Ontario e Québec a simples posse de um detetor de radar configura um crime, ainda que o mesmo não esteja sendo usado.

Em muitas províncias também é obrigatório o uso de farol durante o dia, especialmente ao amanhecer e ao pôr do sol. Motoristas (quando não norte-americanos) são recomendados a emitir Certificado Internacional de Habilitação que pode ser conseguido no Automóvel Clube do seu país de origem e que permitirá ao portador do mesmo dirigir no Canadá. Geralmente as locadoras de automóvel solicitam esta permissão.


Dirigindo na neve


Todo cuidado é pouco para dirigir em ruas e estradas cobertas pela neve. Para que o carro não deslize e se ele não for apropriado para esse tipo de ambiente, é preciso “vestir” os pneus com correntes apropriadas, vendidas em qualquer loja do ramo de acessórios para veículos. Há também um equipamento equivalente feito de borracha, indicado para motoristas que intercalam o tráfego em neve e asfalto (as correntes podem sofrer danos em um chão sólido). Vale lembrar que há vários tamanhos de pneus e para cada um deles existe uma corrente específica.

No Canadá, são comuns veículos com tração nas quatro rodas (4WD), exatamente para enfrentar o inverno. Aliado a eles, existem pneus apropriados para rodar na neve. Nessas condições, não é preciso usar correntes, a não ser que o motorista faça questão para dar mais estabilidade e segurança.

Não é muito difícil atolar o carro em uma estrada de neve fofa. Se isso acontecer, a corda de reboque é um acessório útil, mas é preciso a colaboração de um outro veículo para puxá-lo. Há vários tipos no mercado. O ideal é escolher um que seja bastante resistente (cordas grossas e ganchos de metal).

Por causa do frio, a bateria do carro pode arriar. É sempre bom ter em mãos um cabo para “chupar” a corrente elétrica de outro veículo, pelo menos para ligar o motor. Uma pá também é indispensável e serve para tirar a neve do caminho depois que o carro derrapa e pára na beira da estrada. Na hora de instalar as correntes ou remover a neve, luvas de trabalho, botas de borracha e lanterna são acessórios que podem ajudar o motorista.


Equipamentos necessários

  • Correntes para pneus (se o veículo não for apropriado para esse tipo de pista);
  • Corda de reboque;
  • Cabo para chupeta (em casos de bateria arriada);
  • Pá;
  • Luvas de trabalho;
  • Botas de borracha;
  • Lanterna;

Cuidados do motorista

  • Na pista – Evite frear bruscamente o carro ou fazer manobras desnecessárias com o volante, por exemplo, passar de uma pista para outra. Nas freadas, tente utilizar a redução das marchas, ao invés de pisar no freio;
  • Distância – Mantenha distância em relação ao carro da frente. Segundo a Federação Automobilística do Japão (JAF), são precisos 7,9 metros para frear um veículo a 40 quilômetros por hora em uma pista seca. Na estrada com neve, essa distância aumenta para 21 metros. Se a neve virar uma camada de gelo bem escorregadia, são necessários 78,7 metros;
  • Saída – Na hora de sair com o carro, pise no acelerador lentamente de acordo com as condições da rua, para que os pneus não rodopiem. Se isso acontecer, o veículo pode se mover para os lados e causar algum acidente;
  • Correntes – Instale as correntes de forma antecipada, assim que a estrada começar a ficar esbranquiçada de neve. Muitos acidentes ocorreram porque o motorista achava que a corrente ainda não era necessária;
  • Pistas inclinadas – Evite parar o carro em pistas inclinadas pois pode deslizar. Em uma fila de carros, espere o da frente percorrer o trajeto da subida para que você não precise parar no meio do caminho;
  • Gelo – Nas pontes onde há passagem de vento e nas entradas e saídas dos túneis, uma camada de gelo se forma no asfalto, deixando-o escorregadio. Tome cuidado e reduza a velocidade nesses locais. O gelo também costuma se formar em cruzamentos movimentados (os carros pressionam a neve) e nas estradas onde a temperatura é baixa, principalmente ao amanhecer;
  • Pára-brisa – Ao deixar o carro parado por muito tempo em um local onde está nevando, levante o limpador do pára-brisa para que não fique coberto pela neve.

Combustível – LINKS


http://www.caa.ca/mini%20sites/gasprice/index.html

http://www.gasbuddy.com/

http://www.petro-canada.ca/default.aspx

http://www.essencequebec.com/prix/

2 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Vixe, vocês abriram o baú e soltaram uma leva de posts super interessantes, um atrás do outro. Valeu por mais esse.

E a vida segue...

Anônimo disse...

Olá, li o post de vcs sobre lecionar no Quebec. Será que poderíamos trocar umas idéias sobre? Meu email é deisi_brahm@hotmail.com
Obrigada