quarta-feira, 20 de maio de 2009

Educação II

O Quebec possui nove estabelecimentos universitários, dentre eles, a Universidade do Quebec, organizada em uma verdadeira rede de dez componentes. Estes são espalhados em sete regiões, o que favorece o acesso dos quebequenses aos estudos universitários. Os estabelecimentos de ensino universitário são entidades jurídicas independentes e possuem grande autonomia.

As universidades possuem faculdades em todas as disciplinas além de escolas profissionais (altos estudos comerciais, engenharia, etc.). A estrutura dos estudos universitários é parecida com a da América do Norte em geral, exceto que os bacharelados exigem em geral três anos de estudo, ao invés de quatro, levando em conta o início de especialização no ensino técnico pré-universitário.

O ensino universitário é dividido em três ciclos. O primeiro leva à obtenção do bacharelado. O segundo ciclo corresponde a dois anos de estudos suplementares e leva à obtenção de um mestrado. O terceiro ciclo, de cerca de três anos de duração, é coroado com um doutorado. Além disto, vários programas de primeiro ciclo, como os certificados de estudos universitários, permitem às universidades oferecer formações profissionais complementares. A taxa escolar exigida nas universidades quebequenses é uma das mais baixas da América do Norte. A taxa de obtenção de um diploma universitário do Quebec é uma das mais elevadas de todos os países industrializados. Quase um terço (29,3%) de cada cem pessoas de uma mesma geração podem esperar obter um diploma de bacharelado.

A educação de adultos, como formação contínua, é muito desenvolvida no Quebec. Ela permite aos adultos terminar tanto sua formação educacional dos ensinos fundamental ou médio quanto seguir os programas de ensino técnico pré-universitário ou universitário.

Em uma época onde o saber evolui rapidamente, a formação contínua também permite atualizar as habilidades técnicas ou tecnológicas ou iniciar novas disciplinas e adquirir habilidades profissionais. Ela contribui também para satisfazer a várias necessidades pessoais de cultura e de promoção social. Graças à acessibilidade à formação contínua, a educação se tornou um componente da vida dos quebequenses durante sua existência.

Os serviços de afrancesamento e de alfabetização também são oferecidos à população em geral, seja através dos estabelecimentos de ensino, seja por grupos populares que recebem um financiamento público.

Em 2002, o Quebec publicou a sua Política Governamental de Educação de Adultos e de Formação Contínua com o objetivo de incentivar a aprendizagem durante toda a vida.
A meta desta política, que é acompanhada de um plano de ação qüinqüenal, é construir, a partir do que já existe, consolidar alguns dispositivos, e orientar outros e dar-lhes uma nova vida. O objetivo não é acrescentar outros serviços aos já existentes, mas responder à expressão da demanda praticando uma abordagem coerente e adaptada às necessidades diversificadas dos adultos e dos diferentes grupos da população. A aplicação da Política Governamental de Educação de Adultos e de Formação Contínua constitui, para o Quebec, um elemento essencial que favorece a realização do pleno potencial de todos os quebequenses e de todas as quebequenses.

Adulto: O governo do Quebec oferece curso de francês para o imigrante, que recebe bolsa para estudar, já que ele não pode trabalhar porque ainda não domina a língua francesa. O interessado deve procurar o Carrefour d’Integration (tel. (514) 864-9191, www.immigration-quebec.gouv.qc.ca ), e perguntar qual o Carrefour mais próximo de sua residência. Caso o imigrante possua nível superior, o Carrefour d’Integration possibilita acesso ao curso de francês em universidades. Existem também cursos particulares que ensinam idiomas, tais como: YMCA, universidades McGill, Concórdia, de Montreal e do Quebec em Montreal (UQAM), entre outros.

Se o imigrante fizer o curso do Carrefour d’Intégration em horário integral e não dominar o idioma francês em grau suficiente para conseguir um emprego, terá direito a receber bolsa. Se, apesar de não dominar a língua francesa, já estiver trabalhando, poderá fazer o curso em horário noturno, mas, neste caso, não terá direito a remuneração. É bom observar que esse curso tem como finalidade não só o ensino da língua francesa, mas também a integração do imigrante na comunidade montrealense. Se você não for imigrante, não terá direito aos serviços do Carrefour.

Para o adulto que ainda não teve oportunidade de completar seus estudos primários ou secundários, existe a possibilidade de fazê-lo por meio do Serviço de Educação para Adultos das escolas. O residente temporário também tem direito de usá-lo.

Os residentes temporários deverão solicitar, no mesmo telefone do Carrefour d’Intégration, uma entrevista para obter autorização para estudar no Quebec, denominada Certificado de Aceitação do Quebec (CAQ). Observe que tal documento só é emitido mediante apresentação da carta de aceitação da instituição de ensino do Quebec, devendo ser solicitado quando o interessado estiver no Quebec.

Criança: Filhos de família imigrante só poderão estudar em escola pública francesa. As crianças são colocadas numa classe comum a todos os imigrantes (classes d’accueil, divididas por idade), onde permanecem até atingir as habilidades mínimas de comunicação oral em francês e noções elementares de leitura e escrita, preparando-se, assim, para a escola de seu bairro.

Dependentes menores de residentes temporários não são obrigados a estudar em escola francesa. Necessitam, porém, de permissão para estudar em inglês, caso assim o prefiram. Essa permissão é dada pela English Montreal School Board ou pela Comission Scolaire de Montreal. Em geral, o pai ou responsável deve comparecer à Comissão escolar munido dos passaportes (o seu e o da criança) e respectivos vistos. Antes de inscrever seu filho, o residente temporário pode visitar as escolas de seu bairro e escolher aquela de sua preferência. Claro que pode ser uma escola de outro bairro, longe do seu, mas não se esqueça do inverno no Canadá: é mais seguro e cômodo que a escola seja próxima de sua casa, apesar de haver serviço gratuito de ônibus escolar, pois este somente atende a perímetro limitado ao redor da escola.

Após decidir-se pela escola, é necessário, para concretizar a matrícula, que o interessado vá a uma das Comissões Escolares, a fim de obter a autorização do Ministério de Educação para que seu filho possa ser matriculado. É neste momento que se obtém também a autorização para estudar em inglês, se for o caso.

Documentos necessários:
• certidão de nascimento;
• passaporte com visto válido ou comprovante de imigração;
• pagamento de taxa em espécie, que em alguns casos será devolvida posteriormente pela escola.
Para ser aceito:
• no pré-maternal, deve ter 4 anos antes de 1º de outubro;
• no maternal, deve ter 5 anos antes de 1º de outubro;
• no 1º ano, deve ter 6 anos antes de 1º de outubro.

ATENÇÃO! O interessado pode também optar por escola da rede particular. O imigrante ou residente permanente que não tenha antecedentes de estudos em inglês só poderá inscrever seus filhos em escola francesa. Caso você opte por escola de ensino em língua inglesa, deverá obter autorização das autoridades competentes para efetivar a inscrição.

Endereços:
English Montreal School Board (www.emsb.ca)
6000 Fielding Avenue, room 121
Montreal, QC, H3X 1T4
tel: (514) 483-7200

Commission Scolaire de Montréal (www.csdm.qc.ca)
3737, Rue Sherbrooke Est
Montreal, QC, H1X 3B3
tel: (514) 596-6000

4 comentários:

Unknown disse...

mias uma vez ótimo post... defintivamente vcs mandam MUITO BEM!!!! hehehehehe beijocas

Luh e Fred disse...

Lidiane e Jr.

Estamos também participando do processo. Já enviamos nossa documentação e agora estamos aguardando o débido e a carta para o dia da entrevista. Estamos naquela pilha!
E somos de Campina Grande e Recife. Pow vamos marcar para nos encontrarmos, conversarmos. Minha esposa ia adorar!!

Um abraço!

Fred e Luh

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luh e Fred disse...

Então, Luh trabalha ai em Campina Grande e eu aqui em Recife. Luh mora no bairro do Monte Santo ai em Campina, e aqui em Recife estou em Boa Viagem. Estamos casados, mas como o processo não é barato não nos demos ao luxo de um largar o emprego para morar perto do outro. O que resta é so aproveitar os feriados e finais de semana.
E vocês moram onde ai? Vamos nos encontrar mesmo.
anota meu msn: frederickymachado@hotmail.com

A gente vai se falando! Um abraço!

Luh e Fred