segunda-feira, 14 de julho de 2008

Decisão!

Bem, como Li falou, tivemos um prazo para cumprir. Cumprimos, vamos ao Quebec. Já está decidido. Apesar de não sabermos nada de francês, Li pegou com uma amiga do trabalho um curso em CD e ontem escutamos um pouco, nos divertimos bastante repetindo as palarvras e frases que "a voz" instruía. Bem, essa semana foi muito conturbada, dor de cabeça e vista cansada, pesquisamos tanto que tiramos o final de semana pra descansar um pouco (fomos pra formatura do meu sobrinho e voltamos quase de manhã - parabéns pela conquista Olímpio e força nas muitas outras que virão).

A propósito, estamos na busca por um professor particular de francês, nunca vi algo tão difícil de se encontrar, falamos com várias pessoas, ahh e o pior: os cursos não querem dar o telefone dos professores nem a pau! Conversamos com um nessa sexta, mas infelizmente não acreditamos que ele seja capacitado suficientemente pra nos preparar pra a entrevista... tem diploma, e conhecimento lingúístico (segundo Li), mas don´t got the balls to do it, se é que me entendem... Essa terça agora temos um encontro com uma professora de francês, essa foi engraçada: Li e eu fomos no Anglo (escola de inglês), lá estão abrindo turma pra francês também; ela que conversou com a secretária lá...detalhe: já havíamos telefonado pra lá diversas veses pra pedir o telefone de uma professora de inglês que desse aula particular, mas eles negaram, pq têm um curso que é flexivel e vc que faz seu horário. Bem ao chegar, e depois que a secretária explicou todo o moído do curso e horários, Li disse: "Bem, eu gostaria de ter aulas particulares, então pq vc n me dá um contato de sua professora de francês para que eu possa conversar com ela?". A mulher voltou a falar do curso flexible, aí o engraçado foi que Li jogou a verde (quer dizer tipo jogou uma isca, fez uma mentirinha de nada...algo assim, pra conseguir outra coisa): Mas já que a professora está pra sair da escola vcs poderiam me dar o contato dela". E colheu madura (ou seja, conseguiu o que queria). A secretária disse: "Bem, é verdade, vou quebrar esse galho pq ela está saindo da escola mesmo, então lá vai....." Bem a professora agora ensina na universidade, está terminando algum curso na área e já morou fora...vamos conversar amanhã...quero mesmo ver!

Ok, motivos...Quebec...é o seguinte, fizemos uma listinha com os prós e os contras do processo federal Vs. o Quebec e analisando objetivamente vimos por onde é mais proveitoso, além de ter um ganho pessoal maior pra gente -> Quebec! Os principais fatores que nos influenciaram na decisão foram que pelo Quebec:

  • O processo é aparentemente mais transparente;
  • Há um crescimento pessoal e cultural por aprender nova língua;
  • Existe um maior incentivo por parte do governo Quebequense aos imigrantes;
  • Existe uma possibilidade menos difícil de atuar na minha área;
  • E por fim, o próprio processo já se torna uma ferramenta que lhe auxilia em sua chegada e vida no país, por ser quase imprescindível vc fazer uma plano de ação para demonstrar na entrevista que pelo menos vc é organizadinho e competente, além de interessado.

Essa semana também foi especial porque fizemos contato com umas pessoas muito legais:

  • A Ludmilla Medeiros, que vi na comunidade "MAURA- Me ajuda!!!", organizando encontros mais próximos à nossa região, não tive dúvidas, enviei logo um e-mail, e não é que, logo em seguida, ela me adicionou no gmail e começamos a conversar!! Ela já deu entrada no seu processo e está levando o famoso chá de cadeira deles (mas necessário). Foi uma pessoa super ultra legal que se dispôs a tirar nossas dúvidas e me enviou vários arquivos com informações úteis. A ela meu muito obrigado por ter sido tão solícita e meu boa sorte no seu processo, espero continuar o contato e que possamos nos encontrar por LÁ!!
  • Também conhecemos o casal do blog Arroz e Feijão Congelados. O Luiz Fabiano prontamente retornou contato que fizemos e também se dispôs a nos ajudar no que fosse preciso! Estou achando uma coisa muito legal esse sentimento de comunidade na internet, acerca desse assunto que tanto buscamos e desejamos exaurir! Ao casal Luiz Fabiano e Michelle nossas saudações e felicitações pelo contato realizado, desejamos sinceramente continuá-lo!!
  • E também a Danielle, que está no Canadá estudando, mas já deu início ao seu processo e aguarda pacientemente a sua aprovação!

No mais, tenho muitas coisas pra postar, mas acho que já escrevi demais por hoje, vou deixar para os próximos post's, pois estou literalmente morto, just like the foto abaixo:


0 comentários: