segunda-feira, 28 de julho de 2008

Enfim, a decisão!


Bonjour mes amis!


Depois de um período bastante turbulento pra nós, conseguimos nos centrar e finalmente tomar nossa decisão (pela segunda vez hehehe) : Montreal aqui vamos nós!


A dúvida sobre qual processo nos aplicar estava nos atormentando pelo fato de já sermos fluentes no inglês e não termos nenhum conhecimento no francês. Mas, não há como negar que foi o processo pela província do Quebec que nos encantou desde o início, foi Montreal que começou a nos "chamar" até mesmo nos nossos sonhos! Sentamos mais uma vez, fizemos outra lista enorme de prós q contras, tivemos o prazer do poder conversar com o Rogério no skype, que mais uma vez foi de uma atenção sem igual, nunca vi pessoa tão prestativa e atenciosa (mais uma vez muito obrigado!), e ele nos tirou algumas dúvidas, deu sugestões e esclareceu um monte de coisas que a gente precisava saber e, no final das contas, não deu outra, Quebec na cabeça!!! Decidimos então não ficar andando em círculos e começar a botar o barco para navegar, ou seja, correr atrás do prejuízo!

No mesmo dia (era um sábado), ligamos para uma professora da Aliança Francesa que nos deu a maior força e falou que a gente já podia se matricular na turma do intensivo do primeiro estágio, que ela nos ajudava a recuperar a semana de aula que tínhamos perdido. Na Segunda fomos e já ficamos para a aula! Gostamos muito. A turma é bastante interessada pois todos têm o propósito de morar na França, o que é muito bom porque além de todos estarem querendo aprender o máximo que puderem, todos estão querendo se juntar e fazer os cursos trimestrais, o que será ótimo para nós! Se tudo continuar caminhando como está, acredito que em Janeiro já teremos 200 horas de Francês e então poderemos já dar entrada ao processo, pelo menos é o que pretendemos!

Depois de pesquisar bastante, iniciamos o nosso planejamento! Já fizemos o esboço do nosso projeto e recolhemos bastante material para nos ajudar a desenvolvê-lo. Para incluir no nosso projeto, pedi alguns folders nos sites Bonjour Quebec e no Quebec Région, pois um amigo me falou que recebeu um material muito bom desses dois sites, mapas, folhetos turísticos que trazem informações bastante úteis.

Agora novas dúvidas vão surgindo, então temos que continuar pesquisando muito para nos dedicar ao nosso projeto e principalmente ao francês. Essa semana já acabaremos o estágio 1 e semana que vem já iniciaremos o 2, o que é maravilhoso!

Gostaria de agradecer à Camila, do blog Folha do Canadá que também foi bastante atenciosa e nos aconselhou quanto à dúvida do processo. É engraçado que quando nós começamos nessa busca, achamos que seria muito difícil conseguir ajuda das pessoas que estivessem passando pelo mesmo processo, principalmente devido ao fato de morarmos no Nordeste, mais especificamente na Paraíba. Mas começamos a encontrar muita gente bacana que tem sim muita boa vontade e disposição em ajudar e dar dicas preciosas. Não vou mentir que de vez em quando fico procurando blogs com o intuito de fazer amizades, de buscar "companheiros" nessa jornada. E é muito legal estar fazendo contato com gente de todas as partes do Brasil que estão em busca do mesmo sonho que o nosso. Gostaria também de agradecer à Gisa a atenção que ela nos deu respondendo minhas perguntas (achei legal pq ela é formada em Letras, assim como eu, e foi a aplicante principal).

Bom, por hoje é só! Agora sim começou a nossa jornada rumo ao Quebec!



À bientôt!

4 comentários:

Rossana disse...

Olá Junior e Lidiane!!
Que bom saber que vocês acompanham o blog!! Estão gostando do francês!?
Bom saber que vocês moram perto também!! Quando vierem a Recife avisem que a gente marca um bate papo e uma coca-cola! E certamente nos encontraremos lá nas terras geladas!!

Qualquer dúvida que vocês tiverem ficarei feliz em ajudar!!

Grande abraço!!

ps: o blog de vocês já ta na minha lista de links!

Gisa e Diogo disse...

Lidiane,

fico feliz em ter contribuído de alguma forma e espero poder sempre ajudar. Depois me passa o teu e-mail p/eu te mandar os arquivos que tenho sobre a nossa área e que me ajudaram muito a comprovar as informações que eu dei ao agente de imigração na entrevista (é um estudo sobre as perspectivas da área de educação e, mais especificamente, da nossa). Toda sorte do mundo e sejam bem-vindos a esse imenso barco feito dos mesmos sonhos! =)

Rossana disse...

Pois é!! Esse lance do encontro tá meio esquecido por aqui. O pessoal que organizava tá nos preparativos, com dias contados, para embarcar. Vou movimentar a lista pra ver se sai alguma coisa!!!

À bientôt

Rossana disse...

Oii!! Poxa, eu me inscrevi dia 12!! Dia 13 é no Cefet (Cid. Universitária) Muuuuuuuuuuuuito longe pra mim!! Além do que dia 13 é o primeiro dia de aula na facul... não queria perder ))=